Semana Mundial do Glaucoma: ações de prevenção da doença que mais causa cegueira no mundo acontecem no Espaço do Conhecimento UFMG

Conhecido por ser uma doença silenciosa, o glaucoma é a principal causa de cegueira irreversível no mundo. No Brasil, estima-se que o problema atinja aproximadamente 2 milhões de pessoas, segundo o Ministério da Saúde. O glaucoma é uma enfermidade crônica que não tem cura, mas, na maioria dos casos, pode ser controlada com tratamento adequado e contínuo. Quanto mais precoce for o diagnóstico, maiores serão as chances de se evitar a perda da visão. Com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre o tema, entre 10 e 17 de março, acontece a Semana Mundial do Glaucoma. Em Belo Horizonte, algumas atividades do evento serão realizadas no Espaço do Conhecimento UFMG.

No dia 16 de março, sábado, das 14h às 20h, no dia 17, domingo, das 13h às 17h, o museu recebe uma equipe de cientistas da UFMG que irão apresentar o funcionamento da visão e explicar os princípios básicos do glaucoma, mostrando os sintomas, os fatores de riscos, os exames de diagnóstico e os tratamentos. Tudo isso será feito com uma linguagem simples e forma lúdica, para que os visitantes consigam entender a doença e atuar para preveni-la. A entrada é a gratuita, e a classificação é livre.

A ação é coordenada pelos professores Vinicius Ribas e Giselle Foureaux, ambos do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da Universidade. Ao longo da semana, também haverá atividades na Praça da Liberdade e no ICB, no campus Pampulha.

Informações sobre o Evento

Início do evento 17/03/2019 - 14:00
Fim do evento 18/03/2019 - 17:00
Período do evento: De 16-03-2019
Até 17-03-2019
Entrada Gratuito
Local Espaço do Conhecimento UFMG

Location Map

Buscar evento

Abril   2024
D S T Q Q S S
  1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30        
  • Visite Minas Gerais

    Viaje por Minas e encante-se com as belezas do nosso estado. Natureza, cultura, patrimônio, hospitalidade, cozinha mineira e muito mais você encontra aqui. Acesse o Portal Minas Gerais, conheça nossos atrativos, escolha o destino que mais combina com você e programe sua próxima viagem.

    • Ações em rede: em busca de soluções compartilhadas

      Articular ações em rede é um dos desafios permanentes do Circuito Liberdade. Tendo como ponto de partida a política estadual de cultura, a equipe do Circuito realiza projetos coletivos, que envolvem os diversos equipamentos culturais do complexo.

      O objetivo deste trabalho é ampliar os resultados das atividades e envolver novos grupos no desenvolvimento dos eventos. Em rede, as ações múltiplas e diversificadas alcançam um público maior, potencializam recursos e habilidades e também propiciam o aprendizado e o compartilhamento de soluções.

      Esta concepção, a partir de uma ótica de cooperação, é inerente ao projeto do Circuito Liberdade, que, sob a gestão da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais, se articula com o espaço urbano e os grupos artísticos e populares da capital e do estado de Minas Gerais.

      As ações em rede do Circuito Liberdade são executadas incluindo, além de todos os espaços do projeto, diversos parceiros institucionais públicos e privados. Algumas ações em rede importantes realizadas pelo Circuito são a Primavera de Museu, Semana do Patrimônio, Luzes da Liberdade, entre outros.

      Leia mais

  • Rota Turística Cozinha Mineira

    Rota da cozinha mineira no Circuito Liberdade está localizada na região central da capital, abraçada pelos limites da Av do Contorno e abrigando alguns dos atrativos mais simbólicos do circuito cultural, como o Mercado Central e o Museu de Artes e Ofícios.

    Na rota, os pontos turísticos se unem a estabelecimentos privados que têm a cozinha mineira no seu DNA, criando caminhos e oportunidades de desfrutar nossos sabores aliados à cultura mineira a partir de diversos pontos distintos, mas conectados pela nossa paixão pela comida que é produzida em Minas. 

    Saiba mais aqui