Professor de Direito da UFMG debate a transição de regimes autoritários para democracias em aula aberta no Espaço do Conhecimento

A atual exposição temporária do Espaço do Conhecimento UFMG revela como os conceitos de energia em movimento podem se referir às mais diversas dinâmicas humanas. No próximo sábado, 10 de agosto, às 15h, o professor da Faculdade de Direito da Universidade Emilio Meyer debaterá como o termo transição virou referência para análise de mudanças de regimes autoritários para democracias. A entrada é gratuita.

Na aula aberta Energia e Transição: o que há de movimento na política, Meyer abordará termos que podem ser discutidos a partir da ideia de processo ou alteração, como consolidação, democracia, constituição e justiça de transição. O argumento é que movimentos bruscos, e mesmo golpes com tanques, podem ser gradualmente substituídos por deterioração, declínio e retrocesso. O objetivo principal do encontro é debater os efeitos desses movimentos para o direito e a política na atualidade.

O evento é aberto a todos os públicos e tem duração de uma hora e meia. Para participar, basta retirar uma senha na recepção do museu.

A programação do Espaço ainda conta com outras diversas atrações para todas as idades. Oficinas, contações de histórias e percursos pelas exposições prometem agitar o mês de agosto. Para mais informações, acesse o site e confira as nossas redes sociais.

Informações sobre o Evento

Início do evento 10/08/2019 - 15:00
Fim do evento 10-08-2019
Período do evento: De 10-08-2019
Até 10-08-2019
Entrada Gratuito
Local Espaço do Conhecimento UFMG

Location Map

Buscar evento

Abril   2024
D S T Q Q S S
  1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30        
  • Visite Minas Gerais

    Viaje por Minas e encante-se com as belezas do nosso estado. Natureza, cultura, patrimônio, hospitalidade, cozinha mineira e muito mais você encontra aqui. Acesse o Portal Minas Gerais, conheça nossos atrativos, escolha o destino que mais combina com você e programe sua próxima viagem.

    • Ações em rede: em busca de soluções compartilhadas

      Articular ações em rede é um dos desafios permanentes do Circuito Liberdade. Tendo como ponto de partida a política estadual de cultura, a equipe do Circuito realiza projetos coletivos, que envolvem os diversos equipamentos culturais do complexo.

      O objetivo deste trabalho é ampliar os resultados das atividades e envolver novos grupos no desenvolvimento dos eventos. Em rede, as ações múltiplas e diversificadas alcançam um público maior, potencializam recursos e habilidades e também propiciam o aprendizado e o compartilhamento de soluções.

      Esta concepção, a partir de uma ótica de cooperação, é inerente ao projeto do Circuito Liberdade, que, sob a gestão da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais, se articula com o espaço urbano e os grupos artísticos e populares da capital e do estado de Minas Gerais.

      As ações em rede do Circuito Liberdade são executadas incluindo, além de todos os espaços do projeto, diversos parceiros institucionais públicos e privados. Algumas ações em rede importantes realizadas pelo Circuito são a Primavera de Museu, Semana do Patrimônio, Luzes da Liberdade, entre outros.

      Leia mais

  • Rota Turística Cozinha Mineira

    Rota da cozinha mineira no Circuito Liberdade está localizada na região central da capital, abraçada pelos limites da Av do Contorno e abrigando alguns dos atrativos mais simbólicos do circuito cultural, como o Mercado Central e o Museu de Artes e Ofícios.

    Na rota, os pontos turísticos se unem a estabelecimentos privados que têm a cozinha mineira no seu DNA, criando caminhos e oportunidades de desfrutar nossos sabores aliados à cultura mineira a partir de diversos pontos distintos, mas conectados pela nossa paixão pela comida que é produzida em Minas. 

    Saiba mais aqui