Casa do Patrimônio Cultural
O edifício da antiga Secretaria de Viação e Obras Públicas foi projetado pelo arquiteto José de Magalhães e teve sua construção empreendida pela Comissão Construtora da Nova Capital, entre os anos de 1895 e 1897. Sua arquitetura compõe o estilo eclético, mesclando elementos da arquitetura clássica francesa, neobarroca e a renascentista italiana.

Nesse edifício, funcionará a Centro do Patrimônio e Pinacoteca CEMIG que abrigará a sede do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais - IEPHA-MG, com biblioteca, ateliê de restauro aberto, espaço expositivo e espaços para salvaguarda do patrimônio cultural por meio de ações com coletivos de cultura e comunidades tradicionais.
Será implantado um sistema para atendimento às prefeituras dos municípios mineiros em projetos ligados à Cultura e ao Patrimônio. O espaço também sediará conselhos e comissões para ações de salvaguarda de manifestações da cultura popular e de comunidades quilombolas, indígenas, ribeirinhas, de congadeiros, folias de reis, benzedeiras, queijeiros, etc. e abrigará ainda a coordenação do Circuito Liberdade.

Funcionamento
Em implantação.

Endereço
Praça da Liberdade, s/n
Belo Horizonte - MG/Brasil

0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
    • Ações em rede: em busca de soluções compartilhadas

      Articular ações em rede é um dos desafios permanentes do Circuito Liberdade. Tendo como ponto de partida a política estadual de cultura, a equipe do Circuito realiza projetos coletivos, que envolvem os diversos equipamentos culturais do complexo.

      O objetivo deste trabalho é ampliar os resultados das atividades e envolver novos grupos no desenvolvimento dos eventos. Em rede, as ações múltiplas e diversificadas alcançam um público maior, potencializam recursos e habilidades e também propiciam o aprendizado e o compartilhamento de soluções.

      Esta concepção, a partir de uma ótica de cooperação, é inerente ao projeto do Circuito Liberdade, que, sob a gestão da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais, se articula com o espaço urbano e os grupos artísticos e populares da capital e do estado de Minas Gerais.

      As ações em rede do Circuito Liberdade são executadas incluindo, além de todos os espaços do projeto, diversos parceiros institucionais públicos e privados. Algumas ações em rede importantes realizadas pelo Circuito são a Primavera de Museu, Semana do Patrimônio, Luzes da Liberdade, entre outros.

      Leia mais

  • Rota Turística Cozinha Mineira

    Rota da cozinha mineira no Circuito Liberdade está localizada na região central da capital, abraçada pelos limites da Av do Contorno e abrigando alguns dos atrativos mais simbólicos do circuito cultural, como o Mercado Central e o Museu de Artes e Ofícios.

    Na rota, os pontos turísticos se unem a estabelecimentos privados que têm a cozinha mineira no seu DNA, criando caminhos e oportunidades de desfrutar nossos sabores aliados à cultura mineira a partir de diversos pontos distintos, mas conectados pela nossa paixão pela comida que é produzida em Minas. 

    Saiba mais aqui