CASA FIAT DE CULTURA FAZ SERENATA DE MÚSICA ITALIANA EM EDIÇÃO DO MÚSICA NA CAPELA DESTE DOMINGO

Além de canções clássicas e tradicionais italianas, Grupo d’Lima também celebra a conexão entre Brasil e Itália

No mês em que é celebrada a Festa della Repubblica, a data mais importante do calendário de feriados civis da Itália, a Casa Fiat de Cultura convida o Grupo d’Lima para edição especial do Música na Capela. Com o tema “Viva la Repubblica - Una Serata di Musica Italiana", a apresentação une o clássico e o contemporâneo em uma performance dedicada à música italiana. O espetáculo será realizado no dia 4 de junho, das 11h às 12h, na Capela de Santana, nos jardins da Casa Fiat de Cultura, com entrada gratuita

Durante a apresentação, canções icônicas como "La Solitudine", muito conhecida na voz de Laura Pausini e "Con te partirò", gravada pelo tenor italiano Andrea Bocelli, além das  tradicionais "O Sole Mio", uma das mais famosas canções napolitanas, "Nessun Dorma", de Giacomo Puccini,  e "Nella Fantasia", de Ennio Morricone, serão revividas pelo Grupo d’Lima, que promete emocionar o público.

O repertório também celebra a conexão entre Brasil e Itália, com as canções “Vieste”, fruto da parceria entre Ivan Lins e Vítor Martins, “Come Fa un Onda”, de Lulu Santos e Nelson Motta, e “Romaria”, de Renato Teixeira. Haverá uma homenagem à canção napolitana com "La Donna e Mobile" e "Va Pensiero", de Giuseppe Verdi, destacando a riqueza e a tradição da música italiana. O espetáculo incluirá uma releitura emocionante do clássico "Volare (Nel Blu Dipinto Di Blu)", de Domenico Modugno e Franco Migliacci, em um arranjo inovador. Além disso, será celebrado o espírito de resistência e liberdade com a emblemática "Bella Ciao", um hino atemporal.

Desde 2015, o Música na Capela busca ampliar a formação musical do público, ao oferecer apresentações de experientes corais e grupos de câmara, com repertório diversificado e acesso gratuito. O programa é uma realização da Casa Fiat de Cultura e do Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Conta com o patrocínio da Fiat e do Banco Safra, e co-patrocínio do Banco Fidis e da Brose do Brasil. O evento tem apoio institucional do Circuito Liberdade, além do apoio do Programa Amigos da Casa e do Governo de Minas.

d’Lima

Com uma sólida trajetória de 18 anos e mais de três mil eventos realizados, o d'Lima se estabeleceu como uma referência em música ao vivo para cerimônias de casamento, eventos sociais e culturais, não só em Minas Gerais mas em todo Brasil. Composto por talentosos músicos, cuja formação inclui vocais, piano e violino, o grupo é reconhecido pela sua capacidade de interpretar um repertório diversificado e sofisticado. Sua música abrange uma gama rica de estilos, desde o erudito até o popular, incluindo canções icônicas que marcaram época, temas de filmes, clássicos internacionais, além de bossa nova e música brasileira.

Casa Fiat de Cultura

A Casa Fiat de Cultura cumpre importante papel na transformação do cenário cultural brasileiro, ao realizar prestigiadas exposições. A programação estimula a reflexão e interação do público com várias linguagens e movimentos artísticos, desde a arte clássica até a arte digital e contemporânea. Por meio do Programa Educativo, a instituição articula ações para ampliar a acessibilidade às exposições, desenvolvendo réplicas de obras de arte em 3D, materiais em braille e atendimento em libras. Mais de 70 mostras, de consagrados artistas brasileiros e internacionais, já foram expostas na Casa Fiat de Cultura, entre os quais Caravaggio, Rodin, Chagall, Tarsila, Portinari entre outros. Há 17 anos, o espaço apresenta uma programação diversificada, com música, palestras, residência artística, além do Ateliê Aberto – espaço de experimentação artística – e de programas de visitas com abordagem voltada para a valorização do patrimônio cultural e artístico. A Casa Fiat de Cultura é situada no histórico edifício do Palácio dos Despachos e apresenta, em caráter permanente, o painel de Portinari, Civilização Mineira, de 1959. O espaço integra um dos mais expressivos corredores culturais do país, o Circuito Liberdade, em Belo Horizonte. Mais de 3,5 milhões de pessoas já visitaram suas exposições e 600 mil participaram de suas atividades educativas.

Música na Capela com o Grupo D’Lima
“Viva la Repubblica - Una Serata di Musica Italiana"

4 de junho de 2023, domingo, das 11h às 12h

Espaço sujeito à lotação