Rota Turística "Praças, Parques e Jardins"

Belo Horizonte esconde verdadeiros oásis e a gente pode provar. E é pra evidenciar isso que está sendo lançada a Rota das Praças, Parques e Jardins Internos. Vem conferir.

O atual contexto que vivemos nos fez repensar nossa relação com os espaços públicos e de lazer da cidade. Se antes viajávamos consideráveis distâncias em busca de lazer, hoje queremos um momento de descontração a qualquer brecha possível, em um fim de semana, fim de tarde ou feriado.

O incrível é pensar sobre a versatilidade de uma metrópole como Belo Horizonte, que oferece em seu território muitas opções culturais, como museus, centros culturais, cinemas, teatros e etc., e também muitas opções de passeios ao ar livre.

Refúgios ao ar livre em Belo Horizonte

Quem mora ou vai com frequência à capital mineira pode até não perceber isso a todo tempo, mas eu vou te lembrar: Belo Horizonte é uma cidade surpreendente.

Por muitas décadas a capital mineira teve sua fama relacionada à sua expressiva quantidade de áreas verdes. Por isso o título de “cidade jardim”, tão marcante por tantas décadas. Hoje muita coisa já mudou, a cidade cresceu. E como cresceu! Abriga mais de 2,7 milhões de habitantes.

Ainda assim, com todo esse porte, existem muitas opções de verdadeiros oásis pela cidade e que valem com certeza uma visita com calma, apreciando toda a beleza e sossego que esses lugares oferecem.

Sendo você belorizontino ou apenas alguém de passagem pela cidade, planeje seu tempo livre para conhecer ou revisitá-la com um olhar em busca de belos refúgios ao ar livre. Conheça essa novidade: a Rota das Praças, Parques e Jardins Internos.

Sobre a Rota das Praças, Parques e Jardins Internos

Com o despertar da primavera Belo Horizonte nos brinda com essa excelente opção de passeio turístico: a recém lançada rota turística dedicada à apreciação das áreas verdes da cidade. Na verdade, a primavera é só uma desculpa pra te fazer olhar para essas lindezas, porque elas merecem passeios a qualquer dia e hora.

Idealizada a partir da conexão entre pontos turísticos que estão na delimitação da Av. do Contorno, a rota propõe um recorte à cidade de BH apreciando belíssimos jardins revelados em pontos turísticos culturais e ilhas de natureza preservada presentes em unidades de conservação e praças.

Confira aí essas dicas imperdíveis de pontos turísticos da rota das Praças, Parque e Jardins.

Praça da Liberdade

A Praça da Liberdade certamente é um dos espaços públicos em Belo Horizonte mais procurados por quem está em busca de se desligar um pouquinho da correria.

Além de ser um dos cartões-postais de Belo Horizonte, essa belíssima praça é o coração do Circuito Liberdade, um importante complexo cultural brasileiro.

Quando Belo Horizonte se tornou a capital do estado, foi o local da Praça da Liberdade o escolhido para abrigar em seu entorno a sede do governo. O Palácio da Liberdade e os prédios onde funcionam hoje museus e centros culturais são a lembrança das secretarias estaduais que iniciaram ali.

A paisagem da praça é repleta de jardins e estátuas em mármore, um movimentado coreto e bancos espalhados por todo o espaço dão o tom que aquele espaço é para ser desfrutado. A dupla fileira de palmeiras imperiais dá mais imponência ainda à praça e cercam uma simpática alameda de paralelepípedos.

Completam a paisagem do entorno, construções ecléticas datadas da época da transferência da capital, o edifício Niemeyer e a Biblioteca Pública.

CCBB (Pátio Interno)

O pátio do CCBB abriga cafeterias e restaurantes onde podem ser vistas todas as janelas internas do prédio.

Local: Praça da Liberdade, 450 - Funcionários

Memorial Minas Gerais Vale (Jardim Interno)

O piso do pátio central do edifício conta com um jardim de inverno com inúmeras bromélias.

Local: Praça da Liberdade, 640 - Funcionários

Palácio da Liberdade (Jardins)

Na área externa do Palácio encontram-se os belíssimos jardins, projetados originalmente por Paul Villon seguindo o estilo inglês e com o passar dos tempos, foram incluídos elementos decorativos como esculturas e fontes.

Local: Praça da Liberdade, s/n

Casa Fiat de Cultura (Jardins)

Na área exterior da Casa Fiat de Cultura, encontra-se um jardim com mangueiras centenárias.

Local: Praça da Liberdade, 10 - Funcionários

Academia Mineira de Letras (Jardins Internos)

Buscando descritivo

Local: Rua da Bahia, 1466 - Centro

Praça Rômulo Paes

A praça homenageia o escritor e compositor mineiro, Rômulo Paes, onde existe uma famosa frase gravada no monumento, que diz: "A minha vida é esta, subir Bahia e descer Floresta”.

