Museu Mineiro recebe a mostra “Catas Altas do Matto Dentro – Minas Geraes”, de Fatima Pinto Coelho

O Museu Mineiro realizará, em 15 de março (quinta-feira), às 19h, lançamento conjunto do livro de poesia e da instalação intitulados Catas Altas do Matto Dentro – Minas Geraes, da artista e escritora Fatima Pinto Coelho.

O livro conjuga poesia, desenho e fotografia para uma recuperação da paisagem física e humana de um pequeno povoado do Quadrilátero Ferrífero arruinado pela mineração. Catas Altas, fundada no pé da Serra do Caraça durante o ciclo do ouro, é o eixo em torno do qual se organizam as duas partes da obra.

A primeira parte é composta por poemas escritos por Fatima Pinto Coelho como artista integrante da “Equipe da Serra”, coletivo que participou da XIV Bienal Internacional de São Paulo (1977). Os textos foram escritos nos anos 1970, quando a autora revisitou a cidade que havia conhecido como menina vinte anos antes, e entrelaçam abusca da história afetiva e familiar em Catas Altascom o estado de abandono do município.

A segunda parte foi escrita nos últimos anos, quando Fatima Pinto Coelho retoma o olhar crítico sobre a cidade, repaginada agora como destino turístico da Estrada Real. Os poemas são perpassados por uma inquietação que se torna premonitória: quando o livro estava quase pronto, o rompimento da barragem de Fundão, no município vizinho de Mariana, transforma o entorno da Serra do Caraça no epicentro do que vem sendo considerado o maior desastre ambiental da história do Brasil.

A mostra segue a divisão do livro. Já na entrada, o espectador será recebido por uma potente instalação composta por um catre disposto sobre um tabuado de madeira, peças típicas do mobiliário mineiro. Nesse “ambiente doméstico” dorme sobre a cama, inerte, um grande volume de minério de ferro bruto.

Uma vitrine exibirá um conjunto de documentos: fotos de época, a carta redigida por Pedro Nava, o catálogo da Bienal de São Paulo e uma coleção de espelhos de fechaduras. A expografia está estruturada de forma a permitir ao público presente o avanço e recuo no tempo de exploração mineral, por meio de narrativas memorialísticas das catas altas, traduzidas em uma potente conjugação de textos e imagens.

A mostra Catas Altas do Matto Dentro – Minas Geraes tem entrada gratuita e ficará em exibição na Sala de Exposições Temporárias I  do Museu Mineiro de 16 de março a 8 de maio de 2018.

Informações sobre o Evento

Início do evento 19/04/2018 - 12:00
Fim do evento 19/04/2018 - 21:00
Período do evento: De 15-03-2018
Até 08-05-2018
Entrada Gratuito
Local Museu Mineiro

Location Map

Buscar evento

Abril   2024
D S T Q Q S S
  1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30        
  • Visite Minas Gerais

    Viaje por Minas e encante-se com as belezas do nosso estado. Natureza, cultura, patrimônio, hospitalidade, cozinha mineira e muito mais você encontra aqui. Acesse o Portal Minas Gerais, conheça nossos atrativos, escolha o destino que mais combina com você e programe sua próxima viagem.

    • Ações em rede: em busca de soluções compartilhadas

      Articular ações em rede é um dos desafios permanentes do Circuito Liberdade. Tendo como ponto de partida a política estadual de cultura, a equipe do Circuito realiza projetos coletivos, que envolvem os diversos equipamentos culturais do complexo.

      O objetivo deste trabalho é ampliar os resultados das atividades e envolver novos grupos no desenvolvimento dos eventos. Em rede, as ações múltiplas e diversificadas alcançam um público maior, potencializam recursos e habilidades e também propiciam o aprendizado e o compartilhamento de soluções.

      Esta concepção, a partir de uma ótica de cooperação, é inerente ao projeto do Circuito Liberdade, que, sob a gestão da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais, se articula com o espaço urbano e os grupos artísticos e populares da capital e do estado de Minas Gerais.

      As ações em rede do Circuito Liberdade são executadas incluindo, além de todos os espaços do projeto, diversos parceiros institucionais públicos e privados. Algumas ações em rede importantes realizadas pelo Circuito são a Primavera de Museu, Semana do Patrimônio, Luzes da Liberdade, entre outros.

      Leia mais

  • Rota Turística Cozinha Mineira

    Rota da cozinha mineira no Circuito Liberdade está localizada na região central da capital, abraçada pelos limites da Av do Contorno e abrigando alguns dos atrativos mais simbólicos do circuito cultural, como o Mercado Central e o Museu de Artes e Ofícios.

    Na rota, os pontos turísticos se unem a estabelecimentos privados que têm a cozinha mineira no seu DNA, criando caminhos e oportunidades de desfrutar nossos sabores aliados à cultura mineira a partir de diversos pontos distintos, mas conectados pela nossa paixão pela comida que é produzida em Minas. 

    Saiba mais aqui