Projeto “Educação na Praça” do Espaço do Conhecimento UFMG promove roda de conversa sobre povos indígenas no Brasil Contemporâneo

A atividade acompanha a programação do Abril Indígena no museu

Em 2022 foi aprovada a Lei 14.402, que institui o dia 19 de abril como Dia dos Povos Indígenas. A nova lei revogou o Decreto-Lei nº 5.540 de 1943 que havia criado, na mesma data, o Dia do Índio. Essa mudança no nome da data comemorativa é uma vitória do movimento indígena e consagra o reconhecimento, por parte do estado brasileiro, da diversidade de povos indígenas que vivem no território nacional, em substituição à genérica categoria “índio”, presente na lei anterior. A mudança, entretanto, precisa ser acompanhada por medidas amplas que levem ao conhecimento da população não-indígena brasileira a complexidade e sofisticação dos modos de vida e saberes indígenas. A população indígena brasileira, em 2010, era de 817.963 indígenas, segundo dados do Censo Demográfico, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).  Os dados também indicaram que são cerca de 300 povos, falantes de aproximadamente 180 línguas, e que em todas as Unidades da Federação, incluindo o Distrito Federal, há populações indígenas.

Para discutir tal diversidade de “Povos Indígenas no Brasil Contemporâneo”, o projeto Educação na Praça, do Espaço do Conhecimento UFMG, promove uma roda de conversa no próximo sábado, 15 de abril, às 14h, direcionada a professores da educação básica, alunos dos cursos de licenciaturas, educadores de museus e demais interessados. A escola, como espaço privilegiado para formação de cidadãos, constitui-se em importante lugar de aprendizagem sobre os mundos indígenas do presente, de modo a desconstruir ideias recebidas que retratam os povos indígenas de modo equivocado e preconceituoso.

Os estudantes indígenas da UFMG Anaine Taukane e Ka'a Membyra, jovens que têm se engajado ativamente no movimento indígena no Brasil, são os convidados desta atividade. Anaine Anikualo Taukane é do povo Pankararu, estudante de Direito e membro do Coletivo Indígena da UFMG. Ka'a Membyra, do povo Potiguara, é técnico em Guia de Turismo, estudante de Antropologia, membro do Coletivo Índígena e da Comunicação Indígena da UFMG.

A atividade gratuita integra a programação do Abril Indígena no Espaço. A participação ocorrerá mediante preenchimento de formulário on-line, terá duração aproximada de duas horas e conta com a emissão de certificados, além de acessibilidade de tradução em Libras.

Serviço: Educação na Praça: Povos Indígenas no Brasil contemporâneo

Data: 15 de abril (sábado) - 14h

Onde: Espaço do Conhecimento UFMG Praça da Liberdade, 700 - Funcionários

Número de vagas: Até 40 inscritos

Descrição: O projeto Educação na Praça, voltado para professores da educação básica, alunos dos cursos de licenciaturas, educadores de museus e demais interessados, abordará, no mês de abril, o tema “Povos Indígenas no Brasil contemporâneo”, com os convidados Anaine Taukane e Ka'a Membyra.

Formulário de inscrição: https://forms.gle/ywQ5k32siDMLRtwx8