Primeiro Minicurso de museologia será realizado no MM Gerdau

“Acessibilidade no âmbito Museológico: recursos e estratégias para construção de sentidos” é o tema do primeiro minicurso selecionado pelo edital de formação e capacitação de profissionais de museus, que será ministrado por Míriam Célia Rodrigues Silva, no dia 24 de abril, das 9 às 18h, no MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal.

A proposta é refletir sobre conceitos, parâmetros e técnicas para promoção da acessibilidade nas instituições museológicas; estabelecer relações entre a implementação da acessibilidade na infraestrutura e nos sites dos espaços culturais; dialogar sobre os contextos nacional e internacional da acessibilidade no âmbito museológico e sobre as ações de acessibilidade para promoção de sentidos.

O objetivo é contribuir para formação e capacitação de profissionais, estudantes e pesquisadores do campo museológico, de modo a influenciar o desenvolvimento de projetos de difusão de conteúdos e ampliação do acesso ao patrimônio cultural.

O conteúdo programático abordará os seguintes temas: a acessibilidade nas instituições museológicas: conceitos, estratégias e desafios; projetos para promoção da acessibilidade na infraestrutura e nos sites dos espaços museais - diálogos possíveis; a implementação da acessibilidade para promoção de sentidos - reflexão sobre os contextos nacional e internacional.

Míriam Célia Rodrigues Silva é mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação Strictu Sensu - Mestrado em Educação e Formação Humana da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). É graduada em Museologia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Pesquisadora do Lav MUSEU UFMG. Integrou o Programa Educativo da Casa Fiat de Cultura para exposição São Francisco na Arte de Mestres Italianos. Atuou no Espaço do Conhecimento UFMG como bolsista do núcleo educativo e, posteriormente, no núcleo de acessibilidade. Participou do Programa de Monitoria do Departamento de Teoria e Gestão da Informação da UFMG, na Escola de Ciências da Informação. Foi Bolsista de extensão do PAPIA - Programa Acadêmico de Promoção da Inclusão e Acessibilidade, participando do projeto de avaliação das condições de acessibilidade dos museus e centros de memória da UFMG no Campus Pampulha. Durante a graduação, integrou os grupos expográficos das exposições "Alaíde Lisboa" - FAE/UFMG; "Seu Lixandre: narrativas de catação? - Espaço do Conhecimento UFMG ; e Meu reino sem folia"- MUQUIFU. Atua como museóloga pela M&Pconsultoria Museólogica.

As vagas são limitadas com inscrições gratuitas, que podem ser feitas pelo link: https://docs.google.com/forms/d/1epQgsU1yTWq8J2J8QQgClZtnM8FENXr7ap7vtme-z5I/edit?ts=5c93be31

Sobre o Edital

O I Edital para receber Propostas de Minicursos de Formação e Capacitação de Profissionais de Museus é uma iniciativa do MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal para democratizar o acesso à profissionalização dos serviços técnicos especializados em Museologia. Tal ação visa contemplar cinco propostas de minicursos que se enquadrem nos três eixos temáticos propostos: Museologia; Conservação e Preservação de Bens Culturais; Memória e Patrimônio Cultural. Os proponentes interessados em ministrar os minicursos deverão ter formação acadêmica ou atuação profissional relacionada a Patrimônio Cultural, comprovada por meio do currículo. Ao longo de 2019, serão ofertados cinco minicursos gratuitos.

Informações sobre o Evento

Início do evento 24/04/2019 - 9:00
Fim do evento 24/04/2019 - 18:00
Entrada Gratuito
Local MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal

Location Map

Buscar evento

Maio   2024
D S T Q Q S S
      1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31  
  • Visite Minas Gerais

    Viaje por Minas e encante-se com as belezas do nosso estado. Natureza, cultura, patrimônio, hospitalidade, cozinha mineira e muito mais você encontra aqui. Acesse o Portal Minas Gerais, conheça nossos atrativos, escolha o destino que mais combina com você e programe sua próxima viagem.

    • Ações em rede: em busca de soluções compartilhadas

      Articular ações em rede é um dos desafios permanentes do Circuito Liberdade. Tendo como ponto de partida a política estadual de cultura, a equipe do Circuito realiza projetos coletivos, que envolvem os diversos equipamentos culturais do complexo.

      O objetivo deste trabalho é ampliar os resultados das atividades e envolver novos grupos no desenvolvimento dos eventos. Em rede, as ações múltiplas e diversificadas alcançam um público maior, potencializam recursos e habilidades e também propiciam o aprendizado e o compartilhamento de soluções.

      Esta concepção, a partir de uma ótica de cooperação, é inerente ao projeto do Circuito Liberdade, que, sob a gestão da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais, se articula com o espaço urbano e os grupos artísticos e populares da capital e do estado de Minas Gerais.

      As ações em rede do Circuito Liberdade são executadas incluindo, além de todos os espaços do projeto, diversos parceiros institucionais públicos e privados. Algumas ações em rede importantes realizadas pelo Circuito são a Primavera de Museu, Semana do Patrimônio, Luzes da Liberdade, entre outros.

      Leia mais

  • Rota Turística Cozinha Mineira

    Rota da cozinha mineira no Circuito Liberdade está localizada na região central da capital, abraçada pelos limites da Av do Contorno e abrigando alguns dos atrativos mais simbólicos do circuito cultural, como o Mercado Central e o Museu de Artes e Ofícios.

    Na rota, os pontos turísticos se unem a estabelecimentos privados que têm a cozinha mineira no seu DNA, criando caminhos e oportunidades de desfrutar nossos sabores aliados à cultura mineira a partir de diversos pontos distintos, mas conectados pela nossa paixão pela comida que é produzida em Minas. 

    Saiba mais aqui