Belo Horizonte recebe seminário com representantes do Ministério da Cultura, artistas e especialistas em Livro, Leitura e Bibliotecas para debater sobre políticas públicas para cultura

O Seminário “Cartografias Narrativas: as bibliotecas como espaço de convivência entre saberes e práticas da diversidade, cultura, educação e sustentabilidade", organizado pelo Instituto Cultural AbraPalavra, será realizado nos dias 25, 26 e 27 de abril com a presença do Diretor de Política Cultura Viva do MinC João Paulo Pontes e do Diretor de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas do MinC Jéferson Assumção, além de outros convidados locais como Cia Canta Contos, o ColetiVoz, o Sarau Somos Todos Surdos, a narradora Beatriz Myrrha e o Coletivo Iabás. O evento acontecerá sempre às 19horas no Teatro José Aparecido de Oliveira, na Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais, formato gratuito, sem necessidade de inscrição prévia.

Estarão em pauta a importância das bibliotecas para construção de políticas públicas culturais, a relação das bibliotecas com suas comunidades, as bibliotecas no contexto da Política Cultura Viva e as experiências bem sucedidas das práticas da bibliodiversidade, cultura, educação e sustentabilidade.

No dia 25 de abril, terça-feira, após a abertura institucional com convidados e autoridades, o Diretor da Política Cultura Viva do MinC João Paulo Pontes apresentará o programa Cultura Viva e suas conexões para a criação de redes de fomento e difusão das bibliotecas como equipamentos culturais protagonistas, produtores e difusores de cultura e arte. A conversa será mediada pelos diretores do Instituto AbraPalavra, Aline Cântia e Fernando Chagas. A primeira parte do dia 25 também vai apresentar a Política Nacional de Cultura Viva e seus desdobramentos para regulamentações das leis nos âmbitos municipal e estadual. Para encerrar o primeiro dia do Seminário, o Coletivo Iabás, formado por Madu Costa, Chica Reis e Magna Oliveira, que farão uma roda de conversa sobre a biblioteca como espaço de diversidades e território de cultura viva e pulsante.

No dia 26, a noite será aberta pela intervenção literária Todos Estão Surdos, em que a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e a língua portuguesa se encontram em histórias e poemas trazidos por artistas surdos e intérpretes de libras. Em seguida, a narradora de histórias e pesquisadora Beatriz Myrrha fará uma palestra sobre a Biblioteca como espaço de cultura, memória e educação, finalizando com o Coral dos Desafinados. Para o encerramento, na galeria de arte, o público receberá o ColetiVoz Sarau de Periferia, com poesias criadas, faladas, recitadas, cantadas e performadas enquanto símbolo de resistência e referência cultural da periferia da capital mineira.

No dia 27, a abertura será institucional e com convidados e autoridades. Logo após, o Diretor Nacional de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas do MinC Jéferson Assumção, abordará os desafios e potências da atuação social das bibliotecas no cenário de reconstrução das políticas públicas culturais e do próprio Brasil. A fala de abertura será mediada pela diretora do Instituto Cultural AbraPalavra Aline Cântia. Em seguida, os gestores Instituto Cultural AbraPalavra receberão convidados que participaram do projeto para abordarem temas ligados ao livro, leitura e bibliotecas, tais como acessibilidade, mediação de leitura, bibliodiversidade, entre outros. O encerramento será com a Cia Canta Contos, que apresentará o espetáculo litero-musical Menino Sabino, em homenagem ao 100 anos do escritor mineiro Fernando Sabino.

O evento ainda conta como programação paralela uma visita guiada às áreas de guarda - Coleções Especiais da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais, no dia 26 de abril, das 9h30 às 10h30. Serão disponibilizadas 15 vagas, com inscrições no local 30 minutos antes.

O Seminário é a finalização do projeto Cartografias Narrativas, que reuniu 1.050 bibliotecas de Minas Gerais e do país, com atividades online de formação e criação artística. Para a presidente do Instituto Aline Cântia, o objetivo do Seminário é reunir presencialmente agentes culturais ligados ao livro e à leitura, promovendo um espaço de encontros, conversas e avanços na construção e fortalecimentos de redes e de políticas públicas ligadas ao setor. “A Biblioteca é o equipamento cultural mais presente nos municípios brasileiros, por isso tem um papel central e fundamental para o processo de reconstrução das políticas brasileiras para cultura”, finaliza Aline.

