CASA FIAT DE CULTURA ATRAVESSA SÉCULOS E REVELA A MÚSICA MEDIEVAL EM EDIÇÃO DO MÚSICA NA CAPELA

Grupo Música Figurata apresentará ao público obras e poesias musicadas de contemporâneos do poeta Dante Alighieri

No dia 16 de abril, às 11h, a Casa Fiat de Cultura apresenta um repertório especial emedição do Música na Capela “Nel tempo di Dante”. Inspirado pela exposição “O Inferno de Dante – Valentina Vannicola na Casa Fiat de Cultura”, o grupo Música Figurata preparou uma apresentação que contará com poesia musicada e músicas de contemporâneos de Dante Alighieri, música medieval instrumental e, ainda, poesia do escritor musicada nos séculos posteriores. O espetáculo será realizado na Capela de Santana, nos jardins da Casa Fiat de Cultura, com entrada gratuita, sujeita à lotação do espaço.

De acordo com estudos do crítico literário italiano, Giovanni Boccacio (1313-1375), e do diplomata Giannozzo Manetti (1396-1459), Dante Alighieri além de poeta, linguista, teórico político e filósofo, era músico. Boccaccio chegou a afirmar, inclusive, que o poeta tocava instrumentos musicais. O próprio Dante menciona em A Divina Comédia que Casella - compositor e cantor italiano -“vestiu sua canção de notas musicais”.

Durante a apresentação, o público poderá apreciar obras contemporâneas de Dante para Cravo e Clavicórdio solo e o Canto do Codex Faenza (século XIV), uma compilação de obras instrumentais baseadas em música vocal da época do poeta, além de peças de compositores da época, como Francesco Landini, Jacopo da Bologna, Giovanni Boccaccio, Lorenzo da Firenze. Completa o repertório a obra “Quivi sospiri, pianti ed alti guai”, do compositor renascentista Domenico Micheli, que musicou os versos de A Divina Comédia. Dentre os instrumentos usados durante o concerto estão o clavicórdio e a espineta (um tipo de cravo), que surgiram juntos na Idade Média, por volta do ano 1000. Também serão usados trombones históricos, chamados de sacabuxa, originados na mesma época.

O cravista e criador do Música Figurata, Robson Bessa, explica que esta apresentação conduzirá o público por uma viagem no tempo. “Reunimos o rigor da técnica ao da pesquisa histórica, para trazer à tona uma música que, embora temporalmente distante, transcende, como toda arte verdadeira, épocas e culturas”, completa.

Desde 2015, o Música na Capela busca ampliar a formação musical do público, ao oferecer apresentações de experientes corais e grupos de câmara, com repertório diversificado e acesso gratuito. O programa é uma realização da Casa Fiat de Cultura e do Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Conta com o patrocínio da Fiat e do Banco Safra, e co-patrocínio do Banco Fidis e da Brose do Brasil. O evento tem apoio institucional do Circuito Liberdade, além do apoio do Programa Amigos da Casa e do Governo de Minas.

 

Música Figurata

O Música Figurata é o mais antigo grupo de música barroca em atividade em Minas Gerais. Fazer e divulgar a música Medieval, Renascentista, Barroca e Pré-Clássica (séculos XVI ao XIX) dando destaque especial para a música colonial, é a perspectiva que rege e define o trabalho do grupo.

A exposição “O Inferno de Dante”

A Casa Fiat de Cultura convida o público a desvendar as alegorias e os simbolismos do poema épico A Divina Comédia, de Dante Alighieri. A influência desta obra-prima está impregnada no imaginário ocidental e, mesmo depois de séculos, continua a inspirar escritores e toda a literatura mundial, além de outras áreas da cultura. Na exposição “O Inferno de Dante – Valentina Vannicola na Casa Fiat de Cultura”, a artista italiana transpõe cenas clássicas do Inferno, o primeiro reino de A Divina Comédia, em uma produção de 15 obras fotográficas baseadas no gênero tableau vivant – tendência da fotografia contemporânea de apresentar como cenas reais as imagens construídas de acordo com a dinâmica da cinematografia. Um ambiente imersivo foi criado na Casa Fiat de Cultura para despertar o imaginário dos visitantes e proporcionar uma reflexão sobre a existência humana. A mostra fica em cartaz até 28 de maio de 2023 e é uma parceria da Casa Fiat de Cultura com o Consulado da Itália em Belo Horizonte e o Istituto Italiano di Cultura do Rio de Janeiro.

