Educativo

A Coordenação de Educação do Circuito Liberdade busca promover e provocar a elaboração de práticas que enfatizem a experiência educativa. O trabalho é desenvolvido em parceria com as equipes de ação educativa dos museus e equipamentos culturais do Circuito, por meio de ações colaborativas e integradas.

Embora cada uma dessas equipes tenha suas especificidades e seus próprios planos educativos, a Coordenação de Educação investe em ações em rede que preservem as diversidades de seus espaços, mas que fortaleçam, ao mesmo tempo, os objetivos comuns do Circuito Liberdade.

Além de gerar experiência com a arte e a cultura, o conjunto de museus e equipamentos culturais que compõem o Circuito tem um compromisso especial com a formação e o desenvolvimento humano, incluindo oportunidades para crianças, jovens e adultos, assim como para o público espontâneo que o visita e é estimulado a novas descobertas e outros aprendizados. Nesse sentido, a Coordenação de Educação busca a democratização do acesso à arte e à ciência, contribuindo para o fortalecimento da cidadania e a promoção da educação.

Além do trabalho voltado para educação museal e patrimonial, promovida junto às equipes dos museus e equipamentos culturais, a Coordenação de educação desenvolve os seguintes projetos:

  • Circuito da Liberdade e do Respeito – projeto composto por três eixos de trabalho;
    • Facilitação dos fluxos de políticas públicas voltadas ao atendimento de moradores em situação de rua;
    • Promoção da educação no trânsito e da mobilidade urbana;
    • Ações voltadas para as juventudes na Praça da Liberdade e entorno.
  • Circuito Protegido – projeto que visa proporcionar o bom convívio e experiências positivas entre todas as pessoas que circulam pelo Circuito Liberdade;
  • Fomento de visitas de escolas estaduais aos museus e equipamentos culturais;
  • Fomento de visitas de grupos e associações voltadas à acessibilidade e inclusão.
0
0
0
s2smodern
powered by social2s