#FériasNoMuseu! Espaço do Conhecimento UFMG anima janeiro em Belo Horizonte com programação especial para toda a família

Os belo-horizontinos já sabem onde se divertir no recesso escolar de janeiro. O Espaço do Conhecimento UFMG começa 2020 com uma programação superespecial para toda a família! Brincadeiras, oficinas, contações de histórias e exposições gratuitas agitam as #FériasNoMuseu, que começam em 02 de janeiro e vão até 02 de fevereiro.

A grande novidade deste ano está na exposição temporária Mundos Indígenas, concebida por cinco curadores indígenas que mostram um pouco da vida, dos costumes e das crenças dos povos brasileiros Ye'kwana, Yanomami, Xakriabá, Pataxoop e Tikmũ’ũn.

Além de passear pela exposição, os visitantes podem participar de ações educativas pensadas especialmente para ela. Em Experimentando histórias Yãmîs, o público mergulha nas narrativas maxakalis a partir de um rito sobre animais e transformação. Já a oficina (Des)Encaixando desmistifica alguns estereótipos indígenas por meio de um jogo de quebra-cabeça.

Në ropë vai e vem explora a parte da exposição dedicada ao povo Yanomami através de uma contação de história. Em Weichö – modos de viver, os visitantes conhecem o povo Ye’kwana em uma experiência com pinturas corporais. Já Os Sorielisarb – quem são os outros? revela costumes e tradições de um povo em uma reflexão sobre alteridade.

A atividade História na Esteira convida os pequenos e seus familiares a conhecerem a história do povo Xakriabá com cenário e personagens criados com argila. Para fechar essa programação, Caça ao tesouro no Grande Tempo das Águas promove um jogo pelo museu em busca de desenhos e pinturas indígenas que refletem cenas cotidianas da comunidade Pataxoop da aldeia de Muã Mimatxi. A participação em todas as ações educativas é gratuita mediante a retirada de uma senha na recepção.

Descobrindo o universo!
A astronomia não fica de fora na programação das #FériasNoMuseu. Quem gosta de desbravar o universo pode aproveitar as sessões diárias no Planetário, onde o público viaja pelo espaço sideral sem tirar o pé do chão. A atração é a única paga no Espaço do Conhecimento UFMG, com ingressos a R$ 6,00 (inteira) e R$ 3,00 (meia). A política de gratuidade pode ser consultada aqui.

Os pequenos também poderão sentir na pele o processo de treinamento para ir ao espaço na oficina Um dia de astronauta, além de usar o próprio corpo para prever a visibilidade do nosso satélite natural na atividade Fases da Lua. Na contação de histórias Plutão: ser ou não ser?, o público descobre por que esse planeta anão causa tanto alvoroço no meio científico.

Já em 3, 2, 1... Lançar Foguete!, os visitantes constroem seus próprios foguetes e os lançam em direção ao céu. Na oficina Coleção de Estrelas, o público cria novas constelações a partir de mapas estelares. E na Gincana Astronômica, os pequenos participam de um jogo com twister sobre planetas, adivinhação de objetos astronômicos, quiz sobre a Lua e caça-palavras dos temas abordados nas exposições. Por fim, Conhecendo o Sol revela o ciclo de vida de uma estrela e como é produzida a energia em seu núcleo.

Imaginação solta!
As #FériasNoMuseu também estão cheias de brincadeiras e contação de histórias! O ano já começa com Arquitetura da Imaginação, oficina em que o público vai colocar a criatividade em ação para recriar em desenho suas escolas, moradias e outros espaços públicos. E quem gosta de charadas vai ter que encarnar a figura de um herói grego para completar As 12 tarefas de Hércules.

Em Vida fora da Terra, os visitantes vão entender as condições biológicas necessárias para que haja vida nos planetas do Sistema Solar. Em seguida, é hora de criar esses alienígenas com caneta e papel! Já em Jogos e brincadeiras africanas, os participantes soltam o corpo com tradições bem divertidas de países da África.

Contos Orientais leva os visitantes a outra cultura: o budismo. Eles vão conhecer fábulas infantis que têm origem no Tibet. E outra oficina vai mais longe na história. Alquimia e ciência moderna: incompatíveis? realiza divertidos experimentos para mostrar ao público como a química atual possui partes baseadas na antiga alquimia, que usava técnicas semelhantes a algumas realizadas atualmente em laboratórios.

Já em Brincando de contar histórias, os participantes vão usar a imaginação e o próprio corpo para narrar diferentes crenças sobre o surgimento do mundo e do ser humano. E Invasores microscópicos: ao ataque! convida o público a desenvolver estratégias para se defender de um inimigo misterioso. Ao longo da atividade, os visitantes recebem pistas sobre a identidade desse inimigo, para que a defesa seja bem construída.

A programação de férias termina com a contação de histórias Representações femininas nos contos e nos mitos, que revela como mulheres como Medusa, Lilith e Malévola nem sempre são o que parecem ser.

Informações sobre o Evento

Início do evento 02-01-2020
Fim do evento 02-01-2020
Período do evento: De 02-01-2020
Até 02-02-2020
Entrada Gratuito
Local Espaço do Conhecimento UFMG

Location Map

Buscar evento

Maio   2024
D S T Q Q S S
      1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31  
  • Visite Minas Gerais

    Viaje por Minas e encante-se com as belezas do nosso estado. Natureza, cultura, patrimônio, hospitalidade, cozinha mineira e muito mais você encontra aqui. Acesse o Portal Minas Gerais, conheça nossos atrativos, escolha o destino que mais combina com você e programe sua próxima viagem.

    • Ações em rede: em busca de soluções compartilhadas

      Articular ações em rede é um dos desafios permanentes do Circuito Liberdade. Tendo como ponto de partida a política estadual de cultura, a equipe do Circuito realiza projetos coletivos, que envolvem os diversos equipamentos culturais do complexo.

      O objetivo deste trabalho é ampliar os resultados das atividades e envolver novos grupos no desenvolvimento dos eventos. Em rede, as ações múltiplas e diversificadas alcançam um público maior, potencializam recursos e habilidades e também propiciam o aprendizado e o compartilhamento de soluções.

      Esta concepção, a partir de uma ótica de cooperação, é inerente ao projeto do Circuito Liberdade, que, sob a gestão da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais, se articula com o espaço urbano e os grupos artísticos e populares da capital e do estado de Minas Gerais.

      As ações em rede do Circuito Liberdade são executadas incluindo, além de todos os espaços do projeto, diversos parceiros institucionais públicos e privados. Algumas ações em rede importantes realizadas pelo Circuito são a Primavera de Museu, Semana do Patrimônio, Luzes da Liberdade, entre outros.

      Leia mais

  • Rota Turística Cozinha Mineira

    Rota da cozinha mineira no Circuito Liberdade está localizada na região central da capital, abraçada pelos limites da Av do Contorno e abrigando alguns dos atrativos mais simbólicos do circuito cultural, como o Mercado Central e o Museu de Artes e Ofícios.

    Na rota, os pontos turísticos se unem a estabelecimentos privados que têm a cozinha mineira no seu DNA, criando caminhos e oportunidades de desfrutar nossos sabores aliados à cultura mineira a partir de diversos pontos distintos, mas conectados pela nossa paixão pela comida que é produzida em Minas. 

    Saiba mais aqui