EXPOSIÇÃO NO MUSEU DOS MILITARES MINEIROS COMEMORA OS 43 ANOS DA INCLUSÃO DAS MULHERES NA POLÍCIA MILITAR DE MINAS GERAIS E PROMOVE ENCONTRO ENTRE AS VETERANAS

A mostra traz elementos da época como fotos, fardas e documentos que narram a trajetória da inserção das mulheres na corporação.

Até o dia 30 de setembro, o Museu dos Militares MIneiros apresenta a exposição “43 anos da presença feminina na Polícia Militar”, em homenagem ao Dia da Policial Feminina, comemorado desde 2021 no dia 01 de setembro. A mostra traz elementos da época como fotos, fardas e documentos que narram a trajetória da inserção das mulheres na corporação.

“É tão difícil ver algum tipo de memória sobre as mulheres. Só percebemos apoio e lembranças da 1ª turma de sargentos”, diz a Capitã veterana Rosilene Perpétuo, que ingressou na PMMG em 1986, na 1ª Turma de Soldados.

Capitã Rosilene é uma das 55 veteranas confirmadas para um encontro especial proposto pelo museu entre as mulheres das primeiras turmas de formação da Polícia Feminina, previsto para acontecer nesta sexta-feira, dia 20, a partir das 15h. “Estaremos lá. A expectativa maior é o encontro pessoal mesmo, a curiosidade de saber o que ficou daquele tempo”, diz a Capitã Márcia Freitas, também da 1ª Turma.

O tempo a que se refere data de 1981, com o início do Curso de Formação de Sargentos Femininas. Após seis meses de intensa preparação profissional, as 112 alunas que lograram êxito nos exames finais foram promovidas à graduação de 3º Sgt PM Fem. A solenidade de formatura foi realizada na Academia de Polícia Militar no dia 02 de abril de 1982.

Nessa época, a missão principal das policiais era realizar atividades de policiamento ostensivo. Suas ações eram voltadas, em grande parte, para o atendimento de mulheres, crianças e idosos. Seus postos de policiamento estavam situados no aeroporto da Pampulha, aeroporto de Confins, terminal rodoviário, Parque das Mangabeiras, Parque Municipal, Praça Sete, Praça da Savassi, BH Shopping, Central Shopping, TV Alterosa (Clubinho da Tia Dulce), Palácio das Artes, Palácio da Liberdade e outros.

“Eu creio que esta iniciativa de prestigiar o começo de tudo será um reconhecimento do que vivemos e de todos os desafios que passamos. É importante divulgar nossa história para as novas gerações de policiais que muitas das vezes não tem conhecimento de como foi o começo e a trajetória ao longo desses 43 anos. Também estou ansiosa para rever minhas amigas que não vejo há muito tempo”, conclui a 3ª Sgt Elaine Silva.

Museu dos Militares MIneiros

Inaugurado há dez anos, o Museu dos Militares Mineiros faz parte do Circuito Liberdade e apresenta a história, a memória e a cultura das corporações militares mineiras, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. Além disso, propõe uma reflexão sobre o papel destas corporações no cotidiano dos cidadãos e na reafirmação de elementos essenciais para a identidade mineira.

Entre as peças em exposição estão uniformes, medalhas, armamentos, fotografias, instrumentos musicais, viaturas e equipamentos de campanhas, além de alguns documentos importantes não só para as corporações, mas para a cultura de Minas.

O Museu dos Militares MIneiros é um equipamento da Diretoria de Museus - DIMUS, subordinado à Secretaria de Estado da Cultura e Turismo do Estado de Minas Gerais por meio da Superintendência de Museus, Bibliotecas e Economia da Criatividade.

Serviço:

43 anos da presença feminina na PMMG
Período de visitação: até 30 de setembro de 2024
Horário de funcionamento: das 11h às 17h

Encontro de veteranas da Polícia MIlitar de MInas Gerais

Data: 20 de setembro de 2024
Horário: 15h
Local: Museu dos Militares Mineiros - auditório
Endereço: Rua dos Aimorés, 698 – Funcionários, BH
Instagram:
https://www.instagram.com/museudosmilitaresmineiros/
Informações: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
  • Visite Minas Gerais

    Viaje por Minas e encante-se com as belezas do nosso estado. Natureza, cultura, patrimônio, hospitalidade, cozinha mineira e muito mais você encontra aqui. Acesse o Portal Minas Gerais, conheça nossos atrativos, escolha o destino que mais combina com você e programe sua próxima viagem.

    • Ações em rede: em busca de soluções compartilhadas

      Articular ações em rede é um dos desafios permanentes do Circuito Liberdade. Tendo como ponto de partida a política estadual de cultura, a equipe do Circuito realiza projetos coletivos, que envolvem os diversos equipamentos culturais do complexo.

      O objetivo deste trabalho é ampliar os resultados das atividades e envolver novos grupos no desenvolvimento dos eventos. Em rede, as ações múltiplas e diversificadas alcançam um público maior, potencializam recursos e habilidades e também propiciam o aprendizado e o compartilhamento de soluções.

      Esta concepção, a partir de uma ótica de cooperação, é inerente ao projeto do Circuito Liberdade, que, sob a gestão da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais, se articula com o espaço urbano e os grupos artísticos e populares da capital e do estado de Minas Gerais.

      As ações em rede do Circuito Liberdade são executadas incluindo, além de todos os espaços do projeto, diversos parceiros institucionais públicos e privados. Algumas ações em rede importantes realizadas pelo Circuito são a Primavera de Museu, Semana do Patrimônio, Luzes da Liberdade, entre outros.

      Leia mais

  • Rota Turística Cozinha Mineira

    Rota da cozinha mineira no Circuito Liberdade está localizada na região central da capital, abraçada pelos limites da Av do Contorno e abrigando alguns dos atrativos mais simbólicos do circuito cultural, como o Mercado Central e o Museu de Artes e Ofícios.

    Na rota, os pontos turísticos se unem a estabelecimentos privados que têm a cozinha mineira no seu DNA, criando caminhos e oportunidades de desfrutar nossos sabores aliados à cultura mineira a partir de diversos pontos distintos, mas conectados pela nossa paixão pela comida que é produzida em Minas. 

    Saiba mais aqui