CENTRO DE ARTE POPULAR COMPLETA 11 ANOS E TRAZ PROGRAMAÇÃO QUE TEM COMO TEMA A CERÂMICA DO VALE DO JEQUITINHONHA

No próximo dia 19 de março, dia do artesão, o Centro de Arte Popular completa 11 anos de existência. Para celebrar a data, o CAP promove uma programação que tem como tema principal a cerâmica produzida por artesãs e artesãos do Vale do Jequitinhonha.

Nos dias 18 e 19 deste mês, o espaço de convivência do CAP sediará a Feira de Cerâmica do Vale do Jequitinhonha. A Feira contará com peças produzidas pela Associação dos Artesãos de Coqueiro Campo. Trata-se de moringas, filtros, mulheres noivas, grávidas, amamentando, colhendo, trabalhando, mulheres de mãos dadas, em círculo etc.

A Associação dos Artesãos de Coqueiro Campo conta, atualmente, com 39 mulheres. O barro em suas mãos representa, para além de uma atividade central na geração de renda, um tempo de criação, em que as ceramistas podem se fortalecer mutuamente.

Coqueiro Campo faz parte da comunidade rural de Buriti, município de Turmalina, no Vale do Jequitinhonha. O “Vale”, que já esteve bastante estigmatizado negativamente, atualmente destaca-se por sua riquíssima produção cultural que se expressa por meio de saberes populares, danças, cantos, festas e pela produção artesanal em palha, bambu, madeira, algodão e cerâmica.

Já no dia 21 de março, o CAP promove a Oficina de Modelagem em Argila, ministrada pela artesã Ducarmo Barbosa. O objetivo da oficina é divulgar a cultura e o artesanato em barro do Vale do Jequitinhonha. Manter a tradição da transmissão do saber, o jeito de fazer artesanato de forma original, propiciando o uso da criatividade e o convívio com a arte e a cultura populares.

Ducarmo Barbosa - Maria do Carmo Barbosa Sousa - é artesã do barro de Turmalina. Coordenadora Geral da Rede de Artesanato do Vale do Jequitinhonha; Membro titular do CONSEC-MG - Conselho Estadual de Cultura; Diretora do Instituto Sociocultural Jequitinhonha; Ex-presidente da Associação dos Artesãos de Coqueiro Campo; Membro do Conselho Fiscal do Centro de Artesanato Mineiro.

CENTRO DE ARTE POPULAR

Localizado nas adjacências da Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, o Centro de Arte Popular foi inaugurado em 19 de março de 2012 e exibe ao público a riqueza da cultura produzida pelos artistas populares de Minas Gerais. A instituição tem por objetivo divulgar a pluralidade e a diversidade cultural mineira, dinamizando a produção, o consumo e a fruição artística, além de atuar como poderoso agente de inclusão social.

O acervo do CAP é composto por objetos confeccionados em madeira, cerâmica, tecido, fibras naturais, pedras, além de outros suportes e linguagens. A originalidade e a criatividade do artista popular mineiro estão ao alcance dos olhos dos visitantes, assim como o domínio do fazer artístico sobre as matérias-primas proporcionadas pela natureza.

Produzida de forma espontânea, sem determinação direta dos circuitos acadêmicos de transmissão de saberes e geralmente oriunda dos estratos populares da sociedade, a arte popular revela autonomia e capacidade de subversão em relação aos cânones ditados pelo saber erudito, a despeito do constante fluxo e das trocas que permeiam essas instâncias.

A instituição conta com um programa de ação educativa permanente e produz exposições temporárias, oficinas e eventos diversos relacionados às diversas expressões da arte criadas pelo homem ao longo dos tempos no território que corresponde ao Estado de Minas Gerais.

O Centro de Arte Popular é integrante do Circuito Liberdade, complexo cultural sob gestão da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) e que reúne diversos espaços com as mais variadas formas de manifestação de arte e cultura em transversalidade com o turismo. Trabalhando em rede, as atividades dos equipamentos parceiros ao Circuito buscam desenvolvimento humano, cultural, turístico, social e econômico, com foco na economia criativa como mecanismo de geração de emprego e renda, além da democratização e ampliação do acesso da população às atividades propostas.

SERVIÇO

FEIRA DE CERÂMICA DO VALE DO JEQUITINHONHA

Data: 18 e 19 de março de 2023

Horário: 11h às 17h

Local: Espaço de Convivência do Centro de Arte Popular

OFICINA DE MODELAGEM EM ARGILA

Ministrante: Ducarmo Barbosa

Data: 21 de março de 2023

Horário: das 14 às 17h

Local: Centro de Arte Popular Link das Inscrições: https://forms.gle/h5rUiJ2UTLCWwvRk6

15 vagas

Evento gratuito

Centro de Arte Popular

Endereço: Rua Gonçalves Dias, 1608 - Lourdes - BH/MG. CEP: 30140-092

Horário de Funcionamento: Terça a Sexta-Feira 12h às 19h| Sábados, Domingos e Feriados 11h às 17h.

Facebook: https://www.facebook.com/centrodeartepopular.mg/

Instagram: https://www.instagram.com/centrodeartepopular/

0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
  • Visite Minas Gerais

    Viaje por Minas e encante-se com as belezas do nosso estado. Natureza, cultura, patrimônio, hospitalidade, cozinha mineira e muito mais você encontra aqui. Acesse o Portal Minas Gerais, conheça nossos atrativos, escolha o destino que mais combina com você e programe sua próxima viagem.

    • Ações em rede: em busca de soluções compartilhadas

      Articular ações em rede é um dos desafios permanentes do Circuito Liberdade. Tendo como ponto de partida a política estadual de cultura, a equipe do Circuito realiza projetos coletivos, que envolvem os diversos equipamentos culturais do complexo.

      O objetivo deste trabalho é ampliar os resultados das atividades e envolver novos grupos no desenvolvimento dos eventos. Em rede, as ações múltiplas e diversificadas alcançam um público maior, potencializam recursos e habilidades e também propiciam o aprendizado e o compartilhamento de soluções.

      Esta concepção, a partir de uma ótica de cooperação, é inerente ao projeto do Circuito Liberdade, que, sob a gestão da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais, se articula com o espaço urbano e os grupos artísticos e populares da capital e do estado de Minas Gerais.

      As ações em rede do Circuito Liberdade são executadas incluindo, além de todos os espaços do projeto, diversos parceiros institucionais públicos e privados. Algumas ações em rede importantes realizadas pelo Circuito são a Primavera de Museu, Semana do Patrimônio, Luzes da Liberdade, entre outros.

      Leia mais

  • Rota Turística Cozinha Mineira

    Rota da cozinha mineira no Circuito Liberdade está localizada na região central da capital, abraçada pelos limites da Av do Contorno e abrigando alguns dos atrativos mais simbólicos do circuito cultural, como o Mercado Central e o Museu de Artes e Ofícios.

    Na rota, os pontos turísticos se unem a estabelecimentos privados que têm a cozinha mineira no seu DNA, criando caminhos e oportunidades de desfrutar nossos sabores aliados à cultura mineira a partir de diversos pontos distintos, mas conectados pela nossa paixão pela comida que é produzida em Minas. 

    Saiba mais aqui