Local: Esquina da Rua da Bahia com a Rua dos Guajajaras e Avenida Álvares Cabral.

Praça Afonso Arinos

A praça presta homenagem a Afonso Arinos com um monumento ao professor, ensaísta, historiador e membro da Academia Brasileira de Letras.

Local: As avenidas João Pinheiro e Augusto de Lima se iniciam na praça

Praça Nossa Senhora da Boa Viagem 

A praça abriga um conjunto arquitetônico em estilo eclético com influência neogótica e tem um cenário arborizado.

Local: Rua Sergipe, 175, Funcionários

Parque Municipal 

Inspirado nos parques ingleses, possui mais de 50 espécies de árvores e 400 de flora da Mata Atlântica, uma área de 182 mil metros quadrados de vegetação com pedalinhos e um centro de educação ambiental. A reserva é voltada para o passeio, lazer e prática de esportes.

Local: Avenida Afonso Pena, 1377 - Centro

Praça da Estação (Mirante CURA e Museu de Artes e Ofícios)

No largo em frente ao prédio da estação, encontra-se a estátua o ‘’Monumento à Terra Mineira’’, estátua de bronze retrata a conquista de Minas Gerais pelos bandeirantes e homenageia os mártires da Inconfidência. Dispõe de uma ampla área livre, de 12 mil metros quadrados, com dois conjuntos de fontes enormes, que brotam do piso sem formação de lago, e iluminação especial de 12 postes laterais. Ela também abriga o Museu de Artes e Ofícios.

O entorno da praça abriga também o Circuito Urbano de Arte (CURA), que é o primeiro Mirante de Arte Urbana do mundo, tendo atualmente 14 murais.

Local: Praça da Estação - Avenida dos Andradas, 201 - Centro | Mirante Cura - Rua Sapucaí

Praça Raul Soares

A praça teve o projeto do arquiteto Éric de Paula e foi inspirada nos jardins europeus. Seu traçado utiliza elementos geométricos nas calçadas portuguesas, que fazem referência à cultura marajoara e ao estilo art déco então em voga.

Local: Entre as Avenidas Amazonas, Olegário Maciel, Bias Fortes e Augusto de Lima - Centro

Praça Floriano Peixoto

A Praça Marechal Floriano Peixoto tem canteiros floridos com largos calçamentos, pista para caminhada, sombra para descanso e playground para as crianças.

Local: Situada à frente do Quartel 1º Batalhão da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais separada apenas pela Rua Domingos Vieira - Santa Efigênia

Praça Milton Campos

A praça presta homenagem a Milton Campos, que governou o Estado no período de 1947 a 1951 com uma estátua em bronze.

Local: Cruzamento das Avenidas Afonso Pena e Contorno - Cruzeiro

Praça Marília de Dirceu

A praça é totalmente arborizada, e tem como destaque um coreto e playground para as crianças.

Local: Entre as ruas Curitiba, Felipe dos Santos e Marília de Dirceu - Lourdes

Parque Rosinha Cadar

Com uma área aproximada de 6.900 metros quadrados, sua vegetação arbórea é composta por ipês, mangueiras, paineiras e acácias, entre outras espécies, além do privilégio de encontrar aves como bem-te-vis, beija-flores e sanhaços.

Local: Rua Rodrigues Caldas, 315 - Santo Agostinho

Praça da Assembleia

Considerada a segunda maior praça da cidade, a praça possui projeto paisagístico assinado por Burle Marx e ocupando uma área de 33.700 metros quadrados. Em seu espaço além de jardins, coreto e playground, encontra-se a Igreja de Nossa Senhora de Fátima.

Local: Em frente à Avenida Olegário Maciel - Santo Agostinho

E ainda fazem parte dessa rota:

Praça Carlos Drummond de Andrade (Entre MMGerdau e Vale)

Local: Praça da Liberdade, entre o Museu das Minas e do Metal e o Memorial Minas Gerais Vale

Espaço Cultural da Escola de Design da UEMG (6º Andar )

Local: Praça da Liberdade, Gonçalves Dias, 1434 - Lourdes

Teatro de Arena (Biblioteca Pública Estadual)

Local: Praça da Liberdade, 21 - Funcionários

Palácio das Artes (Jardins Internos)

Local: Avenida Afonso Pena, 1537 - Centro

Praça Diogo de Vasconcelos (Praça da Savassi)

Local: Entre as Avenidas Cristóvão Colombo e Getúlio Vargas e as ruas Pernambuco e Antônio de Albuquerque

Praça José Mendes Júnior (Praça Mendes Sá)

Local: Próximo a Rua da Bahia e Praça da Liberdade - Savassi

Filarmônica

Local: Rua Tenente Brito Melo, 1090 - Barro Preto

Comece já a desvendar toda a riqueza desse roteiro que mistura natureza e espaços urbanos e surpreenda-se ainda mais com o que Belo Horizonte tem a oferecer.

0
0
0
s2sdefault
powered by social2s