Programação:

Dia 25/04/23 (terça-feira)

19h – Abertura Oficial do Instituto Cultural AbraPalavra com autoridades e convidados

19h30 – Fala inicial do evento “A Política Cultura Viva e os diálogos possíveis com as bibliotecas e as redes culturais espalhadas pelo país”, com o Diretor da Política Nacional de Cultura Viva (SCDC/MinC) João Paulo Pontes

20h15 – Participação especial do Coletivo Iabás: A Biblioteca com espaço de diversidades. Com Chica Reis, Madu Costa e Magna Oliveira

21h00 – Encerramento e partilha na Galeria de Arte Paulo Campos Guimarães

Dia 26/04/23 (quarta-feira)

19h – Abertura com o Coletivo Todos Estão Surdos

19h30 – Palestra “A Biblioteca como espaço de cultura, memória e educação”, com a pesquisadora de narradora Beatriz Myrrha

20h30 – Apresentação Coral dos Desafinados

21h00 – Apresentação ColetiVoz Sarau de Periferia e partilha na Galeria de Arte Paulo Campos Guimarães

Dia 27/04/23 (quinta-feira)

19h – Abertura Oficial do Instituto Cultural AbraPalavra com autoridades e convidados

19h30 – Fala de abertura “A importância das bibliotecas no atual momento do país, em especial na reconstrução das políticas públicas de cultura”, com presença do Diretor Nacional do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca Jéferson Assumção

20h15 – Roda de Conversa “As bibliotecas como espaços de produção cultural: experiências, práticas e reflexões” com gestores do Instituto Cultural AbraPalavra e convidados.

21h00 – Apresentação artística Menino Sabino, com a Cia Canta Contos.

21h30 – Encerramento e partilha

Este projeto foi aprovado na chamada pública Emenda Geral da então Deputada Aurea Carolina e conta com a parceria do Sistema Estadual de Bibliotecas de Minas Gerais.

Sobre o Instituto Cultural AbraPalavra

O Instituto Cultural AbraPalavra é uma OSC – Organização da Sociedade Civil fundada em 2011 em Belo Horizonte que vem atuando em quatro frentes: produção cultural, pesquisa, criação artística e formação. Atualmente realiza a Candeia: Mostra Internacional de Narração Artística, que está na sexta edição, e outros projetos na área do livro e da leitura, como Era uma Voz, Contos de Lá nos Cantos de Cá, BH ao pé do ouvido, entre outros.

0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
  • Visite Minas Gerais

    Viaje por Minas e encante-se com as belezas do nosso estado. Natureza, cultura, patrimônio, hospitalidade, cozinha mineira e muito mais você encontra aqui. Acesse o Portal Minas Gerais, conheça nossos atrativos, escolha o destino que mais combina com você e programe sua próxima viagem.

    • Ações em rede: em busca de soluções compartilhadas

      Articular ações em rede é um dos desafios permanentes do Circuito Liberdade. Tendo como ponto de partida a política estadual de cultura, a equipe do Circuito realiza projetos coletivos, que envolvem os diversos equipamentos culturais do complexo.

      O objetivo deste trabalho é ampliar os resultados das atividades e envolver novos grupos no desenvolvimento dos eventos. Em rede, as ações múltiplas e diversificadas alcançam um público maior, potencializam recursos e habilidades e também propiciam o aprendizado e o compartilhamento de soluções.

      Esta concepção, a partir de uma ótica de cooperação, é inerente ao projeto do Circuito Liberdade, que, sob a gestão da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais, se articula com o espaço urbano e os grupos artísticos e populares da capital e do estado de Minas Gerais.

      As ações em rede do Circuito Liberdade são executadas incluindo, além de todos os espaços do projeto, diversos parceiros institucionais públicos e privados. Algumas ações em rede importantes realizadas pelo Circuito são a Primavera de Museu, Semana do Patrimônio, Luzes da Liberdade, entre outros.

      Leia mais

  • Rota Turística Cozinha Mineira

    Rota da cozinha mineira no Circuito Liberdade está localizada na região central da capital, abraçada pelos limites da Av do Contorno e abrigando alguns dos atrativos mais simbólicos do circuito cultural, como o Mercado Central e o Museu de Artes e Ofícios.

    Na rota, os pontos turísticos se unem a estabelecimentos privados que têm a cozinha mineira no seu DNA, criando caminhos e oportunidades de desfrutar nossos sabores aliados à cultura mineira a partir de diversos pontos distintos, mas conectados pela nossa paixão pela comida que é produzida em Minas. 

    Saiba mais aqui