MM Gerdau realiza a exposição "Mural Liberdade"

Depois de recriar a paisagem de obras da Praça da Liberdade, murais pintados por 57 artistas, fruto de uma parceria da Prefeitura de Belo Horizonte com o Instituto Amado, ganham exposição no MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal. “Mural Liberdade” traz fotografias do processo de produção dos murais, que serão exibidas em formato digital de 14 a 31 de dezembro, e poderão ser conferidas durante o horário de funcionamento do Museu. As pinturas foram registradas pelos fotógrafos Bernardo Biagioni, Danilo Alvarez, Fernando Biagioni, Guilherme Maciel, Liza Simões e Raul Sampaio.

O lançamento acontece no dia 14/12, às 18h30, contando com a presença dos artistas e curadores Binho Barreto, Carol Jaued e Sara Moreno para um bate-papo sobre os desafios do projeto. Na sequência, serão exibidos os videos produzidos em 2018 pelo Instituto Amado.

Mural Liberdade

Uma das principais potências da arte urbana está na sua capacidade de transformar a cidade e seus espaços. Foi pensando nisso que a Prefeitura de Belo Horizonte e o Instituto Amado se juntaram para reimaginar os tapumes de obras da Praça da Liberdade, fechada para reformas desde Julho.

Cinquenta e sete artistas foram selecionados por meio de um edital publicado no site do Instituto Amado, sob curadoria dos artistas e produtores convidados Binho Barreto, Carol Jaued e Sara Moreno, para a pintura dos tapumes. A seleção teve como critério a equidade de gêneros, estimulando a presença de artistas mulheres, além de uma avaliação de propostas e portfólios.

Dia 14 de Dezembro, cinco meses depois, o MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal recebe uma exposição de registros dos murais em processo para manter viva a presença desta história.

Entrada gratuita. Sujeito à lotação do espaço.

Exposição Mural Liberdade
De 14 a 31 de dezembro