20ª Feira Mostrô leva ao Museu Mineiro 110 expositores e vasta programação cultural

Com show da Orquestra Mineira de Brega, discotecagem com vinil, feira de adoção de cães, espaço massagem e kids e mais de cem expositores de diversos segmentos e localidades de Minas Gerais, a edição deste mês vai abordar a importância do consumo consciente. O tema é fruto de uma parceria da iniciativa com o projeto Maletta Criativa. O evento acontece nos dias 22 e 23 de abril, das 10h às 17h, e é gratuito.

Feira Mostrô Crédito Ignácio de Loyola Teixeira Costa 1

Tendo o brechó e a sustentabilidade do consumo como temas centrais, a 20ª edição da Feira Mostrô reúne 110 expositores mineiros de diversos segmentos artísticos e culturais e leva para o Museu Mineiro produtos e serviços de artesãos, microempreendedores individuais e pequenos comerciantes de Minas Gerais. A extensa programação ainda vai contar com show da Orquestra Mineira de Brega, discotecagem com vinil, feira de adoção de cães, espaço massagem e kids. O evento é gratuito e acontece nos dias 22 e 23 de abril, das 10h às 17h.

Bosco Ladeira coordenador da Mostro BH

Com a proposta de impulsionar ainda mais a economia criativa de Minas Gerais e incentivar o consumo sustentável, a Mostrô deste mês recebe sete comerciantes do segmento brechó e antiquários e busca evidenciar ao público a importância dessas lojas na troca de bens culturais. “Quando compramos uma peça em um brechó estamos dando continuidade às roupas que poderiam parar no lixo. Isso evita que o meio ambiente seja exposto a mais materiais difíceis de se decompor. Além disso, menos roupas serão produzidas nas fábricas têxteis, isso faz com que menos substâncias tóxicas sejam despejadas no meio ambiente. Ao final, você auxilia de duas formas a proteger o planeta Terra”, explica Bosco Ladeira, coordenador geral da Feira Mostrô.

A programação receberá a loja de discos “Usados com arte”, localizada nas sobrelojas 23 e 33, do emblemático edifício Malleta. O espaço é gerido por Alexandre Veloso Pereira, que mantém viva a cultura do vinil na capital mineira. “Aproximo as pessoas para cultura do vinil por meio da experiência sonora e faço isso priorizando o consumo sustentável. Nós vamos levar para a Mostrô, durante os dois dias de evento, um mercado bem eclético.  O público da Mostrô vai poder se deparar com algumas raridades para namorar”, conta Pereira.

Orquestra Mineira de Brega Crédito Divulgação

A Orquestra Mineira de Brega é uma das atrações da Mostrô. A banda marca se apresenta no sábado, às 15h. O show é uma viagem de Las Vegas a Belém do Pará, passando pelo Cassino do Chacrinha e Domingo Legal. No repertório, hinos de karaokês se entrelaçam com trilhas de novelas que brilhavam no Good Times, da BH FM. O público pode esperar clássicos de Sidney Magal, músicas de Gaby Amarantos, Só pra Contrariar, Rouge, Rosana, Odair José, Wando e Reginaldo Rossi.

No sábado (22/04), a programação ainda vai contar com uma feira de adoção, realizado pelo Grupo de Proteção Ambiental. O público do evento também vai poder relaxar com massagens a preços populares, oferecido pelo “Espaço Quick Massagem – Zen Shiatsu: Janaina Ferreira”. O espaço kids “Brincar Festas”, da professora Alana Miranda Cunha Carneiro, também estará presente para entreter as crianças.

Os 150 anos do mineiro Santos Dumont, pioneiro da aviação no mundo, também será celebrado no evento. A Mostrô vai receber a artista Sheila Naves, conterrânea de Dumont. Naves lança na Feira a marca “Petit Dumont”, que conta com quase 70 produtos e reúne, dentre outros, os segmentos, de vestuário, souvenir e itens de decoração. O objetivo é trabalhar a imagem do criador do avião através de um olhar mais contemporâneo. O trabalho é artesanalmente desenvolvido por várias mulheres do município de Santos Dumont.

