CASA FIAT DE CULTURA ABORDA CAMINHOS DO NOVO DESIGN POR MEIO DA CONEXÃO ENTRE ANCESTRALIDADE E INOVAÇÕES DIGITAIS

Bate-papo “Ancestralidade e Futuro” celebra o Italian Design Day e discute a inteligência do design para projetar um futuro melhor

É possível sonhar um novo design? Para responder a essa e a outras questões, a Casa Fiat de Cultura, em parceria com o Istituto Europeo di Design (IED) e o Consulado da Itália em Belo Horizonte, realiza no dia 9 de março, às 19h, o bate-papo virtual “Ancestralidade e futuro: os desejos do design para uma nova vida”. O arquiteto e mestre em Semiótica Urbana Alexandre Salles vai mediar a conversa, que contará com a participação do coordenador do Núcleo de Conteúdo do IED, Indio San, e do designer industrial Christian Ullmann. O evento faz parte das comemorações do Italian Design Day (IDD), que, este ano apresenta o tema “Qualidade que ilumina. A energia do design para as pessoas e o meio ambiente”. A participação é gratuita, com inscrição pela Sympla.

O design tem a capacidade de transformar o presente e projetar o futuro de maneira democrática, plural e colaborativaPor meio de soluções diversas, simplifica a vida das pessoas e inova em vários aspectos. Nesse sentido, diferentes tipos de inteligência – a natural, a ancestral, a periférica e até a artificial – estão sendo incorporadas nos modos de fazer, propondo verdadeiras revoluções. Esse será o fio condutor do bate-papo, que vai abordar questões como responsabilidade socioambiental, abordagem sistêmica, diversidade e pluralidade.

Indio San, que atua principalmente no design gráfico, vai falar sobre a influência da vanguarda dos quadrinhos italianos de ficção científica, traçando um paralelo com projeções para o futuro. Ele ressalta que a inovação se dá a partir do reconhecimento e da valorização de símbolos e linguagens, mas com um novo olhar sobre o que é considerado tradição. “O design rompe as fronteiras estéticas e projetuais e assume uma visão holística e política sobre o mundo que nos cerca.”

Já o designer Christian Ullmann vai destacar o quanto as realidades locais do mundo se conectam a novas formas de se fazer design e como as culturas regionais encontram diferentes maneiras de solucionar problemas. Sobre a ideia de sonhar um novo design, ele destaca que é o que faz todos os dias. “Só assim conseguimos projetar novas realidades e vontades, com mais pluralidade e igualdade.”

Alexandre Salles conecta esses dois universos com pontuações sobre o design regenerativo, navegando sobre as tradições ancestrais, o fazer à mão do design italiano, as conexões entre Itália e Brasil e a busca por novas respostas e soluções. “Afinal, o que o design precisa fazer para atender às necessidades das pessoas?”, questiona.

O bate-papo “Ancestralidade e futuro: os desejos do design para uma nova vida” é uma realização da Casa Fiat de Cultura e do Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, em parceria com o Istituto Europeo di Design (IED) e o Consulado da Itália em Belo Horizonte. Conta com o patrocínio da Fiat e do Banco Safra, e co-patrocínio do Banco Fidis e da Brose do Brasil. O evento tem apoio institucional do Circuito Liberdade, além do apoio do Governo de Minas e do Programa Amigos da Casa.

Alexandre Salles

Coordenador do Curso de Pós-Graduação em Design de Interiores Contemporâneo e do Curso One Year de Design de Mobiliário - IED São Paulo, Brasil.

Arquiteto e Mestre em Semiótica Urbana formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP), possui ampla experiência nos principais Estúdios de Arquitetura da cidade de São Paulo, além de colaborações em projetos e concursos de arquitetura

nacionais e internacionais. Em 2011, fundou o Estúdio Tarimba, um ateliê multidisciplinar focado no desenvolvimento de projetos de pesquisa corporativos, comerciais, residenciais, de consultoria e de design. É um profissional ativo em projetos culturais de promoção, como curador do Festival NegraArte, festival das artes visuais afro-brasileiras, e membro do corpo de jurados dos Prêmios de Design: Prêmio Design Museu da Casa Brasileira, Prêmio Casa Vogue Design.

