CENTRO DE ARTE POPULAR INAUGURA EXPOSIÇÃO “ENTRELAÇADOS” COM PINTURAS DE ANNAMÉLIA E POEMAS DE NELLO RANGEL

O Centro de Arte Popular inaugura no próximo dia 3 de junho de 2023, sábado, às 14h30 a exposição temporária “Entrelaçados”

A mostra reúne 38 pinturas de Annamélia, a maioria produzida entre os anos de 2020 e 2021, cuja temática perpassa por questões existenciais contemporâneas – isolamento, susto, apreensão, dúvida em relação ao tempo presente e preocupações sociais que se arrastam sem solução. A exposição contará com textos poéticos de Nello Rangel, filho da pintora.

Ainda no dia da abertura da mostra será lançado o livro “Entrelaçados”, que deu origem ao nome da exposição. A obra tem autoria de Nello Rangel e ilustrações de Annamélia.

Aluna da primeira turma do curso de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Annamélia Lopes é desenhista, gravadora, pintora e professora. Na década de 1970, junto ao seu marido, o pintor Nello Nuno, criou os cursos de arte que deram origem à Escola de Arte Rodrigo Mello Franco de Andrade, da FAOP, da qual foi diretora e professora de desenho e gravura. Participou da 10ª e da 11ª Bienal de São Paulo, do I e II Salão Nacional de Arte Contemporânea de Belo Horizonte, da Pré-Bienal de São Paulo (1970), da Exposição “A Gravura Brasileira” (1970), do I Salão de Artes Visuais da Fundação Clóvis Salgado (1984). Realizou exposição individual em Belo Horizonte (1986) e participou da Exposição “Identidade Virtual” (1994).

Nello Rangel é artista plástico, professor de artes e psicólogo.

CENTRO DE ARTE POPULAR

Localizado nas adjacências da Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, o Centro de Arte Popular foi inaugurado em 19 de março de 2012 e exibe ao público a riqueza da cultura produzida pelos artistas populares de Minas Gerais. A instituição tem por objetivo divulgar a pluralidade e a diversidade cultural mineira, dinamizando a produção, o consumo e a fruição artística, além de atuar como poderoso agente de inclusão social.

O acervo do CAP é composto por objetos confeccionados em madeira, cerâmica, tecido, fibras naturais, pedras, além de outros suportes e linguagens. A originalidade e a criatividade do artista popular mineiro estão ao alcance dos olhos dos visitantes, assim como o domínio do fazer artístico sobre as matérias-primas proporcionadas pela natureza.

Produzida de forma espontânea, sem determinação direta dos circuitos acadêmicos de transmissão de saberes e geralmente oriunda dos estratos populares da sociedade, a arte popular revela autonomia e capacidade de subversão em relação aos cânones ditados pelo saber erudito, a despeito do constante fluxo e das trocas que permeiam essas instâncias.

A instituição conta com um programa de ação educativa permanente e produz exposições temporárias, oficinas e eventos diversos relacionados às diversas expressões da arte criadas pelo homem ao longo dos tempos no território que corresponde ao Estado de Minas Gerais.

O Centro de Arte Popular é integrante do Circuito Liberdade, complexo cultural sob gestão da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) e que reúne diversos espaços com as mais variadas formas de manifestação de arte e cultura em transversalidade com o turismo. Trabalhando em rede, as atividades dos equipamentos parceiros ao Circuito buscam desenvolvimento humano, cultural, turístico, social e econômico, com foco na economia criativa como mecanismo de geração de emprego e renda, além da democratização e ampliação do acesso da população às atividades propostas.

Exposição Temporária “Entrelaçados”

Curadoria: Núcleo de Extensão da Fundação de Arte de Ouro Preto

Data da Abertura: 3 de junho de 2023

Horário: 14h30 às 18h

Período de Visitação: 3 de junho a 2 de julho de 2023

Local: Sala de Exposições Temporárias do Centro de Arte Popular

Endereço: Rua Gonçalves Dias, 1608 - Lourdes - BH/MG. CEP: 30140-092

Horário de Funcionamento: Terça a Sexta-Feira 12h às 19h| Sábados, Domingos e Feriados 11h às 17h.

Facebook: https://www.facebook.com/centrodeartepopular.mg/

Instagram: https://www.instagram.com/centrodeartepopular/