Gratuito: Observações noturnas e solares, oficinas e visitas mediadas tomam conta da programação de maio no Espaço do Conhecimento UFMG

No mês da 21ª Semana Nacional de Museus serão realizadas atividades gratuitas para todos os públicos

Durante o mês de maio, o Espaço do Conhecimento UFMG promove atividades gratuitas que convidam o público a interagir com as mais diversas áreas do saber. A primeira quinzena do mês conta com uma atividade acessível na Língua Brasileira de Sinais, do projeto “Sábado com Libras”, encontros do projeto “Espaço Aberto a Educadores”, contação de histórias do continente africano e da cultura grega e oficina sobre a divertida metodologia dos jogos teatrais. Do dia 15 a 21 de maio, o Espaço integra a programação da “21ª Semana Nacional de Museus”, realizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e que neste ano envolve a temática “Museus, sustentabilidade e bem-estar”. Os visitantes também poderão aproveitar visitas mediadas à exposição de longa duração “Demasiado Humano” e à exposição de curta duração “Mundos Indígenas”.  

 

Confira as informações completas:

 

Observações no Terraço Astronômico

O quinto andar do Espaço do Conhecimento UFMG oferece uma experiência completa de observação astronômica, por meio de sessões apresentadas e comentadas pela equipe de Astronomia do museu. O Terraço Astronômico possui um teto retrátil que permite a observação noturna e solar por meio da utilização de dois telescópios.

 

  • A Observação Noturna acontece aos sábados, das 19h às 20h45. Retirada de 105 senhas a partir das 17h30.
  • A Observação Solar ocorre aos domingos, das 11h às 12h45h. Retirada de 105 senhas a partir das 10h. 

Público: Crianças, jovens e adultos

Número de vagas: 105 senhas, distribuídas no dia da atividade.  A cada 15 minutos, um grupo de 15 pessoas tem acesso ao terraço para observar nos telescópios e tirar suas dúvidas com os mediadores que acompanham a atividade

Onde: 5° andar - Espaço do Conhecimento UFMG - Praça da Liberdade, 700 - Funcionários

Obs.: Atividade sujeita às condições climáticas.


Espaço Aberto a Educadores

Quando: 03/05 (quarta-feira), às 14h, e 06/05 (sábado), às 10h

Descrição: O Núcleo de Ações Educativas do Espaço do Conhecimento UFMG busca, cada vez mais, se aproximar de todas e todos que tenham interesse em conhecer melhor o trabalho e planejar uma futura visita escolar ao museu. Para isso, a atividade ‘’Espaço Aberto a Educadores’’ tem o objetivo de dialogar sobre as possibilidades educativas das visitas ao museu, considerando também o pré e o pós-visita. Para participar, é necessário se inscrever pelo link disponível no site do museu.

Público: Docentes, estudantes de licenciatura, educadores museais e demais públicos 

Duração aproximada: 2h

Número de vagas: Até 30 pessoas 

Inscrição: https://forms.gle/AvXikoN5kmX8p1ax6

Onde: Espaço do Conhecimento UFMG - Praça da Liberdade, 700 - Funcionários


Descobrindo o Céu - Simulando missões espaciais na Terra

Quando: 04/05 (terça-feira), às 17h

Descrição: Na live “Descobrindo o Céu” de maio, descobriremos como estudar a Antártica, oceanos, desertos, ambientes árticos e vulcânicos ajuda os cientistas a compreender melhor outros corpos celestes do Sistema Solar, além de auxiliar no teste de equipamentos e treinamento de astronautas para futuras missões espaciais.

Público: Todas as idades

Onde: youtube.com/espacoufmg


Oficina “Jogos e Brincadeiras Teatrais”

Quando: 06/05 (sábado), às 15h 

Descrição: A oficina é um convite para que os participantes possam aprender e se divertir com a metodologia dos jogos teatrais. Na atividade, o público terá contato com requisitos básicos do fazer teatral, como a percepção espacial e corporal, os jogos de expressão dramática e a improvisação. É recomendado o uso de roupas confortáveis para a realização das atividades da oficina.

Público: Crianças (a partir de 07 anos), jovens e adultos

Duração aproximada: 1h 

Número de vagas: Até 20 participantes 

Onde: 5° andar (Hall) - Espaço do Conhecimento UFMG - Praça da Liberdade, 700 - Funcionários


Contação de Histórias da África de A a Z

Quando: 07/05 (domingo), às 15h

Descrição: Contação de histórias de países do continente Africano, em especial das culturas Akan, Banto, Iorubá e Zulu. A atividade tem o objetivo de promover o encontro com diferentes culturas e a valorização dos saberes africanos. A contação de histórias busca contribuir para a reflexão das diferenças culturais dentro do continente, desmistificando a ideia de uma África única e homogênea.

