Exposição O Brasil que Merece o Brasil, por Walter Firmo

Walter Firmo

Nascido no Rio de Janeiro e filho de paraenses, sua trajetória fotográfica começou no fotojornalismo, quando ingressou, ainda garoto, no jornal Última Hora. Depois vieram Jornal do Brasil, as revistas Realidade, Manchete, Isto É, entre outras, e o trabalho como correspondente em países como México, Canadá, Jamaica, Porto Rico, Barbados, Chile. Do longo período como fotojornalista, Firmo possui um legado de imagens que contam a história do país, de seus artistas e de seu povo. Continua em plena atividade, viajando pelo país para novos registros, palestras e oficinas.

 A mostra, com 93 fotos realizadas entre a década de 1960 e o ano de 2017, traz um impressionante panorama da cultura popular de diversas regiões, exaltando o papel do negro na criação e preservação do nosso patrimônio cultural.  Inclui ainda retratos clássicos de grandes figuras brasileiras como Pixinguinha, Cartola, Pelé, Clementina de Jesus e Arthur Bispo do Rosário, assim como registros de anônimos, que o fotógrafo  faz parecerem familiares. A cor abusada e a maestria no manejo da luz, características do fotógrafo, chamam a atenção em cada conjunto de fotos.

 Um recorte da exposição, que esteve no Centro Cultural Vale Maranhão (CCVM) entre março e junho de 2018, chega ao Memorial Vale como parte do Programa de Itinerância Cultural, uma iniciativa da Fundação Vale e, depois, segue para o Museu Vale, em Vila Velha (ES). O programa tem amplitude nacional e, por meio de uma ação integrada, prevê a troca de conteúdo artístico e cultural entre os quatro espaços  de cultura patrocinados pela Vale.

Entrada gratuita.

 

Informações sobre o Evento

Início do evento 15-05-2019
Fim do evento 15-05-2019
Entrada Gratuito
Local Memorial Minas Gerais Vale

Location Map

Buscar evento