Ações Educativas - (Re)imaginando a Praça da Liberdade

A Praça da Liberdade foi projetada para abrigar o poder administrativo do estado de Minas Gerais e transformou-se em um dos principais lugares de sociabilidade na cidade de Belo Horizonte. Trata-se de lugar de convivência, debates, embates, encontros e manifestações. Permeia-se na memória social belo-horizontina, constituindo-se enquanto uma das principais “imagens da cidade”. Além de lugar, a praça é território de diferentes grupos sociais que nela manifestam as suas expressões, resistências, modos de ver e de viver o mundo.

Refletir sobre essas questões é fundamental para entendermos como a Praça da Liberdade e o seu conjunto arquitetônico pode materializar e revelar aspectos da cidade na qual se situa. Desde a sua inauguração, tal qual a sociedade que a (re)produz, ela passou por diferentes transformações urbanísticas e paisagísticas. Neste mês de dezembro, a Praça da Liberdade será reinaugurada e, por esse motivo, convidamos a todas as pessoas para este exercício de (re)imaginação.

Contação de histórias, dinâmicas, oficinas e jogos
Data e horário:
De 04 a 07/12, de terça a sexta, das 13h às 17h30, e às quintas, das 16h às 21h
De 11 a 14/12, de terça a sexta, das 15h às 20h.

Que tal explorar o universo das minas e dos metais? Brincadeiras, contações de histórias, dinâmicas, jogos, oficinas e mediações abordarão a temática do Museu de forma leve e descontraída. A cada dia uma nova proposta. Você irá se surpreender.

Exposição “Eduze! História, Humanidade e Herança”
De 04 a 15 de dezembro
Horário de funcionamento do Museu

De 04 a 15 de dezembro, o MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal realiza, em parceria com o Colégio Santo Agostinho – Nova Lima, a exposição “Eduze! História, Humanidade e Herança”, que apresenta, de forma lúdica, interativa e acessível, poesias produzidas por alunos do Ensino Fundamental do colégio. Trata-se do resultado de um trabalho de parceria feita entre as duas instituições, por meio da Sociedade dos Poetas Vivos (Colégio Santo Agostinho/NL) e do projeto “As Áfricas nas Minas”, do MM Gerdau.

A parceria iniciou-se com a participação dos alunos em atividades que visaram a (re)construção de caminhos para a compreensão das heranças africanas e nosso atual contexto sociocultural. Um exercício de empatia, respeito, aproximação e alteridade. História, Humanidade e Herança é uma mostra do olhar, sentir e pedir para agir.

Exposição acessível também para surdos e cegos. Entrada gratuita.

Mãos que dizem: conhecendo Libras
Data e horário: às sextas: 7/12 - 16h e 14, 21, 28/12- 16h e 19h (duração de 40 min)

Voltada para o público surdo e ouvinte, essa oficina pretende despertar o interesse pelo aprendizado da língua de sinais, apresentando-a como um importante instrumento de comunicação e inclusão social. A atividade tem caráter introdutório e estará aberta à participação de toda a comunidade, uma vez que não são exigidos pré-requisitos mínimos.

As Minas e os Dragões: jogos interpretativos (Museu do RPG)
Data: 15 de dezembro
Horário: Das 13h às 17h

Em parceria com o Museu do RPG receberemos mais uma tarde de atividades no universo épico dos jogos de interpretação! Além das Oficinas de Storytelling e exposição itinerante de livros de jogos interpretativos do acervo físico do Museu do RPG, o projeto que mantém o hobby vivo e encara os jogos interpretativos como cultura! Serão oferecidas as seguintes atividades:

- Exposição Itinerante de Livros de RPG
- Jogo Interpretativo – Storytelling: oficinas de contação de histórias interativas em que os participantes poderão interatuar nas histórias embarcando em um mundo onde a imaginação será estimulada. Aqui, os visitantes poderão participar de aventuras heroicas! Sem inscrições prévias.
- Espaço Aberto para Jogos Interpretativos: Chame seu grupo de RPG para jogar no incrível espaço educativo do Museu das Minas e do Metal Gerdau! Sem inscrições prévias.

