O Memorial é um “museu de experiência”. Faz uso de tecnologias, ambientes sensoriais e atividades educativas para abordar a cultura, a arte e a história. Suas exposições combinam cenários, luzes, sons, vídeos, imagens, algumas obras e objetos de época, a fim de recontar a Minas Gerais dos séculos 18 ao 21. Nas salas, o visitante interage com os elementos formadores da cultura mineira, em um ambiente próprio à experiência e ao aprendizado pessoal.
Sua programação, inteiramente gratuita, abre espaço para as diferentes expressões artístico-culturais, novos artistas e vozes periféricas. São espetáculos infantis, exposições de arte, saraus, oficinas e palestras, festivais e shows que, não raramente, extrapolam os muros e ganham o entorno do espaço. O museu já recebeu mais de 1,1 milhão de pessoas em suas atividades culturais e educacionais. E, desde o início do período de isolamento social, o Memorial mantém uma extensa e diversificada programação através dos seus canais digitais.
O museu também é um espaço de convivência, com áreas como café, jardim, sala Ler + Ver , midiateca e auditório para cursos, seminários e apresentações.
O prédio do Memorial foi inaugurado em 1897, já tendo abrigado a Secretaria de Estado da Fazenda. Seu conjunto é tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais – Iepha/MG.
O edifício, que passou por uma restauração para acolher o Memorial, é uma atração única com seu pátio central, que recebeu nova iluminação e jardim, a escadaria de ferro, que pode ser vista da rua, e as linhas arquitetônicas de inspiração francesa.
.
O Memorial Minas Gerais Vale está fechado para obras.
Entrada gratuita
Endereço e contato
Praça da Liberdade, 640, esquina com a Rua Gonçalves Dias
Belo Horizonte - MG/Brasil
(31) 3308-4000 e (31) 3343-7317.
Redes sociais e site
Facebook
Instagram
YouTube
memorialvale.com.br