Palácio das Artes recebe a 19ª edição da Feira Mostrô – Mostra de Arte e Cultura da Mineiridade neste fim de semana com uma programação que privilegia toda a riqueza cultural de Minas Gerais

O projeto, que traz a Mineiridade em toda sua concepção, conta com a parceria da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais para promover a riqueza da cultura mineira. Evento é gratuito e acontece nos dias 18 e 19 de março, de 10h a 18h, e reúne 100 expositores mineiros de diversos segmentos da economia criativa do estado.

Feira Mostrô Palácio das Artes Crédito Mostrô BH 4

A Mineiridade não parte de algo abstrato, ela faz parte do caldo cultural que envolve os mineiros e se desenvolveu a partir da confluência dos saberes de matrizes africanas, das tradições indígenas e de tantas outras culturas. A Mineiridade está no modo de se tocar viola, nas rezas, no congado, nas folias de minas, nas benzedeiras, na cozinha mineira, no acolhimento de um povo. É onde as próprias interações do cotidiano e da formação cultural são transpostas da coletividade, do fazer prosaico da vida cotidiana, para a ação, rememorações e modos de agir e fazer cultural. A partir dessa concepção, a Feira Mostrô – Mostra de Arte e Cultura da Mineiridade leva para o Palácio das Artes, nos dias 18 e 19 de março, de 10h às 18h, 100 expositores de diversos segmentos da economia criativa e da cultura de Minas Gerais para promover o que o estado mineiro possui em toda sua pujança cultural. O evento é gratuito e inaugura a parceria do projeto com a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais.

Feira Mostrô Palácio das Artes Crédito Mostrô BH 1

Com a proposta de impulsionar ainda mais a economia criativa de Minas Gerais, a 19ª edição da Feira Mostrô leva para o Complexo Cultural do Palácio das Artes produtos e serviços de artesãos, microempreendedores individuais e pequenos comerciantes mineiros. A programação conta com DJ Pedro Pizelli e oferece ao público a diversidade da gastronomia, do vestuário, do artesanato e de outros segmentos da cultura do estado.

Feira Mostrô Acervo Mostrô111

Entre os participantes desta edição se destacam os expositores: Cascafina e Uai Soul, produtores do sul de Minas Gerais; Chavela Produtos Artesanais; Baixa Comidaria Petiscos Artesanais; Djalmadja Ateliê; De Corpo Casa y Alma; Impressa Design; e Curará. A literatura também está contemplada no evento por meio da livraria itinerante Páginas Editora, que terá estande fixo nos dois dias do evento.

Bosco Ladeira coordenador da Mostro BH2

“A Feira Mostrô – Mostra de Arte e Cultura da Mineiridade tem como objetivo ser um importante vetor e propagador da economia criativa e da riqueza cultural de Minas Gerais. Para isso, convidamos 100 expositores de diversos segmentos da cultura da Mineiridade, como a gastronomia mineira, perfumaria e banho, artesanato, design e literatura. Também possibilitamos uma programação recheada de atividades e entretenimento. Nossa proposta tem como norteador promover a mineiridade em todas as suas instâncias e abarcar a moda, a cozinha, a música e tudo o que o estado mineiro traz de legado para a cultura brasileira. A parceria com a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo é um reconhecimento para as ações desenvolvidas pela Mostrô e estar num equipamento cultural que transpira a cultura mineira como o Palácio das Artes, gerido pela Fundação Clóvis Salgado, é um privilégio para nós”, explica Bosco Ladeira, coordenador geral da Mostrô BH.

--

MOSTRÔ BH – A Mostrô BH foi idealizada como um espaço de valorização de artistas e produtores locais, fazedores de arte e entusiastas em trabalhar com aquilo que amam fazer. O princípio norteador é o impulso à cultura mineira, agregando vários segmentos, como literatura, gastronomia, vestuário, artesanato, design, jardinagem, dentre outros. A Mostrô BH iniciou as atividades em agosto de 2021 e já contou com mais de 1.500 expositores, 70 apresentações artísticas culturais, 30 oficinas, e muitas outras atrações. A Mostrô BH tem como princípio norteador valorizar a economia criativa de Minas Gerais ao dar visibilidade ao trabalho de artistas, produtores e trabalhadores e trabalhadoras da cultura no estado.