Público: Todas as idades 

Duração aproximada: 1h

Número de vagas: Até 20 pessoas 

Onde: 3° andar (Cosmogonias) - Espaço do Conhecimento UFMG - Praça da Liberdade, 700 - Funcionários


Sábado com Libras: Profissões sem barreiras

Quando: 13/05 (sábado), às 14h 

Descrição: A atividade do “Sábado com Libras” do mês de maio visa ampliar e estimular a comunicação com pessoas surdas no ambiente de trabalho. Na oficina, a intérprete de Libras Dinalva Andrade irá dialogar com o público sobre a importância da acessibilidade nesses espaços e a quebra das barreiras atitudinais. Também serão apresentados termos, profissões e expressões na Língua Brasileira de Sinais. 

Público: Jovens e adultos

Duração aproximada: 1h30m 

Número de vagas: Até 25 pessoas 

Onde: Espaço do Conhecimento UFMG - Praça da Liberdade, 700 - Funcionários


Oficina “Cosmogonia Grega e Outras Histórias”

Quando: 14/05 (domingo), às 15h 

Descrição: Esta atividade irá apresentar a história de origem do mundo e da humanidade a partir da cultura grega. Também serão contados os feitos de algumas deusas e deuses do Olimpo, de heróis e heroínas mortais, além de histórias dos Centauros, de Pegasus e de outras criaturas fantásticas do universo grego.

Público: Todas as idades

Duração aproximada: 1h 

Número de vagas: Até 20 pessoas

Onde: 3° andar (Cosmogonias) - Espaço do Conhecimento UFMG - Praça da Liberdade, 700 - Funcionários


Oficina “Coleção de Estrelas”  (21ª Semana Nacional de Museus)

Quando: 20/05 (sábado), às 15h 

Descrição: A diversidade de pessoas e culturas faz com que existam formas diferentes de colecionar estrelas, ou seja, formas diferentes de constelações. Na oficina “Coleção de Estrelas”, os participantes receberão mapas estelares para criarem suas próprias constelações. Haverá um espaço no verso de cada mapa para criar mitos, histórias ou lendas a respeito da forma que foi imaginada, estimulando a criatividade dos participantes.

Público: Todas as idades

Duração aproximada: 1h 

Número de vagas: Até 15 pessoas 

Onde: 5° andar (Hall) - Espaço do Conhecimento UFMG - Praça da Liberdade, 700 - Funcionários 


Visita mediada à exposição “Mundos Indígenas”  (21ª Semana Nacional de Museus)

Quando: 21/05 (domingo), às 15h 

Descrição: A atividade convida os visitantes a uma imersão na exposição ''Mundos indígenas”, acompanhados pelos mediadores do Espaço do Conhecimento UFMG. A visita consiste em um diálogo com o público de diversas idades sobre os modos de viver, de saber e de cuidar dos povos Yanomami, Ye’kwana, Xakriabá, Maxakali e Pataxoop, que estão presentes na exposição.

Público: Todas as idades

Duração aproximada: 1h 

Número de vagas: Até 20 pessoas 

Onde: 2° andar (Exposição Mundos Indígenas) -  Espaço do Conhecimento UFMG - Praça da Liberdade, 700 - Funcionários


Oficina “Fases da Lua”

Quando: 27/05 (sábado), às 15h 

Descrição: A oficina vai ensinar os participantes a prever a visibilidade da Lua em qualquer dia e horário: quando ela nasce e se põe, suas fases e por que ocorrem os eclipses. Serão utilizados modelos construídos em papel, a luz do Sol e o próprio corpo dos participantes para a compreensão dos fenômenos celestes.

Público: Crianças (a partir de 07 anos), jovens e adultos

Duração aproximada: 1h 

Número de vagas: Até 15 pessoas

Onde: 5° andar (Hall) - Espaço do Conhecimento UFMG - Praça da Liberdade, 700 - Funcionários


Visita mediada à exposição “Demasiado Humano”

Quando: 28/05 (domingo), às 15h 

Descrição: A atividade convida os visitantes para uma experiência sensorial de conhecimento, junto aos mediadores do museu, pela exposição de longa duração “Demasiado Humano”. A visita abordará a origem do universo, o surgimento da vida na Terra, as visões de alguns povos sobre a origem da humanidade e outros temas expostos.