--

MOSTRÔ BH – A Mostrô BH foi idealizada como um espaço de valorização de artistas e produtores locais, fazedores de arte e entusiastas em trabalhar com aquilo que amam fazer. O princípio norteador é o impulso à cultura mineira, agregando vários segmentos, como literatura, gastronomia, vestuário, artesanato, design, jardinagem, dentre outros.  A Mostrô BH iniciou as atividades em agosto de 2021 e já contou com mais de 1.500 expositores, 60 apresentações artísticas culturais, 30 oficinas, e muitas outras atrações. A Mostrô BH tem como princípio norteador valorizar a economia criativa de Minas Gerais ao dar visibilidade ao trabalho de artistas, produtores e trabalhadores e trabalhadoras da cultura no estado. O projeto tem o apoio institucional do Museu Mineiro, do Arquivo Público Mineiro e da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo.

MUSEU MINEIROO Museu Mineiro está localizado no corredor de acesso à Praça da Liberdade, em um belo casarão do final do século XIX que faz parte do conjunto arquitetônico original da cidade de Belo Horizonte. Foi residência oficial e posteriormente sede do Senado Mineiro. O Museu possui um riquíssimo acervo que reúne imagens sacras, equipamentos litúrgicos, mobiliário, moedas, armas e achados arqueológicos. São mais de 3.500 peças, incluindo o acervo da Pinacoteca do Estado. Sua coleção de arte sacra é memorável, com peças do barroco mineiro, e em sua pinacoteca destacam-se obras do mestre Ataíde e de importantes artistas mineiros como Celso Renato, Inimá de Paula, Amílcar de Castro, Márcio Sampaio, Carlos Bracher e Aníbal Mattos, além de renomados artistas brasileiros como Volpi e Di Cavalcanti.

--

SERVIÇO

MOSTRÔ – MOSTRA DE ARTE E CULTURA URBANA DE GENTE QUE AMA O QUE FAZ

20ª MOSTRÔ - EDIÇÃO ESPECIAL BRECHÓS

Datas: 22 e 23 de abril

Horário:  10h às 17h

Local: Museu Mineiro – Av.: João Pinheiro, 342 – Lourdes, Belo Horizonte/MG

Entrada Gratuita

Informações para a imprensa:

CASA POLIFÔNICA – ASSESSORIA DE IMPRENSA

Jornalista responsável: Marcus Vinicius Borges (12280/MG)

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. | Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
  • Visite Minas Gerais

    Viaje por Minas e encante-se com as belezas do nosso estado. Natureza, cultura, patrimônio, hospitalidade, cozinha mineira e muito mais você encontra aqui. Acesse o Portal Minas Gerais, conheça nossos atrativos, escolha o destino que mais combina com você e programe sua próxima viagem.

    • Ações em rede: em busca de soluções compartilhadas

      Articular ações em rede é um dos desafios permanentes do Circuito Liberdade. Tendo como ponto de partida a política estadual de cultura, a equipe do Circuito realiza projetos coletivos, que envolvem os diversos equipamentos culturais do complexo.

      O objetivo deste trabalho é ampliar os resultados das atividades e envolver novos grupos no desenvolvimento dos eventos. Em rede, as ações múltiplas e diversificadas alcançam um público maior, potencializam recursos e habilidades e também propiciam o aprendizado e o compartilhamento de soluções.

      Esta concepção, a partir de uma ótica de cooperação, é inerente ao projeto do Circuito Liberdade, que, sob a gestão da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais, se articula com o espaço urbano e os grupos artísticos e populares da capital e do estado de Minas Gerais.

      As ações em rede do Circuito Liberdade são executadas incluindo, além de todos os espaços do projeto, diversos parceiros institucionais públicos e privados. Algumas ações em rede importantes realizadas pelo Circuito são a Primavera de Museu, Semana do Patrimônio, Luzes da Liberdade, entre outros.

      Leia mais

  • Rota Turística Cozinha Mineira

    Rota da cozinha mineira no Circuito Liberdade está localizada na região central da capital, abraçada pelos limites da Av do Contorno e abrigando alguns dos atrativos mais simbólicos do circuito cultural, como o Mercado Central e o Museu de Artes e Ofícios.

    Na rota, os pontos turísticos se unem a estabelecimentos privados que têm a cozinha mineira no seu DNA, criando caminhos e oportunidades de desfrutar nossos sabores aliados à cultura mineira a partir de diversos pontos distintos, mas conectados pela nossa paixão pela comida que é produzida em Minas. 

    Saiba mais aqui