Vagas limitadas. Sujeito à lotação do espaço.

Visita Mediada em Língua de Sinais 
Data: de 09 a 28 de dezembro
De terça a sexta, das 13h às 19h, conforme disponibilidade de agenda na recepção.
Classificação etária: Livre

Buscando proporcionar melhor interação com o acervo do museu, trouxemos a mediação em língua de sinais, para surdos, usuários de língua de sinais. As visitas mediadas estarão disponíveis em dias e horários específicos conforme divulgação.

(Re)Imaginando a Praça da Liberdade
De 18 a 28 de dezembro, das 15h às 20h
Classificação etária: Livre

A paisagem é sempre um produto cultural que se encontra entre o sujeito e a natureza, que se transforma em objeto contemplado. “A paisagem é assim uma forma de pensamento que se constitui em cada ato perceptivo” (SERRÃO, 2011). Nesse sentido, contemplar uma paisagem é também constituí-la. A Praça da Liberdade é um dos principais cenários paisagísticos de Belo Horizonte, palco de manifestações diversas, lugar de encontros, espaço caracterizado por signos que remontam à história dessa cidade. Nesse sentido, propomos um exercício de (re)imaginação dessa praça, dos elementos que compõem o seu espaço construído, dos diversos grupos que nela se manifestam, das suas histórias e memórias. O visitante poderá materializar essas imaginações em desenhos, colagens, esculturas, dentre outros.

Entrada gratuita. Vagas limitadas. Sujeito à lotação do espaço.

Informações sobre o Evento

Início do evento 04/12/2018 - 13:00
Fim do evento 28/12/2018 - 21:00
Entrada Gratuito
Local MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal

Location Map

Buscar evento

Maio   2024
D S T Q Q S S
      1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31  
  • Visite Minas Gerais

    Viaje por Minas e encante-se com as belezas do nosso estado. Natureza, cultura, patrimônio, hospitalidade, cozinha mineira e muito mais você encontra aqui. Acesse o Portal Minas Gerais, conheça nossos atrativos, escolha o destino que mais combina com você e programe sua próxima viagem.

    • Ações em rede: em busca de soluções compartilhadas

      Articular ações em rede é um dos desafios permanentes do Circuito Liberdade. Tendo como ponto de partida a política estadual de cultura, a equipe do Circuito realiza projetos coletivos, que envolvem os diversos equipamentos culturais do complexo.

      O objetivo deste trabalho é ampliar os resultados das atividades e envolver novos grupos no desenvolvimento dos eventos. Em rede, as ações múltiplas e diversificadas alcançam um público maior, potencializam recursos e habilidades e também propiciam o aprendizado e o compartilhamento de soluções.

      Esta concepção, a partir de uma ótica de cooperação, é inerente ao projeto do Circuito Liberdade, que, sob a gestão da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais, se articula com o espaço urbano e os grupos artísticos e populares da capital e do estado de Minas Gerais.

      As ações em rede do Circuito Liberdade são executadas incluindo, além de todos os espaços do projeto, diversos parceiros institucionais públicos e privados. Algumas ações em rede importantes realizadas pelo Circuito são a Primavera de Museu, Semana do Patrimônio, Luzes da Liberdade, entre outros.

      Leia mais

  • Rota Turística Cozinha Mineira

    Rota da cozinha mineira no Circuito Liberdade está localizada na região central da capital, abraçada pelos limites da Av do Contorno e abrigando alguns dos atrativos mais simbólicos do circuito cultural, como o Mercado Central e o Museu de Artes e Ofícios.

    Na rota, os pontos turísticos se unem a estabelecimentos privados que têm a cozinha mineira no seu DNA, criando caminhos e oportunidades de desfrutar nossos sabores aliados à cultura mineira a partir de diversos pontos distintos, mas conectados pela nossa paixão pela comida que é produzida em Minas. 

    Saiba mais aqui