MUSEU MINEIRO RECEBE A 21ª EDIÇÃO DA FEIRA MOSTRÔ – MOSTRA DE ARTE E CULTURA DA MINEIRIDADE NESTE FIM DE SEMANA COM UMA CAMPANHA PARA COMPRA DE PRODUTORES LOCAIS NO DIA DAS MÃES

O projeto, que traz a Mineiridade em toda sua concepção, conta com a parceria da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais para promover a riqueza da cultura mineira. Evento é gratuito e acontece no dia 13 de maio, de 11h a 18h, e reúne 30 expositores mineiros de diversos segmentos da economia criativa do estado.

A Mineiridade não parte de algo abstrato, ela faz parte do caldo cultural que envolve os mineiros e se desenvolveu a partir da confluência dos saberes de matrizes africanas, das tradições indígenas e de tantas outras culturas. A Mineiridade está no modo de se tocar viola, nas rezas, no congado, nas folias de minas, nas benzedeiras, na cozinha mineira, no acolhimento de um povo. É onde as próprias interações do cotidiano e da formação cultural são transpostas da coletividade, do fazer prosaico da vida cotidiana, para a ação, rememorações e modos de agir e fazer cultural. A partir dessa concepção, a Feira Mostrô – Mostra de Arte e Cultura da Mineiridade leva para o Museu Mineiro, no dia 13 de maio, de 11h às 18h, 30 expositores de diversos segmentos da economia criativa e da cultura de Minas Gerais para promover o que o estado mineiro possui em toda sua pujança cultural. O evento é gratuito e inaugura a parceria do projeto com a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais.

Com a proposta de impulsionar ainda mais a economia criativa de Minas Gerais, a 21ª edição da Feira Mostrô leva para o Museu Mineiro produtos e serviços de artesãos, microempreendedores individuais e pequenos comerciantes mineiros. A programação conta com DJ Pedro Pizelli e oferece ao público a diversidade da gastronomia, do vestuário, do artesanato e de outros segmentos da cultura do estado. Entre os participantes desta edição se destacam os expositores que estão fazendo uma campanha especifica para as compras do dias das mães .

“A Feira Mostrô – Mostra de Arte e Cultura da Mineiridade tem como objetivo ser um importante vetor e propagador da economia criativa e da riqueza cultural de Minas Gerais.  Para isso, foram convidados 30 expositores de diversos segmentos da cultura da Mineiridade, como a gastronomia mineira, perfumaria e banho, artesanato, design e literatura. A Feira também possibilita uma programação recheada de atividades e entretenimento. A proposta tem como princípio norteador é promover a mineiridade em todas as suas instâncias e abarcar a moda, a cozinha, a música e tudo o que o estado mineiro traz de legado para a cultura brasileira. A parceria com a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo é um reconhecimento para as ações desenvolvidas pela Mostrô e estar num equipamento cultural que transpira a cultura mineira como o Museu MIneiro, é um privilégio para nós”, explica Bosco Ladeira, coordenador geral da Mostrô BH.

MOSTRÔ BH

A Mostrô BH foi idealizada como um espaço de valorização de artistas e produtores locais, fazedores de arte e entusiastas em trabalhar com aquilo que amam fazer. O princípio  norteador é o impulso à cultura mineira, agregando vários segmentos, como literatura, gastronomia, vestuário, artesanato, design, jardinagem, dentre outros.  A Mostrô BH iniciou as atividades em agosto de 2021 e já contou com mais de 1.500 expositores, 70 apresentações artísticas culturais, 30 oficinas, e muitas outras atrações. A Mostrô BH tem como principal meta valorizar a economia criativa de Minas Gerais ao dar visibilidade ao trabalho de artistas, produtores e trabalhadores e trabalhadoras da cultura no estado.

Feira Mostrô 4

MUSEU MINEIRO

O Museu Mineiro está localizado no corredor de acesso à Praça da Liberdade, em um belo casarão do final do século XIX que faz parte do conjunto arquitetônico original da cidade de Belo Horizonte. Foi residência oficial e posteriormente sede do Senado Mineiro. O Museu possui um riquíssimo acervo que reúne imagens sacras, equipamentos litúrgicos, mobiliário, moedas, armas e achados arqueológicos. São mais de 3.500 peças, incluindo o

acervo da Pinacoteca do Estado. Sua coleção de arte sacra é memorável, com peças do barroco mineiro, e em sua pinacoteca destacam-se obras do mestre Ataíde e de importantes artistas mineiros como Celso Renato, Inimá de Paula, Amilcar de Castro, Márcio Sampaio, Carlos Bracher e Aníbal Mattos, além de renomados artistas brasileiros como Volpi e Di Cavalcanti. 

SERVIÇO

FEIRA MOSTRÔ – MOSTRA DE ARTE E CULTURA DA MINEIRIDADE

Data: 13 de maio

Horário:  10h às 18h

Local: Museu Mineiro

Entrada Gratuita

MUSEU MINEIRO

Endereço: Av. João Pinheiro, 342 - Funcionários - Belo Horizonte/ MG

Horário de Visitação: Terça a Sexta-feira, das 12h às 19h. Sábado e Domingo, das 11h às 17h.

Facebook: https://www.facebook.com/museumineiro.mg/

Instagram: https://www.instagram.com/museumineiro/

0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
  • Visite Minas Gerais

    Viaje por Minas e encante-se com as belezas do nosso estado. Natureza, cultura, patrimônio, hospitalidade, cozinha mineira e muito mais você encontra aqui. Acesse o Portal Minas Gerais, conheça nossos atrativos, escolha o destino que mais combina com você e programe sua próxima viagem.

    • Ações em rede: em busca de soluções compartilhadas

      Articular ações em rede é um dos desafios permanentes do Circuito Liberdade. Tendo como ponto de partida a política estadual de cultura, a equipe do Circuito realiza projetos coletivos, que envolvem os diversos equipamentos culturais do complexo.

      O objetivo deste trabalho é ampliar os resultados das atividades e envolver novos grupos no desenvolvimento dos eventos. Em rede, as ações múltiplas e diversificadas alcançam um público maior, potencializam recursos e habilidades e também propiciam o aprendizado e o compartilhamento de soluções.

      Esta concepção, a partir de uma ótica de cooperação, é inerente ao projeto do Circuito Liberdade, que, sob a gestão da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais, se articula com o espaço urbano e os grupos artísticos e populares da capital e do estado de Minas Gerais.

      As ações em rede do Circuito Liberdade são executadas incluindo, além de todos os espaços do projeto, diversos parceiros institucionais públicos e privados. Algumas ações em rede importantes realizadas pelo Circuito são a Primavera de Museu, Semana do Patrimônio, Luzes da Liberdade, entre outros.

      Leia mais

  • Rota Turística Cozinha Mineira

    Rota da cozinha mineira no Circuito Liberdade está localizada na região central da capital, abraçada pelos limites da Av do Contorno e abrigando alguns dos atrativos mais simbólicos do circuito cultural, como o Mercado Central e o Museu de Artes e Ofícios.

    Na rota, os pontos turísticos se unem a estabelecimentos privados que têm a cozinha mineira no seu DNA, criando caminhos e oportunidades de desfrutar nossos sabores aliados à cultura mineira a partir de diversos pontos distintos, mas conectados pela nossa paixão pela comida que é produzida em Minas. 

    Saiba mais aqui