Alexandre Salle IED crédito Sara Ferreira

Christian Ullmann

É professor de design para sustentabilidade, Inovação Docial e Design Estratégico no IED Brasil, e atua como Coordenador de Projetos de Economia Circular e Design para Inovação Social no CR+IED - Centro de Inovação IED Brasil, tendo coordenado os projetos: O carro perfeito para a cidade de São Paulo 2030 (Fiat Latam); Laboratório de desenvolvimento de mobiliário, empreendedorismo e economia circular — IED LAB MOB YVY — (YVY Reciclagem), e o Movimento Lixo Invisível, em parceria com a empresa de consultoria Symnetics.

Formado em desenho industrial na Universidade de Buenos Aires, Argentina, reside no Brasil desde 1996. Trabalha com design estratégico, design exploratório e consultoria em design para inovação e gestão desenvolvendo produtos, projetos, sistemas e serviços. Coordena projetos para empresas, governos e instituições no Brasil e América Latina, tendo produtos e trabalhos premiados na Itália, Espanha, Argentina e no Brasil.

Suas áreas de maior interesse e pesquisa são questões sociais e ambientais que, desde 2000, foram redefinidas como desenvolvimento sustentável. Entrando na terceira década do século XXI, reorganiza suas ideias e pretende atuar na área de Design para Inovação Social, em um contexto de economia criativa para um sistema de economia circular.

Christian Ullmann IED crédito Sara Ferreira

Indio San

Indio San é o pseudônimo e marca registrada de Everson Nazari, Ele é professor das Escolas de Design Gráfico e Digital, Design de Moda e Design de Produto e Serviço, além de ser o chefe de e-learning no Istituto Europeo di Design - IED em São Paulo.

Graduado em Design Gráfico na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/2001) e pós-graduado em Design Estratégico e Inovação (IED/2021). Ele é mestrando em Tecnologias da Inteligência e Design Digital na Universidade Católica do Estado de São Paulo - PUC-SP.

Como diretor criativo de seu estúdio, ele tem uma abordagem multidisciplinar do design, colaborando com as principais editoras, emissoras, agências e escritórios de design do Brasil, apresentando um amplo repertório de soluções com mais de 1200 projetos publicados ao longo de 20 anos de carreira.

Suas obras foram premiadas no Grande Prêmio de Publicidade de Cannes, em 2004 ele ganhou o prêmio João Motini de ilustração no Salão de Publicidade de Porto Alegre, o Prêmio Açorianos de melhor exposição coletiva também em Porto Alegre e um destaque especial pelo livro Illustration Now! 4, publicado por Taschen, onde aparece em uma seleção de 150 ilustradores contemporâneos de todo o mundo.

Indio San IED crédito Sara Ferreira

A Casa Fiat de Cultura

A Casa Fiat de Cultura cumpre importante papel na transformação do cenário cultural brasileiro, ao realizar prestigiadas exposições. A programação estimula a reflexão e interação do público com várias linguagens e movimentos artísticos, desde a arte clássica até a arte digital e contemporânea. Por meio do Programa Educativo, a instituição articula ações para ampliar a acessibilidade às exposições, desenvolvendo réplicas de obras de arte em 3D, materiais em braille e atendimento em libras. Mais de 70 mostras, de consagrados artistas brasileiros e internacionais, já foram expostas na Casa Fiat de Cultura, entre os quais Caravaggio, Rodin, Chagall, Tarsila, Portinari entre outros. Há 16 anos, o espaço apresenta uma programação diversificada, com música, palestras, residência artística, além do Ateliê Aberto – espaço de experimentação artística – e de programas de visitas com abordagem voltada para a valorização do patrimônio cultural e artístico. A Casa Fiat de Cultura é situada no histórico edifício do Palácio dos Despachos e apresenta, em caráter permanente, o painel de Portinari, Civilização Mineira, de 1959. O espaço integra um dos mais expressivos corredores culturais do país, o Circuito Liberdade, em Belo Horizonte. Mais de 3,5 milhões de pessoas já visitaram suas exposições e 600 mil participaram de suas atividades educativas. 

