FILARMÔNICA DE MINAS GERAIS FAZ A PRIMEIRA APRESENTAÇÃO DA SÉRIE “FILARMÔNICA NA PRAÇA”, EM BETIM

Com regência do maestro associado, José Soares, Orquestra interpreta grandes clássicos

A Filarmônica de Minas Gerais que, neste ano, celebra 15 anos, volta a se apresentar em Betim, no dia 30 de abril, às 11h, na Praça Milton Campos, com a série “Filarmônica na Praça”. Sob a batuta do maestro José Soares, Regente Associado da Filarmônica, a Orquestra leva ao público grandes clássicos da música universal e da música sinfônica brasileira. A apresentação é gratuita.

O maestro José Soares conta que o concerto vai trazer uma diversidade enorme de música e de emoções, num grande passeio pelo repertório internacional e do Brasil. “Estamos muito felizes de voltar a Betim com um programa que terá duas partes. Vamos começar com grandes clássicos da música orquestral, com temas que certamente todos vão reconhecer, como a ópera Carmen de Bizet e a marcha Pompa e Circunstância de Elgar; o encantamento que virá com a valsa de A bela adormecida de Tchaikovsky e a alegria do animado Cancã de Jacques Offenbach. A segunda parte, revela José Soares, nos traz para o Brasil, em uma homenagem que Cyro Pereira faz ao compositor norte-americano George Gershwin, que completa 125 anos em 2023; em seguida, teremos o Batuque de Lorenzo Fernandez, o Mourão do Guerra-Peixe e o Corta-jaca da Chiquinha Gonzaga. Depois desse longo passeio pelo Brasil, voltamos a Minas Gerais com uma orquestração de Nelson Ayres para a obra Milagre dos Peixes, de Milton Nascimento e Fernando Brant. Vai ser impossível não se emocionar e se divertir ao mesmo tempo”, conclui o maestro.

 

José Soares maestro associado Filarmônica MG foto Luciano Viana 3 2022 05 15 1

Este projeto é apresentado pelo Ministério da Cultura, Governo de Minas Gerais e Instituto Unimed-BH, por meio do incentivo de mais de 5,3 mil médicos cooperados e colaboradores, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e conta com recursos da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. Apoio: Prefeitura de Betim e Circuito Liberdade. Realização: Instituto Cultural Filarmônica, Secretaria Estadual de Cultura e Turismo de MG, Governo de Minas Gerais, Ministério da Cultura e Governo Federal.

Natural de São Paulo, José Soares é Regente Associado da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais desde 2022, tendo sido seu Regente Assistente nas duas temporadas anteriores. Venceu o 19º Concurso Internacional de Regência de Tóquio (Tokyo International Music Competition for Conducting 2021), recebendo também o prêmio do público. Iniciou-se na música com sua mãe, Ana Yara Campos. Estudou com o maestro Claudio Cruz e teve aulas com Paavo Järvi, Neëme Järvi, Kristjan Järvi e Leonid Grin. Foi orientado por Marin Alsop, Arvo Volmer, Giancarlo Guerrero e Alexander Libreich no Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão. Pelo Prêmio de Regência recebido no festival, atuou como regente assistente da Osesp na temporada 2018. José Soares foi aluno do Laboratório de Regência da Filarmônica e convidado pelo maestro Fabio Mechetti a reger um dos Concertos para a Juventude da temporada 2019. Em 2023, estreia como convidado da Osesp e orquestras no Japão. 

 

Serviço:

Filarmônica na Praça

30 de abril

Praça Milton Campos – 11h – Betim (MG)

Concerto gratuito

 

José Soares, regente

 

BIZET                              Carmen: Suítes nº 1 e nº 2 (Excertos)

ELGAR                             Pompa e Circunstância: Marcha nº 1

TCHAIKOVSKY                A bela adormecida: Suíte, op. 66a: Valsa

OFFENBACH                    Orfeu no Inferno: Cancã

PEREIRA                         Gershwin Suíte

FERNANDEZ                    Batuque

GUERRA-PEIXE               Mourão

GONZAGA                       O Gaúcho (Corta-jaca)

AYRES                            Milagre dos Peixes

 

Mais informações(31) 3219-9000 ou www.filarmonica.art.br

0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
  • Visite Minas Gerais

    Viaje por Minas e encante-se com as belezas do nosso estado. Natureza, cultura, patrimônio, hospitalidade, cozinha mineira e muito mais você encontra aqui. Acesse o Portal Minas Gerais, conheça nossos atrativos, escolha o destino que mais combina com você e programe sua próxima viagem.

    • Ações em rede: em busca de soluções compartilhadas

      Articular ações em rede é um dos desafios permanentes do Circuito Liberdade. Tendo como ponto de partida a política estadual de cultura, a equipe do Circuito realiza projetos coletivos, que envolvem os diversos equipamentos culturais do complexo.

      O objetivo deste trabalho é ampliar os resultados das atividades e envolver novos grupos no desenvolvimento dos eventos. Em rede, as ações múltiplas e diversificadas alcançam um público maior, potencializam recursos e habilidades e também propiciam o aprendizado e o compartilhamento de soluções.

      Esta concepção, a partir de uma ótica de cooperação, é inerente ao projeto do Circuito Liberdade, que, sob a gestão da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais, se articula com o espaço urbano e os grupos artísticos e populares da capital e do estado de Minas Gerais.

      As ações em rede do Circuito Liberdade são executadas incluindo, além de todos os espaços do projeto, diversos parceiros institucionais públicos e privados. Algumas ações em rede importantes realizadas pelo Circuito são a Primavera de Museu, Semana do Patrimônio, Luzes da Liberdade, entre outros.

      Leia mais

  • Rota Turística Cozinha Mineira

    Rota da cozinha mineira no Circuito Liberdade está localizada na região central da capital, abraçada pelos limites da Av do Contorno e abrigando alguns dos atrativos mais simbólicos do circuito cultural, como o Mercado Central e o Museu de Artes e Ofícios.

    Na rota, os pontos turísticos se unem a estabelecimentos privados que têm a cozinha mineira no seu DNA, criando caminhos e oportunidades de desfrutar nossos sabores aliados à cultura mineira a partir de diversos pontos distintos, mas conectados pela nossa paixão pela comida que é produzida em Minas. 

    Saiba mais aqui