FUNDAÇÃO CLÓVIS SALGADO – Com a missão de fomentar a criação, formação, produção e difusão da arte e da cultura no Estado, a Fundação Clóvis Salgado (FCS) é vinculada à Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult). Artes visuais, cinema, dança, música erudita e popular, ópera e teatro, constituem alguns dos campos onde se desenvolvem as inúmeras atividades oferecidas aos visitantes do Palácio das Artes, CâmeraSete – Casa da Fotografia de Minas Gerais – e Serraria Souza Pinto, espaços geridos pela FCS. A Instituição é responsável também pela gestão dos corpos artísticos – Cia. de Dança Palácio das Artes, Coral Lírico de Minas Gerais e Orquestra Sinfônica de Minas Gerais –, do Cine Humberto Mauro, das Galerias de Arte e do Centro de Formação Artística e Tecnológica (Cefart). A Fundação Clóvis Salgado também é responsável pela gestão do Circuito Liberdade. Em 2020, quando celebrou 50 anos, a FCS ampliou sua atuação em plataformas virtuais, disponibilizando sua programação para público amplo e variado. O conjunto dessas atividades fortalece seu caráter público, sendo um espaço de todos e para todos.

CIRCUITO LIBERDADE – O Circuito Liberdade é o maior complexo de cultura, turismo e economia criativa da América Latina. Criado em 2010, após a inauguração da Cidade Administrativa e a transferência oficial da sede do governo da Praça da Liberdade para a região Norte de Belo Horizonte, o Circuito reúne diversos espaços com as mais variadas formas de manifestação de arte e cultura em transversalidade com o turismo. As atividades dos equipamentos parceiros ao complexo cultural, buscam desenvolvimento humano, cultural, turístico, social e econômico, com foco na economia criativa como mecanismo de geração de emprego e renda, além da democratização e ampliação do acesso da população às atividades propostas. Atualmente, o Circuito Liberdade conta com 32 equipamentos culturais atuando em rede, na cidade de Belo Horizonte.

0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
  • Visite Minas Gerais

    Viaje por Minas e encante-se com as belezas do nosso estado. Natureza, cultura, patrimônio, hospitalidade, cozinha mineira e muito mais você encontra aqui. Acesse o Portal Minas Gerais, conheça nossos atrativos, escolha o destino que mais combina com você e programe sua próxima viagem.

    • Ações em rede: em busca de soluções compartilhadas

      Articular ações em rede é um dos desafios permanentes do Circuito Liberdade. Tendo como ponto de partida a política estadual de cultura, a equipe do Circuito realiza projetos coletivos, que envolvem os diversos equipamentos culturais do complexo.

      O objetivo deste trabalho é ampliar os resultados das atividades e envolver novos grupos no desenvolvimento dos eventos. Em rede, as ações múltiplas e diversificadas alcançam um público maior, potencializam recursos e habilidades e também propiciam o aprendizado e o compartilhamento de soluções.

      Esta concepção, a partir de uma ótica de cooperação, é inerente ao projeto do Circuito Liberdade, que, sob a gestão da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais, se articula com o espaço urbano e os grupos artísticos e populares da capital e do estado de Minas Gerais.

      As ações em rede do Circuito Liberdade são executadas incluindo, além de todos os espaços do projeto, diversos parceiros institucionais públicos e privados. Algumas ações em rede importantes realizadas pelo Circuito são a Primavera de Museu, Semana do Patrimônio, Luzes da Liberdade, entre outros.

      Leia mais

  • Rota Turística Cozinha Mineira

    Rota da cozinha mineira no Circuito Liberdade está localizada na região central da capital, abraçada pelos limites da Av do Contorno e abrigando alguns dos atrativos mais simbólicos do circuito cultural, como o Mercado Central e o Museu de Artes e Ofícios.

    Na rota, os pontos turísticos se unem a estabelecimentos privados que têm a cozinha mineira no seu DNA, criando caminhos e oportunidades de desfrutar nossos sabores aliados à cultura mineira a partir de diversos pontos distintos, mas conectados pela nossa paixão pela comida que é produzida em Minas. 

    Saiba mais aqui