Público: Todas as idades

Duração aproximada: 1h 

Número de vagas: Até 25 pessoas 

Onde: Exposição Demasiado Humano - Espaço do Conhecimento UFMG - Praça da Liberdade, 700 - Funcionários


 

Redes Sociais: Instagram: @espacoufmg  / Twitter: @espacoufmg /  Facebook: espacodoconhecimentoufmg 

 

Serviço: Programação de maio no Espaço do Conhecimento UFMG

Data: 1 a 31 de maio de 2023

Onde: Espaço do Conhecimento UFMG (Praça da Liberdade, 700 - Funcionários)


Assessoria de Comunicação: Fernando Silva

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. / (31) 98628-4885 

 

O Espaço do Conhecimento UFMG, por meio da Fundação Rodrigo Melo Franco de Andrade (FRMFA) e da Fundação de Apoio da UFMG (Fundep), estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. No museu, a programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas, apresentações culturais, palestras e debates. O Espaço é ligado à Pró-reitoria de Cultura da UFMG (Procult) e integra o Circuito Liberdade. É amparado pelas Leis Federal e Estadual de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio do Instituto Unimed-BH, viabilizado por mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores, e da Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig.

 

Sobre o Instituto Unimed-BH

Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH, desde 2003, desenvolve projetos socioculturais e ambientais visando à formação da cidadania, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, fomentar a economia criativa, valorizar os espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou cerca de R$155 milhões por meio das Leis municipal e federal de Incentivo à Cultura, fundos do Idoso e da Infância e Adolescência, com o apoio de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH. No último ano, mais de 6,5 mil postos de trabalho foram gerados e 4,8 milhões de pessoas foram alcançadas por meio de projetos em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Acesse www.institutounimedbh.com.br e saiba mais.

 

Sobre a Cemig

A Cemig é a maior incentivadora de cultura em Minas Gerais e uma das maiores do país, investindo em projetos culturais, esportivos e sociais, por meio das leis de dedução fiscal estadual e federal; preservando o patrimônio, a memória e a identidade dos mineiros. Além de incentivar produtores e artistas, o apoio da Cemig traz benefícios diretos à população, que passa a ter acesso aos bens culturais de maneira mais segura e democrática. A experimentação também está aliada ao negócio da empresa que, além de trabalhar com fontes de energia limpas e de matrizes energéticas sustentáveis, busca continuamente a inovação, aliada à pesquisa e ao desenvolvimento.

0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
  • Visite Minas Gerais

    Viaje por Minas e encante-se com as belezas do nosso estado. Natureza, cultura, patrimônio, hospitalidade, cozinha mineira e muito mais você encontra aqui. Acesse o Portal Minas Gerais, conheça nossos atrativos, escolha o destino que mais combina com você e programe sua próxima viagem.

    • Ações em rede: em busca de soluções compartilhadas

      Articular ações em rede é um dos desafios permanentes do Circuito Liberdade. Tendo como ponto de partida a política estadual de cultura, a equipe do Circuito realiza projetos coletivos, que envolvem os diversos equipamentos culturais do complexo.

      O objetivo deste trabalho é ampliar os resultados das atividades e envolver novos grupos no desenvolvimento dos eventos. Em rede, as ações múltiplas e diversificadas alcançam um público maior, potencializam recursos e habilidades e também propiciam o aprendizado e o compartilhamento de soluções.

      Esta concepção, a partir de uma ótica de cooperação, é inerente ao projeto do Circuito Liberdade, que, sob a gestão da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais, se articula com o espaço urbano e os grupos artísticos e populares da capital e do estado de Minas Gerais.

      As ações em rede do Circuito Liberdade são executadas incluindo, além de todos os espaços do projeto, diversos parceiros institucionais públicos e privados. Algumas ações em rede importantes realizadas pelo Circuito são a Primavera de Museu, Semana do Patrimônio, Luzes da Liberdade, entre outros.

      Leia mais

  • Rota Turística Cozinha Mineira

    Rota da cozinha mineira no Circuito Liberdade está localizada na região central da capital, abraçada pelos limites da Av do Contorno e abrigando alguns dos atrativos mais simbólicos do circuito cultural, como o Mercado Central e o Museu de Artes e Ofícios.

    Na rota, os pontos turísticos se unem a estabelecimentos privados que têm a cozinha mineira no seu DNA, criando caminhos e oportunidades de desfrutar nossos sabores aliados à cultura mineira a partir de diversos pontos distintos, mas conectados pela nossa paixão pela comida que é produzida em Minas. 

    Saiba mais aqui