O evento, realizado em parceria com a Pró-reitoria de Cultura da UFMG, integra o projeto Multiverso, que retorna ao museu no dia 20 de maio, às 17h, com narração de textos da obra roseana

A arte de narrar histórias sobre um lugar tão estimado e repleto de desdobramentos como o Sertão de João Guimarães Rosa é uma experiência que proporciona múltiplas sensações e emoções. Essa é a proposta que marca o retorno do projeto Multiverso ao Espaço do Conhecimento UFMG. No dia 20 de maio, às 17h, Fábio Barbosa e o Grupo Miguilim convidam o público a refletir sobre a travessia da vida, que reverbera nas personagens do sertão mineiro, por meio de uma imersão que dará vida a textos da obra roseana.

Grupo de Contadores de Estórias Miguilim

O Grupo de Contadores de Estórias Miguilim é constituído por jovens moradores de Cordisburgo, cidade natal de João Guimarães Rosa, localizada a 130 km da capital mineira. A cidade abriga, desde 1974, o Museu Casa Guimarães Rosa (MCGR), vinculado à Superintendência de Museus e Artes Visuais da Secretaria de Estado de Cultura/MG.

A criação do Grupo, em 1995, foi uma iniciativa da médica Calina Guimarães, prima do escritor. Desde 2000, as contadoras de estórias Dôra Guimarães e Elisa Almeida, integrantes do Grupo Tudo Era Uma Vez, uniram-se a Calina na formação dos membros do Grupo Miguilim. Posteriormente, passaram a participar desse processo a pedagoga Lúcia Corrêa Goulart de Castro, na pré-seleção de candidatos, e Fábio Júnio Barbosa, ex-integrante e atual coordenador do Grupo dentro do MCGR. Fábio é também o responsável pela avaliação da aptidão para narrar e receber o público visitante.

As apresentações dos contadores de estórias no âmbito do MCGR têm sido fonte de inspiração para outros projetos que, a exemplo dos Miguilins, procuram integrar arte, literatura, desenvolvimento pessoal e comunitário. O modelo criado em Cordisburgo foi implementado ou adaptado por entidades de outros municípios mineiros, como em Araçaí, Morro da Garça, Três Marias e Itabira.

Fábio Barbosa

Formado em Serviço Social, nascido em Cordisburgo (MG). É ator, contador de histórias e membro da primeira geração do Grupo de Contadores de Estórias Miguilim. Trabalha no Museu Casa Guimarães Rosa, na coordenação local das atuais gerações do Grupo Miguilim. Foi coordenador do Grupo de Contadores de Estórias da cidade de Morro da Garça (MG) entre os anos de 2018 e 2020. Produtor e diretor cultural do Grupo Caminhos do Sertão. Membro do Grupo Teatral “O Banquete”. Perguntador da obra roseana.

Foto Fábio

Multiverso

Gratuito e aberto ao público, o Multiverso acontece desde 2017, sempre às 17h. A edição de maio de 2023 marca o retorno do projeto após a última edição promovida em outubro de 2022. As apresentações integram o Circuito Cultural UFMG, realizado pela Pró-reitoria de Cultura (Procult), em parceria com os museus e espaços de cultura da UFMG.

MULTIVERSO ESTÓRIAS ROSEANAS

Para descobrir mais sobre o Sertão, que envolve essa edição do Multiverso, confira a exposição virtual “Sertão Mundo” do Espaço do Conhecimento UFMG: bit.ly/exposertaomundo

Redes Sociais: Instagram: @espacoufmg  / Twitter: @espacoufmg /  Facebook: espacodoconhecimentoufmg

Serviço: Grupo Miguilim e Fábio Barbosa transportam o público para o sertão de Guimarães Rosa no Espaço do Conhecimento UFMG

Quando: 20 de maio, às 17h

Apresentação: Grupo Miguilim e Fábio Barbosa

Público: Todas as idades

Duração aproximada: 1h

Onde: Espaço do Conhecimento UFMG (Praça da Liberdade, 700 - Funcionários)

Assessoria de Comunicação: Fernando Silva

espacoufmg.comunicacao@gmail.com / (31) 98628-4885

O Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. Sua programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o museu é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas. O Espaço integra a Pró-reitoria de Cultura (ProCult) da Universidade e conta com a Fundação Rodrigo Mello Franco de Andrade (FRMFA) e a Fundação de Apoio da UFMG (Fundep) na gestão administrativa-financeira de seus projetos. É amparado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio do Instituto Unimed-BH e da Cemig.

Sobre o Instituto Unimed-BH

Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH, desde 2003, desenvolve projetos socioculturais e ambientais visando a formação da cidadania, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, ampliar o acesso à cultura, valorizar os espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou cerca de R$140 milhões por meio das Leis municipal e federal de Incentivo à Cultura, viabilizado pelo patrocínio de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores. No último ano, mais de 7 mil postos de trabalho foram gerados e 3,9 milhões pessoas foram alcançadas por meio de projetos em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Clique aqui e conheça mais sobre os resultados do Instituto Unimed-BH.

Sobre a Cemig

A Cemig é a maior incentivadora de Cultura em Minas Gerais e uma das maiores do país, investindo em projetos culturais, esportivos e sociais, por meio das leis de dedução fiscal estadual e federal; preservando o patrimônio, a memória e a identidade dos mineiros. Além de incentivar produtores e artistas, o apoio da Cemig traz benefícios diretos à população, que passa a ter acesso aos bens culturais de maneira mais segura e democrática. A experimentação também está aliada ao negócio da empresa que, além de trabalhar com fontes de energia limpas e de matrizes energéticas sustentáveis, busca continuamente a inovação, aliada à pesquisa e ao desenvolvimento.