Informações - Casa Funarte Liberdade

Funarte 03

Situado no complexo da Praça da Liberdade, em Belo Horizonte (MG), o Edifício Tancredo Neves transformou-se em novembro de 2020 em um novo espaço cultural, gerido pela Fundação Nacional de Artes (Funarte): a Casa Funarte Liberdade. Conhecido como “Rainha da Sucata”, o prédio foi cedido pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult) à instituição federal. O espaço faz parte do Circuito Cultural e Turístico Liberdade, um dos maiores conjuntos de espaços culturais do país. No espaço há uma programação de música, dança, teatro, artes visuais, artes integradas e poesia, além de ações de formação nessas áreas. Com área total de 1.547m², o imóvel tem quatro pavimentos e um subsolo de 258 m², com elevador e ar condicionado, e abriga um teatro de arena para 400 espectadores. A proposta é que o prédio torne-se um polo artístico, em que a Fundação pretende se aproximar mais da cadeia produtiva das artes, planejando ainda incluir as inovações da era da tecnologia da informação, aliando artes digitais online a atividades presenciais.

Endereço: Avenida Bias Fortes, 50, Lourdes, Belo Horizonte

Redes Sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/funartemg/
Facebook: https://www.facebook.com/funartemg

0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
  • Visite Minas Gerais

    Viaje por Minas e encante-se com as belezas do nosso estado. Natureza, cultura, patrimônio, hospitalidade, cozinha mineira e muito mais você encontra aqui. Acesse o Portal Minas Gerais, conheça nossos atrativos, escolha o destino que mais combina com você e programe sua próxima viagem.

    • Ações em rede: em busca de soluções compartilhadas

      Articular ações em rede é um dos desafios permanentes do Circuito Liberdade. Tendo como ponto de partida a política estadual de cultura, a equipe do Circuito realiza projetos coletivos, que envolvem os diversos equipamentos culturais do complexo.

      O objetivo deste trabalho é ampliar os resultados das atividades e envolver novos grupos no desenvolvimento dos eventos. Em rede, as ações múltiplas e diversificadas alcançam um público maior, potencializam recursos e habilidades e também propiciam o aprendizado e o compartilhamento de soluções.

      Esta concepção, a partir de uma ótica de cooperação, é inerente ao projeto do Circuito Liberdade, que, sob a gestão da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais, se articula com o espaço urbano e os grupos artísticos e populares da capital e do estado de Minas Gerais.

      As ações em rede do Circuito Liberdade são executadas incluindo, além de todos os espaços do projeto, diversos parceiros institucionais públicos e privados. Algumas ações em rede importantes realizadas pelo Circuito são a Primavera de Museu, Semana do Patrimônio, Luzes da Liberdade, entre outros.

      Leia mais

  • Rota Turística Cozinha Mineira

    Rota da cozinha mineira no Circuito Liberdade está localizada na região central da capital, abraçada pelos limites da Av do Contorno e abrigando alguns dos atrativos mais simbólicos do circuito cultural, como o Mercado Central e o Museu de Artes e Ofícios.

    Na rota, os pontos turísticos se unem a estabelecimentos privados que têm a cozinha mineira no seu DNA, criando caminhos e oportunidades de desfrutar nossos sabores aliados à cultura mineira a partir de diversos pontos distintos, mas conectados pela nossa paixão pela comida que é produzida em Minas. 

    Saiba mais aqui