Ações Educativas Sobre Meio Ambiente

No dia 5 de Junho celebra-se o Dia Mundial do Meio Ambiente. Tal data é marcada por várias atividades que visam chamar a atenção da sociedade em todo o planeta sobre a importância da conservação dos ecossistemas e do uso sustentável dos recursos do nosso planeta. Nesse contexto, o Educativo do MM Gerdau desenvolveu atividades que convidam os visitantes a reflexões que fazem parte do processo de conscientização em relação às questões ambientais.

Toda programação é gratuita, sem inscrições prévias. Confira e participe com a gente!

Mesa de Minerais – “Mundo Mineral: os minerais e os solos”

Data: 05 a 29/06

Horário: Das 13h às 17h30

Classificação: Livre

Por que as plantas precisam dos solos? Por que nós também precisamos? Qual a importância dos solos para a conservação da biodiversidade? Para estimular essa discussão, a coleção “Mundo Mineral” deste mês apresenta amostras de espécies minerais que fornecem importantes substratos para a formação dos solos e que são fontes de nutrientes indispensáveis à vida de diversos seres vivos.

Um mundo em suas mãos

Data: 05 a 29/06

Horário: Das 13h às 17h30

Classificação: Livre

Os terrários reproduzem em miniatura algumas características de ambientes naturais e podem oferecer condições necessárias à vida de plantas, animais e demais organismos. A construção de ambientes em escala auxilia na compreensão das relações entre os seres vivos e o meio natural, revelando as suas diversas conexões e interdependências.

Nessa atividade, os visitantes poderão construir terrários para acomodar algumas espécies vegetais, utilizando porções de solo, areia e demais fragmentos de rochas e/ou minerais. Ao longo desse processo produtivo, que proporciona o convívio entre pessoas e plantas, pretende-se discutir sobre ecologia e ecossistemas, bem como evidenciar a importância da vegetação para o aumento da qualidade ambiental, da conservação dos solos e da biodiversidade.

Contação de História

As narrativas e contações de histórias são um convite à ludicidade, à fantasia e à imaginação: instrumentos que podem nos ajudam a refletir a cerca de importantes questões ambientais. O Educativo preparou duas instigantes histórias que falam sobre a relação do homem com a natureza.

– A Mulher e o Rio

Data: 05 a 09/06 (terça a sábado)

Horário: Das 13h às 17h30 – 02 sessões por dia (informação no atendimento)

Classificação: Livre

Que água é essa que move moinhos, memórias e histórias? Que gira a roda da vida e vira cantiga, e vira ciranda.  Por meio de cantigas e histórias, pretende-se abordar a relação da mulher e da água.

– O Julgamento do Humano

Data: 09/06 (sábado) e de 12 a 15/06 (terça a sexta)

Horário: Das 13h às 17h30 – 02 sessões por dia (informação no atendimento)

Classificação: Livre

A humanidade, após anos de exploração indevida e poluição da natureza, é finalmente chamada para um julgamento, em que se encontra na posição de ré. Esse acerto de contas é promovido pelo Jequitibá Rosa e a humanidade será responsabilizada pela maneira com que se relaciona com a natureza. Outros seres serão convocados para depor. Venha participar conosco e dar seu veredito.

Oficina de Instrumentos Musicais com Recicláveis, com Zé Antônio Viola

Data: 7, 14, 21, 28/6

Horário: Das 13 às 17h.

Vagas limitadas.

Serão construídos instrumentos de percussão mais comuns com garrafas de diversos tamanhos, tampinhas de plástico e cordões, além de apresentar aos participantes a importância da reutilização desse material como forma de preservação do meio ambiente, reutilizando materiais como instrumentos musicais. Ao final, será tocada uma música com o tema do meio ambiente.

Oficina Ecotampas do Lacre do Bem

Data: 23/06 (sábado)

Horário: Das 14 às 16h

Classifcação: Livre

Vagas limitadas.

Os participantes terão a oportunidade de confeccionar lindos ímãs de geladeira ou colares com tampinhas de refrigerante ou cerveja, e colocar a foto do MM Gerdau – Museu de Minas e do Metal, para sempre se recordarem do passeio feito ao Museu. O intuito da oficina é abordar a importância da reciclagem e mostrar que, com pequenas atitudes, podemos fazer do que achamos no lixo: solidariedade e artesanato.

Lacre do Bem é uma associação sem fins lucrativos, que recicla lacres de latinhas de alumínio, e, após a reciclagem, doa cadeiras de rodas. Para conhecer mais sobre o projeto, entre no site www.lacredobem.com.br

Além da programação especial sobre Meio Ambiente, o Ateliê Científico ainda conta com as atividades permanentes:

• Maquete da Praça da Liberdade: Maquete sensorial da Praça da Liberdade, com legendas em Braille;
  • Janela da Luminescência: Exposição de minerais com propriedades de luminescência e fluorescência, que abre possibilidades de explorar questões físicas e químicas, relacionadas à luz, experimentadas pelos minerais expostos;
  • Espaço de Leitura: Cantinho para leitura (com alguns exemplares de livros em braile).

Informações sobre o Evento

Início do evento 05-06-2018