Teatro Feluma recebe o espetáculo “Xirê, a saga do menino rei”

O Teatro Feluma recebe o espetáculo “Xirê, a saga do menino rei” musical, infanto-juvenil, que aborda uma questão social muito valiosa dentro das favelas brasileiras que é a manutenção da vida da juventude negra de periferia.

 

Nos dias 13, 14, 15 e 16 de abril, o Teatro Feluma terá a estreia do mais novo espetáculo do grupo de teatro MORRO ENCENA, XIRÊ – A SAGA DO MENINO REI – que é um musical, infanto-juvenil, que de forma poética e lúdica retrata a realidade cotidiana de jovens negros periféricos, porém, mesmo diante de toda a força que a Intolerância demonstra ter, como todo menino negro periférico, Dúdù, enquanto força do povo negro, se torna menino rei. Portanto, às 19:30h, ENTRADA FRANCA, XIRÊ – A SAGA DO MENINO REI fará sua estreia com elenco principal: Andresa Romão, Beatriz Alvarenga, Erica Lucas, Fabiana Matias, Thamara Selva e Sandra Sawilza.  BH abraça esse espetáculo que fará história e mudará seu olhar para as favelas do país.

O espetáculo fala sobre um dia do cotidiano do menino Dúdù e as várias adversidades enfrentadas, porém, no final de tudo vivido, a personagem será coroada como menino rei. Um musical de favela contendo: funk, samba, black soul e vários outros ritmos periféricos divertidos. Autoria e direção de Hérlen Romão, encenado pelo grupo Morro Encena e tendo no seu elenco vários artistas renomados, negros e periféricos do Aglomerado da Serra e de BH, sua montagem realizou-se de forma colaborativa e conversa com público de 0 a 100 anos, ou seja, livre. Por fim, são quase duas horas de espetáculo que se tornarão uma excelente oportunidade para se divertir, encantar e refletir.

 

Garanta seu ingresso gratuitamente na Sympla, só clicar aqui!  

 

SOBRE O MORRO ENCENA:

 

Criado em 2009 no Aglomerado da Serra, o Grupo de Teatro Morro Encena explora em suas peças temas ligados aos direitos humanos, por diversas vezes, com sutil humor e ironia e em uma linguagem acessível, enriquecida com elementos e características da sua comunidade – o Aglomerado da Serra. MORRO ENCENA, nos seus mais de 13 anos de carreira, provoca risos, reflexões, incômodos e indagações por onde passa.

Atualmente, formado por seis mulheres, negras e periféricas: Andresa Romão, Beatriz Alvarenga, Érica Lucas, Fabiana Matias, Hérlen Romão e Sandra Sawilza, com sagacidade e inteligência, abordam questões relacionadas ao universo feminino, território e Direitos Humanos, trazendo em sua gênese provocações sobre a representação do negro, mais precisamente, da mulher preta e periférica na sociedade contemporânea.

0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
  • Visite Minas Gerais

    Viaje por Minas e encante-se com as belezas do nosso estado. Natureza, cultura, patrimônio, hospitalidade, cozinha mineira e muito mais você encontra aqui. Acesse o Portal Minas Gerais, conheça nossos atrativos, escolha o destino que mais combina com você e programe sua próxima viagem.

    • Ações em rede: em busca de soluções compartilhadas

      Articular ações em rede é um dos desafios permanentes do Circuito Liberdade. Tendo como ponto de partida a política estadual de cultura, a equipe do Circuito realiza projetos coletivos, que envolvem os diversos equipamentos culturais do complexo.

      O objetivo deste trabalho é ampliar os resultados das atividades e envolver novos grupos no desenvolvimento dos eventos. Em rede, as ações múltiplas e diversificadas alcançam um público maior, potencializam recursos e habilidades e também propiciam o aprendizado e o compartilhamento de soluções.

      Esta concepção, a partir de uma ótica de cooperação, é inerente ao projeto do Circuito Liberdade, que, sob a gestão da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais, se articula com o espaço urbano e os grupos artísticos e populares da capital e do estado de Minas Gerais.

      As ações em rede do Circuito Liberdade são executadas incluindo, além de todos os espaços do projeto, diversos parceiros institucionais públicos e privados. Algumas ações em rede importantes realizadas pelo Circuito são a Primavera de Museu, Semana do Patrimônio, Luzes da Liberdade, entre outros.

      Leia mais

  • Rota Turística Cozinha Mineira

    Rota da cozinha mineira no Circuito Liberdade está localizada na região central da capital, abraçada pelos limites da Av do Contorno e abrigando alguns dos atrativos mais simbólicos do circuito cultural, como o Mercado Central e o Museu de Artes e Ofícios.

    Na rota, os pontos turísticos se unem a estabelecimentos privados que têm a cozinha mineira no seu DNA, criando caminhos e oportunidades de desfrutar nossos sabores aliados à cultura mineira a partir de diversos pontos distintos, mas conectados pela nossa paixão pela comida que é produzida em Minas. 

    Saiba mais aqui