ARTISTAS VISUAIS DO VALE DO AÇO EXPÕEM NO MUSEU MINEIRO

A mostra será aberta dia 29/4, no Museu Mineiro, em Belo Horizonte

Fotografia, vídeo, objeto e performance: essas são as linguagens que compõem a exposição “Artes Visuais no Vale do Aço”. A mostra exibe trabalhos de 15 artistas selecionados em 2022, a partir de uma convocatória do projeto que incentiva o aprimoramento, reconhecimento e difusão da produção dos artistas visuais do Vale do Aço. A mostra foi inicialmente realizada no Centro Cultural Usiminas, em Ipatinga, e conta em sua circulação com o apoio da Usiminas e do Governo do Estado de Minas Gerais.

O conjunto de obras é assinado pelos artistas visuais de Ipatinga: Berenice Campelo, Cauan Lana, Coletivo Aberto, Coletivo AVVA, Daniela Dornelas, Fernanda La Noce, Lara Lopes, Maria Cloenes, Rita Bordone, Rodrigo Zeferino, Rosane Dias e Tatiane Bispo. A seleção também conta com Cristianne de Sá de Coronel Fabriciano, Letícia Ventura de Santana do Paraíso e Teuller Morais, de Timóteo. A exposição Artes Visuais no Vale do Aço faz parte de uma sequência de ações e iniciativas realizadas com patrocínio da Usiminas por meio do Instituto Usiminas, para ampliar o acesso a conteúdos de artistas visuais e do público em geral, desde 2006. Entre elas, exposições e oficinas que abrangem várias linguagens, seminários, palestras e bolsas de pesquisa.

A abertura da exposição será às 10h, dia 29 de abril, no Museu Mineiro, e fica aberta ao público até 02 de julho. A visitação é gratuita.

MUSEU MINEIRO

Localizado na Avenida João Pinheiro, corredor de acesso à Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, o Museu Mineiro está instalado em um edifício eclético construído em fins do século XIX pela Comissão Construtora da Nova Capital. Tendo sido construída para servir de residência para o Secretário da Agricultura, a edificação serviu de sede para o Senado Mineiro, foi a Pagadoria Geral do Estado até se tornar a sede do Museu Mineiro.

Inaugurado em 1982, o Museu Mineiro reúne em seu acervo um conjunto bastante diversificado de objetos referentes à história e à produção cultural e artística mineiras. Nas salas de exposição são exibidas obras de artistas consagrados, tais como: Manoel da Costa Ataíde, Yara Tupynambá, Amílcar de Castro, Jeanne Milde, Inimá de Paula, Lótus Lobo, Celso Renato, Sara Ávila, Guignard, Maria Helena Andrés, Di Cavalcanti etc.

Atualmente, o Museu exibe a exposição de longa duração “Minas das Artes, Histórias Gerais”, onde o visitante tem a oportunidade de conhecer uma vasta coleção de arte sacra, datada dos séculos XVIII e XIX, além de preciosidades do acervo, como a bandeira da Inconfidência Mineira, os manuscritos originais da obra “Tutaméia” de Guimarães Rosa, o retrato de Aleijadinho e a coleção de santos de devoção popular.

O Museu Mineiro é integrante do Circuito Liberdade, complexo cultural sob gestão da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) e que reúne diversos espaços com as mais variadas formas de manifestação de arte e cultura em transversalidade com o turismo. Trabalhando em

rede, as atividades dos equipamentos parceiros ao Circuito buscam desenvolvimento humano, cultural, turístico, social e econômico, com foco na economia criativa como mecanismo de geração de emprego e renda, além da democratização e ampliação do acesso da população às atividades propostas

EXPOSIÇÃO “ARTES VISUAIS NO VALE DO AÇO”

Abertura: 29 de abril de 2023, sábado

Horário: 11h

Período de visitação: 30 de abril a 02 de julho de 2023 – de Terça a Domingo

Local: Museu Mineiro

Endereço: Av. João Pinheiro, 342 - Funcionários - Belo Horizonte/ MG

Horário de Visitação: Terça a Sexta-feira, das 12h às 19h. Sábado e Domingo, das 11h às 17h.

Facebook: https://www.facebook.com/museumineiro.mg/

Instagram: https://www.instagram.com/museumineiro/

0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
  • Visite Minas Gerais

    Viaje por Minas e encante-se com as belezas do nosso estado. Natureza, cultura, patrimônio, hospitalidade, cozinha mineira e muito mais você encontra aqui. Acesse o Portal Minas Gerais, conheça nossos atrativos, escolha o destino que mais combina com você e programe sua próxima viagem.

    • Ações em rede: em busca de soluções compartilhadas

      Articular ações em rede é um dos desafios permanentes do Circuito Liberdade. Tendo como ponto de partida a política estadual de cultura, a equipe do Circuito realiza projetos coletivos, que envolvem os diversos equipamentos culturais do complexo.

      O objetivo deste trabalho é ampliar os resultados das atividades e envolver novos grupos no desenvolvimento dos eventos. Em rede, as ações múltiplas e diversificadas alcançam um público maior, potencializam recursos e habilidades e também propiciam o aprendizado e o compartilhamento de soluções.

      Esta concepção, a partir de uma ótica de cooperação, é inerente ao projeto do Circuito Liberdade, que, sob a gestão da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais, se articula com o espaço urbano e os grupos artísticos e populares da capital e do estado de Minas Gerais.

      As ações em rede do Circuito Liberdade são executadas incluindo, além de todos os espaços do projeto, diversos parceiros institucionais públicos e privados. Algumas ações em rede importantes realizadas pelo Circuito são a Primavera de Museu, Semana do Patrimônio, Luzes da Liberdade, entre outros.

      Leia mais

  • Rota Turística Cozinha Mineira

    Rota da cozinha mineira no Circuito Liberdade está localizada na região central da capital, abraçada pelos limites da Av do Contorno e abrigando alguns dos atrativos mais simbólicos do circuito cultural, como o Mercado Central e o Museu de Artes e Ofícios.

    Na rota, os pontos turísticos se unem a estabelecimentos privados que têm a cozinha mineira no seu DNA, criando caminhos e oportunidades de desfrutar nossos sabores aliados à cultura mineira a partir de diversos pontos distintos, mas conectados pela nossa paixão pela comida que é produzida em Minas. 

    Saiba mais aqui