Encontro de Bandas Militares destaca as corporações da Polícia Militar de Minas Gerais, Aeronáutica e Exército

No próximo domingo (28), a partir das 10h, o Circuito Liberdade recebe na Praça da Liberdade o Encontro de Bandas Militares. O evento celebrará a tradição e o talento das bandas musicais da Polícia Militar de Minas Gerais, da Banda da Aeronáutica e da Banda do Exército. Reconhecidas por sua excelência musical e compromisso com a história de suas instituições, essas bandas prometem oferecer uma experiência inesquecível.

A Banda de Música do Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), uma organização de ensino do Comando da Aeronáutica sediada em Lagoa Santa, terá o privilégio de se apresentar no evento. Atualmente sob a regência do 1º Tenente Músico Eduardo Marques, a Banda Asas de Minas, como é conhecida, possui 47 músicos e tem como missão resgatar o sentimento de patriotismo latente em cada um de nós, além de fortalecer os valores e a imagem da Força Aérea junto à sociedade brasileira.

As Bandas de Música são instituições de grande importância para a sociedade, com sua formação baseada em instrumentos de sopro e percussão. Elas representam uma das formas mais significativas de manifestação cultural, marcando presença nos eventos sociais mais importantes das cidades, sejam eles civis, militares ou religiosos.

Destaca-se, portanto, as Bandas de Música da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais, que têm como objetivo participar de solenidades e eventos da instituição, promovendo maior interação com a sociedade por meio de apresentações em escolas, concertos musicais, encontros de bandas, formaturas, eventos em asilos, celebrações religiosas, entre outros. Essas ações reforçam a evolução da política de segurança pública, alinhada ao modelo de Polícia Comunitária e ao serviço policial voltado para os direitos humanos, estabelecendo um elo positivo entre a Polícia Militar e a comunidade.

A Banda de Música da Polícia Militar de Minas Gerais, sediada em Belo Horizonte, foi fundada em 1954, sob a direção do Maestro Subtenente Músico Alonso Sales Pereira, no então Departamento de Instrução, atual Academia de Polícia Militar, no bairro Prado. Desde sua criação, a banda desempenha sua função acadêmica e se apresenta em solenidades cívicas e militares, concertos, eventos culturais como Encontros de Bandas de Música em Minas Gerais e outros estados, além de formaturas e celebrações religiosas. Atualmente, a Banda de Música da PMMG em Belo Horizonte é regida pelo Sub Tenente Márcio Jesus.

O Encontro de Bandas Militares promete ser um espetáculo emocionante e uma oportunidade única para apreciar a arte musical dessas respeitadas corporações. Convidamos a população de Belo Horizonte e região a prestigiar esse evento e desfrutar de um repertório diversificado apresentado pelas talentosas bandas da Polícia Militar de Minas Gerais, Aeronáutica e Exército.

A realização é do Governo do Estado de Minas Gerais, Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, por meio da Fundação Clóvis Salgado, Circuito Liberdade e Polícia Militar de Minas Gerais e patrocínio da Copasa. A correalização é da APPA – Arte e Cultura.

Encontro de Bandas Militares

Local: Palácio da Liberdade e Praça da Liberdade