Espaço do Conhecimento UFMG promove a oficina “Sábado com Libras: Profissões sem barreiras”

A atividade, voltada à acessibilidade no mercado de trabalho, acontecerá no sábado (13/05), às 14h

Desde 2015, o Espaço do Conhecimento UFMG se dedica à troca de conhecimento acerca da Linguagem Brasileira de Sinais (LIBRAS), com oficinas mensais de temáticas variadas, como teatro, música, astronomia e conteúdos voltados aos universos de sentido das exposições do museu. Com a missão de ampliar a acessibilidade em seus ambientes, o Espaço do Conhecimento, juntamente com a intérprete Dinalva Andrade, vêm promovendo encontros que visam uma comunicação mais inclusiva e plural.

 

Neste mês de maio, o projeto busca discutir, na oficina “Profissões sem barreiras”, a importância da acessibilidade no ambiente de trabalho, com a apresentação de termos, profissões e expressões em Libras. Em um país onde o número de pessoas surdas ultrapassa os 10 milhões, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE/2010), é imprescindível a quebra de impedimentos e atitudes capacitistas que impossibilitam a plena participação de pessoas com deficiências em diferentes contextos. Estas barreiras são descritas, de acordo com Art. 3º, inciso I da Lei Brasileira de Inclusão de 2015, como “qualquer entrave, obstáculo, atitude ou comportamento que limite ou impeça a participação social da pessoa, bem como o gozo, a fruição e o exercício de seus direitos à acessibilidade, à liberdade de movimento e de expressão, à comunicação, ao acesso à informação, à compreensão, à circulação com segurança, entre outros.”

 

O Espaço do Conhecimento UFMG, como um ambiente museológico, científico-cultural e educativo, busca agir, por meio de seus projetos, na quebra de barreiras atitudinais e no compartilhamento de saberes de maneira acessível e inclusiva. O Sábado com Libras: Profissões sem barreiras acontecerá no dia 13/05 (sábado), às 14h, para 25  jovens e adultos, surdos ou ouvintes, interessados na temática. A participação acontece sem inscrição prévia e mediante retirada de ingressos individuais na recepção do museu, disponíveis 2h antes do início da atividade. O preenchimento das vagas será por ordem de chegada.



Serviço: Sábado com Libras: Profissões sem barreiras

Data: 13 de maio (sábado) - 14h

Onde: Espaço do Conhecimento UFMG Praça da Liberdade, 700 - Funcionários

Número de vagas: até 25 pessoas

Descrição: Na oficina, será discutida a importância da acessibilidade nos ambientes de trabalho e a quebra das barreiras atitudinais. Serão apresentados termos, profissões e expressões na Língua Brasileira de Sinais. Nesse sentido, a oficina tem como objetivo estimular a acessibilidade e inclusão, bem como facilitar a comunicação com pessoas surdas no mercado de trabalho.

Assessoria de Comunicação: Fernando Silva

espacoufmg.comunicacao@gmail.com / (31) 98628-4885

 

O Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. Sua programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o museu é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas. O Espaço integra a Pró-reitoria de Cultura (ProCult) da Universidade e conta com a Fundação Rodrigo Mello Franco de Andrade (FRMFA) e a Fundação de Apoio da UFMG (Fundep) na gestão administrativa-financeira de seus projetos. É amparado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio do Instituto Unimed-BH e da Cemig.

 

Sobre o Instituto Unimed-BH

Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH, desde 2003, desenvolve projetos socioculturais e ambientais visando à formação da cidadania, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, fomentar a economia criativa, valorizar os espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou cerca de R$155 milhões por meio das Leis municipal e federal de Incentivo à Cultura, fundos do Idoso e da Infância e Adolescência, com o apoio de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH. No último ano, mais de 6,5 mil postos de trabalho foram gerados e 4,8 milhões de pessoas foram alcançadas por meio de projetos em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Acesse www.institutounimedbh.com.br e saiba mais.

 

Sobre a Cemig

A Cemig é a maior incentivadora de cultura em Minas Gerais e uma das maiores do país, investindo em projetos culturais, esportivos e sociais, por meio das leis de dedução fiscal estadual e federal; preservando o patrimônio, a memória e a identidade dos mineiros. Além de incentivar produtores e artistas, o apoio da Cemig traz benefícios diretos à população, que passa a ter acesso aos bens culturais de maneira mais segura e democrática. A experimentação também está aliada ao negócio da empresa que, além de trabalhar com fontes de energia limpas e de matrizes energéticas sustentáveis, busca continuamente a inovação, aliada à pesquisa e ao desenvolvimento.

0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
  • Visite Minas Gerais

    Viaje por Minas e encante-se com as belezas do nosso estado. Natureza, cultura, patrimônio, hospitalidade, cozinha mineira e muito mais você encontra aqui. Acesse o Portal Minas Gerais, conheça nossos atrativos, escolha o destino que mais combina com você e programe sua próxima viagem.

    • Ações em rede: em busca de soluções compartilhadas

      Articular ações em rede é um dos desafios permanentes do Circuito Liberdade. Tendo como ponto de partida a política estadual de cultura, a equipe do Circuito realiza projetos coletivos, que envolvem os diversos equipamentos culturais do complexo.

      O objetivo deste trabalho é ampliar os resultados das atividades e envolver novos grupos no desenvolvimento dos eventos. Em rede, as ações múltiplas e diversificadas alcançam um público maior, potencializam recursos e habilidades e também propiciam o aprendizado e o compartilhamento de soluções.

      Esta concepção, a partir de uma ótica de cooperação, é inerente ao projeto do Circuito Liberdade, que, sob a gestão da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais, se articula com o espaço urbano e os grupos artísticos e populares da capital e do estado de Minas Gerais.

      As ações em rede do Circuito Liberdade são executadas incluindo, além de todos os espaços do projeto, diversos parceiros institucionais públicos e privados. Algumas ações em rede importantes realizadas pelo Circuito são a Primavera de Museu, Semana do Patrimônio, Luzes da Liberdade, entre outros.

      Leia mais

  • Rota Turística Cozinha Mineira

    Rota da cozinha mineira no Circuito Liberdade está localizada na região central da capital, abraçada pelos limites da Av do Contorno e abrigando alguns dos atrativos mais simbólicos do circuito cultural, como o Mercado Central e o Museu de Artes e Ofícios.

    Na rota, os pontos turísticos se unem a estabelecimentos privados que têm a cozinha mineira no seu DNA, criando caminhos e oportunidades de desfrutar nossos sabores aliados à cultura mineira a partir de diversos pontos distintos, mas conectados pela nossa paixão pela comida que é produzida em Minas. 

    Saiba mais aqui