Futuro robotizado? Inteligência Artificial é tema de debate no Café Controverso

A Inteligência Artificial (IA) está em toda parte. Ela é responsável por recomendar filmes, séries e músicas em plataformas de streaming e por traduzir palavras e até frases para outros idiomas, por exemplo. Esse conjunto de mecanismos e softwares, que ganhou muita atenção recentemente por conta de suas aplicações comerciais, começou a ser investigado entre os anos 1950 e 1960. É o futuro dessa tecnologia, no entanto, que pode fascinar uns e assombrar outros. Os robôs vão dominar o mercado de trabalho? Viveremos uma distopia? A IA vai revolucionar a medicina?

A proposta do Café Controverso de abril é justamente debater o que está por vir em um mundo no qual as máquinas estão, cada vez mais, inseridas no cotidiano das pessoas. Participam do evento o professor do Departamento de Ciência da Computação da UFMG Luiz Chaimowicz e a professora do Departamento de Psicologia da UFMG Carmem Flores Prado.

Computadores x Humanos
De acordo com Luiz Chaimowicz, todo o sistema de Inteligência Artificial busca se assemelhar a um ser humano. Essa é uma das particularidades da IA que, de acordo com Luiz, ainda conta com autonomia, capacidade de aprendizado e de tomada de decisões. “Um carro autônomo não precisa apenas funcionar sozinho, mas dirigir como um ser humano dirigiria”, afirma o professor.

Carmem Flores Prado destaca a capacidade das máquinas de fazer cálculos rapidamente e estabelecer probabilidades, mas questiona se essa habilidade pode ser considerada inteligência. A professora ressalta que, para a Psicologia Diferencial, existe apenas um único tipo de inteligência humana, que não é vulnerável à intervenção do ambiente. Ao contrário dos computadores, a inteligência dos seres humanos está em resolver problemas novos, sem experiência prévia.

Os dois participam do debate no próximo sábado, dia 07 de abril, às 11h. A entrada é gratuita, e o público pode participar com perguntas e comentários.

Café Controverso – Inteligência Artificial
Quando: Sábado, 07 de abril, às 11h
Convidados: Luiz Chaimowicz, professor do Departamento de Ciência da Computação, e Carmen Flores Prado, professora do Departamento de Psicologia
Onde: Cafeteria do Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700, Funcionários, BH
Entrada gratuita

Informações sobre o Evento

Início do evento 07/04/2018 - 11:00
Fim do evento 07/04/2018 - 13:00
Período do evento: De 07-04-2018
Até 07-04-2018
Entrada Gratuito

Buscar evento

Abril   2024
D S T Q Q S S
  1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30        
  • Visite Minas Gerais

    Viaje por Minas e encante-se com as belezas do nosso estado. Natureza, cultura, patrimônio, hospitalidade, cozinha mineira e muito mais você encontra aqui. Acesse o Portal Minas Gerais, conheça nossos atrativos, escolha o destino que mais combina com você e programe sua próxima viagem.

    • Ações em rede: em busca de soluções compartilhadas

      Articular ações em rede é um dos desafios permanentes do Circuito Liberdade. Tendo como ponto de partida a política estadual de cultura, a equipe do Circuito realiza projetos coletivos, que envolvem os diversos equipamentos culturais do complexo.

      O objetivo deste trabalho é ampliar os resultados das atividades e envolver novos grupos no desenvolvimento dos eventos. Em rede, as ações múltiplas e diversificadas alcançam um público maior, potencializam recursos e habilidades e também propiciam o aprendizado e o compartilhamento de soluções.

      Esta concepção, a partir de uma ótica de cooperação, é inerente ao projeto do Circuito Liberdade, que, sob a gestão da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais, se articula com o espaço urbano e os grupos artísticos e populares da capital e do estado de Minas Gerais.

      As ações em rede do Circuito Liberdade são executadas incluindo, além de todos os espaços do projeto, diversos parceiros institucionais públicos e privados. Algumas ações em rede importantes realizadas pelo Circuito são a Primavera de Museu, Semana do Patrimônio, Luzes da Liberdade, entre outros.

      Leia mais

  • Rota Turística Cozinha Mineira

    Rota da cozinha mineira no Circuito Liberdade está localizada na região central da capital, abraçada pelos limites da Av do Contorno e abrigando alguns dos atrativos mais simbólicos do circuito cultural, como o Mercado Central e o Museu de Artes e Ofícios.

    Na rota, os pontos turísticos se unem a estabelecimentos privados que têm a cozinha mineira no seu DNA, criando caminhos e oportunidades de desfrutar nossos sabores aliados à cultura mineira a partir de diversos pontos distintos, mas conectados pela nossa paixão pela comida que é produzida em Minas. 

    Saiba mais aqui