 

Casa Fiat de Cultura

A Casa Fiat de Cultura cumpre importante papel na transformação do cenário cultural brasileiro, ao realizar prestigiadas exposições. A programação estimula a reflexão e interação do público com várias linguagens e movimentos artísticos, desde a arte clássica até a arte digital e contemporânea. Por meio do Programa Educativo, a instituição articula ações para ampliar a acessibilidade às exposições, desenvolvendo réplicas de obras de arte em 3D, materiais em braille e atendimento em libras. Mais de 70 mostras, de consagrados artistas brasileiros e internacionais, já foram expostas na Casa Fiat de Cultura, entre os quais Caravaggio, Rodin, Chagall, Tarsila, Portinari entre outros. Há 17 anos, o espaço apresenta uma programação diversificada, com música, palestras, residência artística, além do Ateliê Aberto – espaço de experimentação artística – e de programas de visitas com abordagem voltada para a valorização do patrimônio cultural e artístico. A Casa Fiat de Cultura é situada no histórico edifício do Palácio dos Despachos e apresenta, em caráter permanente, o painel de Portinari, Civilização Mineira, de 1959. O espaço integra um dos mais expressivos corredores culturais do país, o Circuito Liberdade, em Belo Horizonte. Mais de 3,5 milhões de pessoas já visitaram suas exposições e 600 mil participaram de suas atividades educativas. 

 

SERVIÇO


Música na Capela com o Música Figurata “Nel tempo di Dante”.

16 de abril, domingo, das 11h às 12h

Espaço sujeito à lotação

Entrada gratuita

 

Música Figurata

Camila Corrêa, soprano 

Pedro Zanatta, clavicórdio e espineta 

Igor Lima, trombone  

Leonardo Brasilino, trombone  

Hélio Azevedo, trombone

Robson Bessa, idealização e direção artística

 

Programa

Come sul fonte fu preso Narciso                           Boccaccio/Lorenzo da Firenze 

Bel fiore dança (Clavicórdio solo)                          Anônimo/ Codex Faenza

Aquila Altera                                                              Jacopo da Bologna

Aquila Altera (Clavicórdio solo)                              J.da Bologna/ Anônimo/ Codex Faenza

Fortuna dun gran tempo                                          Anônimo séc. XIV

Quivi sospiri pianti me alti guai                              Domenico Micheli (1540-1590)

Ave Maris Stella (Espineta solo)                             Anônimo/ Codex Faenza

Ecco la Primavera                                                     Francesco Landini (c.1325-1397)

Game of Thrones                                                       Abertura (arranjo do Noel Frenandes)  

 

Toda programação da Casa Fiat de Cultura é gratuita

 

Casa Fiat de Cultura
Circuito Liberdade
Praça da Liberdade, 10 – Funcionários – BH/MG

Horário de Funcionamento
Terça-feira a sexta-feira, das 10h às 21h
Sábado, domingo e feriado, das 10h às 18h

 

Informações
(31) 3289-8900
www.casafiatdecultura.com.br
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
facebook.com.br/casafiatdecultura
Instagram: @casafiatdecultura
Twitter: @casafiat
YouTube: Casa Fiat de Cultura

0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
  • Visite Minas Gerais

    Viaje por Minas e encante-se com as belezas do nosso estado. Natureza, cultura, patrimônio, hospitalidade, cozinha mineira e muito mais você encontra aqui. Acesse o Portal Minas Gerais, conheça nossos atrativos, escolha o destino que mais combina com você e programe sua próxima viagem.

    • Ações em rede: em busca de soluções compartilhadas

      Articular ações em rede é um dos desafios permanentes do Circuito Liberdade. Tendo como ponto de partida a política estadual de cultura, a equipe do Circuito realiza projetos coletivos, que envolvem os diversos equipamentos culturais do complexo.

      O objetivo deste trabalho é ampliar os resultados das atividades e envolver novos grupos no desenvolvimento dos eventos. Em rede, as ações múltiplas e diversificadas alcançam um público maior, potencializam recursos e habilidades e também propiciam o aprendizado e o compartilhamento de soluções.

      Esta concepção, a partir de uma ótica de cooperação, é inerente ao projeto do Circuito Liberdade, que, sob a gestão da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais, se articula com o espaço urbano e os grupos artísticos e populares da capital e do estado de Minas Gerais.

      As ações em rede do Circuito Liberdade são executadas incluindo, além de todos os espaços do projeto, diversos parceiros institucionais públicos e privados. Algumas ações em rede importantes realizadas pelo Circuito são a Primavera de Museu, Semana do Patrimônio, Luzes da Liberdade, entre outros.

      Leia mais

  • Rota Turística Cozinha Mineira

    Rota da cozinha mineira no Circuito Liberdade está localizada na região central da capital, abraçada pelos limites da Av do Contorno e abrigando alguns dos atrativos mais simbólicos do circuito cultural, como o Mercado Central e o Museu de Artes e Ofícios.

    Na rota, os pontos turísticos se unem a estabelecimentos privados que têm a cozinha mineira no seu DNA, criando caminhos e oportunidades de desfrutar nossos sabores aliados à cultura mineira a partir de diversos pontos distintos, mas conectados pela nossa paixão pela comida que é produzida em Minas. 

    Saiba mais aqui