CoMciência apresenta bate-papo sobre a história de Luzia

No dia 14 de fevereiro, às 19h30, o MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal realiza o bate-papo “O Povo de Luzia: em busca da história pré-colombiana sobre o povoamento das Américas”, que será conduzido por Fabrício Rodrigues dos Santos, biólogo e professor de genética e evolução da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O bate-papo faz parte do CoMciência, programa de divulgação científica do MM Gerdau.

A proposta é abordar as últimas descobertas em relação ao cenário de ocupação inicial das Américas, que indica um povoamento mais antigo do que 14 mil anos via Beríngia (conexão de terra na área do atual estreito de Bering) no período da Glaciação, por povos que originalmente ocupavam a Sibéria, no nordeste da Ásia.

Os dados genéticos também suportam a ideia de passagem dos ancestrais dos atuais indígenas da Beríngia através das geleiras em dois momentos: um inicial (16 mil anos atrás) via uma rota costeira (Pacífico), que estava livre de gelo, que teriam colonizado América do Norte, Central e do Sul; e outra posterior (a partir de 14 mil anos atrás), com o derretimento das geleiras. Os primeiros povos a chegarem à parte sul das geleiras encontraram um continente vazio de pessoas, mas cheio de recursos de caça e coleta, um ambiente propício para uma expansão populacional no início do povoamento. Logo em seguida chegaram outros povos da Beríngia, que se misturaram com os primeiros que já estavam nestas áreas americanas.

Todos esses povos de antes de 8 mil anos atrás tinham uma morfologia muito parecida com a do homem de Lagoa Santa (ou povo de Luzia)... só a partir desta data que algumas características mongólicas (face achata, por exemplo) se disseminaram também nas Américas, um processo que começou na Ásia há pouco mais de 10 mil anos atrás. Portanto, o modelo genético desses antigos suporta a ideia dos pesquisadores da UFMG, publicada há duas décadas, de que o povoamento americano é mais antigo que 14 mil anos, a partir de povos do nordeste asiático que passaram um período na Beríngia durante a última Glaciação.

Fabrício Rodrigues dos Santos é biólogo e professor de genética e evolução da UFMG, membro da Academia Iberoamericana de Biologia Evolutiva, do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares da UFMG, presidente da Sociedade Brasileira de Genética entre 2014 e 2016. É autor de dois artigos recentes sobre o Povoamento das Américas nas revistas Science e Current Biology.

Entrada gratuita. Vagas limitadas.

Informações sobre o Evento

Início do evento 14/02/2019 - 19:30