Gestão

Sob a gestão do Instituto Estadual de Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG), o Circuito Liberdade é composto por quinze espaços culturais, dentre museus, arquivo público, biblioteca, centros de cultura e de formação. Abrigado em uma área histórica de Belo Horizonte (MG), o complexo já é reconhecido como um importante corredor de cultura do País, dedicado à promoção e ao acesso à cultura, à arte e ao patrimônio cultural.

Dentre os quinze espaços culturais, oito são mantidos diretamente pelo Estado de Minas Gerais e sete por parceiros privados ou instituições públicas federais.

Com o intuito de potencializar a interlocução e a criação de uma rede colaborativa entre os espaços culturais, a gestão do Circuito Liberdade apoia-se em quatro comitês temáticos, sendo eles: comunicação, patrimônio, programação e educação, além do comitê executivo.

Os comitês contam com representantes de todos os espaços que integram o Circuito e se reúnem uma vez por mês. Nestes encontros, são debatidos os projetos e ações em rede a serem realizados no Circuito e na Praça da Liberdade.

Projetos como o “Museomix”, o “Circuito da Liberdade e do Respeito”, o “Circuito das Letras”, o “Concurso de Fotografia no Instagram”, o “Natal de Minas Gerais” e o projeto “Acessibilidade e Inclusão”, foram desenvolvidos no âmbito destes comitês.

Os comitês também recebem representantes de outros órgãos e entidades, públicos e privados, e especialistas em assuntos afetos aos temas em discussão para debater questões relacionadas à cidade e à gestão de projetos específicos. Desta forma, eles se configuram como espaços de diálogo do Circuito com agentes do cenário cultural e ligados às diversas áreas do conhecimento.

O Circuito Liberdade foi implantado pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, e é desenvolvido em parceria com instituições privadas e públicas. Desde 2015 é gerido pelo Iepha-MG.

 

EQUIPAMENTOS PÚBLICOS SOB A GESTÃO DO GOVERNO DE MINAS GERAIS

Arquivo publico Mineiro
BDMG Cultural
BDMG - Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais
Biblioteca Publica
Centro de Arte Popular
Cemig
FCS
Hub Minas Digital
MInas digital
Museu Mineiro
Palacio da Liberdade

 

EQUIPAMENTOS PRIVADOS OU EM FUNCIONAMENTO POR MEIO DE PARCERIAS

Casa Fiat de Cultura
Fiat
Banco do Brasil
Academia Mineira de Letras
Espaço do conhecimento Ufmg
Ufmg
mm gerdau
Gerdau
Horizonte sebrae
Sebrae
Memorial Minas vale
Vale

 

0
0
0
s2smodern
powered by social2s