A água como um direito

Para celebrar o Dia Mundial da Água (22 de março), o MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal realiza a mesa redonda “A água como um direito”, no dia 21 de março, às 19h30, com participação de Kléber da Silva Baptista e João César da Silva, pesquisadores da Fundação Ezequiel Dias – FUNED e mediação de Marília Carvalho de Melo, do Instituto Mineiro de Gestão das Águas – IGAM.

Na ocasião, será apresentado um panorama dos recursos hídricos no estado de Minas Gerais, bem como abordada a análise das águas nas perspectivas físico-química, microbiológica, peculiaridades das análises, água, vida e a saúde pública e análise das águas após desastres como o de Brumadinho.

Kleber da Silva Baptista é coordenador da Divisão de Vigilância Sanitária e Ambiental do Instituto Octávio Magalhães IOM/Funed; especialista em Vigilância Sanitária pela Fiocruz, com MBA em Gestão Institucional. Também é Tecnólogo em Processamento de Dados e Técnico em Laboratório (Patologia Clínica e Química).

João César da Silva é técnico em Patologia Clínica com graduação em Biomedicina pela Universidade José do Rosário Vellano -Unifenas e especialização em Vigilância em Saúde Ambiental pelo Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da UFRJ. Possui experiência na área laboratorial e microbiológica com atuação nas seguintes áreas: Descontaminação de resíduos infectantes; Esterilização de materiais, instrumentais e vidrarias; Produção e Controle de Qualidade de meios de culturas, reagentes e soluções; Validação; Qualificação e Calibração de equipamentos e instrumentos; Análise fiscal microbiológica e de endotoxina bacteriana em água de hemodiálise; Análise microbiológica de caráter fiscal e de monitoramento em água para o consumo humano e água mineral; Supervisão e treinamento microbiológico para os laboratórios regionais de MG.

Marília Carvalho de Melo, por sua vez, possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002), mestrado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006) e doutorado em Recursos Hídricos pelo Programa de Engenharia Civil (PEC) – COPPE/UFRJ – pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2016). Atualmente é Diretora Geral do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), já foi secretária adjunta e subsecretária de fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais. É professora e coordenadora do Mestrado Sustentabilidade em Recursos Hídricos da Universidade do Vale do Rio Verde.

Entrada gratuita. Sujeito à lotação do espaço.

Informações sobre o Evento

Início do evento 21/03/2019 - 19:30
Fim do evento 21/03/2019 - 21:30
Entrada Gratuito
Local MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal

Location Map

Buscar evento

Abril   2024
D S T Q Q S S
  1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30        
  • Visite Minas Gerais

    Viaje por Minas e encante-se com as belezas do nosso estado. Natureza, cultura, patrimônio, hospitalidade, cozinha mineira e muito mais você encontra aqui. Acesse o Portal Minas Gerais, conheça nossos atrativos, escolha o destino que mais combina com você e programe sua próxima viagem.

    • Ações em rede: em busca de soluções compartilhadas

      Articular ações em rede é um dos desafios permanentes do Circuito Liberdade. Tendo como ponto de partida a política estadual de cultura, a equipe do Circuito realiza projetos coletivos, que envolvem os diversos equipamentos culturais do complexo.

      O objetivo deste trabalho é ampliar os resultados das atividades e envolver novos grupos no desenvolvimento dos eventos. Em rede, as ações múltiplas e diversificadas alcançam um público maior, potencializam recursos e habilidades e também propiciam o aprendizado e o compartilhamento de soluções.

      Esta concepção, a partir de uma ótica de cooperação, é inerente ao projeto do Circuito Liberdade, que, sob a gestão da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais, se articula com o espaço urbano e os grupos artísticos e populares da capital e do estado de Minas Gerais.

      As ações em rede do Circuito Liberdade são executadas incluindo, além de todos os espaços do projeto, diversos parceiros institucionais públicos e privados. Algumas ações em rede importantes realizadas pelo Circuito são a Primavera de Museu, Semana do Patrimônio, Luzes da Liberdade, entre outros.

      Leia mais

  • Rota Turística Cozinha Mineira

    Rota da cozinha mineira no Circuito Liberdade está localizada na região central da capital, abraçada pelos limites da Av do Contorno e abrigando alguns dos atrativos mais simbólicos do circuito cultural, como o Mercado Central e o Museu de Artes e Ofícios.

    Na rota, os pontos turísticos se unem a estabelecimentos privados que têm a cozinha mineira no seu DNA, criando caminhos e oportunidades de desfrutar nossos sabores aliados à cultura mineira a partir de diversos pontos distintos, mas conectados pela nossa paixão pela comida que é produzida em Minas. 

    Saiba mais aqui