Consulado da Itália em Belo Horizonte

O Consulado italiano oferece serviços e assistência aos cidadãos italianos que estão em Minas Gerais. Ele é sede da representação da Itália com função administrativa, mas também de promoção econômica e cultural. Em Belo Horizonte, desde sua criação em 1902, o Consulado da Itália vem apoiando as relações culturais e econômicas entre Itália e Minas Gerais, através diversas iniciativas, que criam uma ponte sólida entre italianos e brasileiros, entre elas o Italian Design Day (Dia do Design Italiano), a Semana da Língua Italiana, a Semana da Gastronomia italiana e muito mais.

Istituto Europeo di Design | IED Brasil

O Istituto Europeo di Design é uma faculdade "100% design" que promove conteúdos – Graduação, Pós-Graduação Lato Sensu, Aperfeiçoamento e Extensão – exclusivamente conectados à esta área de atuação. Fundado em Milão, Itália, em 1966 por Francesco Morelli apoia-se na cultura do projeto que respeita a lógica do mercado e do saber acadêmico, buscando reunir o saber e o saber fazer. Uma escola de projeto centrada no fomento da criatividade para que seus alunos sejam aptos à produção de soluções contemporâneas em perspectiva de futuro seguindo padrões de inovação, tecnologia e transformação social.

SERVIÇO

Bate-papo Virtual | Ancestralidade e futuro: os desejos do design para uma nova vida
Christian Ullmann, Indio San e Alexandre Salles
9 de março de 2023, às 19h
Transmissão ao vivo
Inscrições gratuitas pela Sympla: http://bit.ly/AncestralidadeEFuturo

Casa Fiat de Cultura
Circuito Liberdade
Praça da Liberdade, 10 – Funcionários – BH/MG

Horário de Funcionamento
Terça-feira a sexta-feira, das 10h às 21h
Sábado, domingo e feriado, das 10h às 18h

Informações
(31) 3289-8900
www.casafiatdecultura.com.br
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
facebook.com.br/casafiatdecultura
Instagram: @casafiatdecultura
Twitter: @casafiat

0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
  • Visite Minas Gerais

    Viaje por Minas e encante-se com as belezas do nosso estado. Natureza, cultura, patrimônio, hospitalidade, cozinha mineira e muito mais você encontra aqui. Acesse o Portal Minas Gerais, conheça nossos atrativos, escolha o destino que mais combina com você e programe sua próxima viagem.

    • Ações em rede: em busca de soluções compartilhadas

      Articular ações em rede é um dos desafios permanentes do Circuito Liberdade. Tendo como ponto de partida a política estadual de cultura, a equipe do Circuito realiza projetos coletivos, que envolvem os diversos equipamentos culturais do complexo.

      O objetivo deste trabalho é ampliar os resultados das atividades e envolver novos grupos no desenvolvimento dos eventos. Em rede, as ações múltiplas e diversificadas alcançam um público maior, potencializam recursos e habilidades e também propiciam o aprendizado e o compartilhamento de soluções.

      Esta concepção, a partir de uma ótica de cooperação, é inerente ao projeto do Circuito Liberdade, que, sob a gestão da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais, se articula com o espaço urbano e os grupos artísticos e populares da capital e do estado de Minas Gerais.

      As ações em rede do Circuito Liberdade são executadas incluindo, além de todos os espaços do projeto, diversos parceiros institucionais públicos e privados. Algumas ações em rede importantes realizadas pelo Circuito são a Primavera de Museu, Semana do Patrimônio, Luzes da Liberdade, entre outros.

      Leia mais

  • Rota Turística Cozinha Mineira

    Rota da cozinha mineira no Circuito Liberdade está localizada na região central da capital, abraçada pelos limites da Av do Contorno e abrigando alguns dos atrativos mais simbólicos do circuito cultural, como o Mercado Central e o Museu de Artes e Ofícios.

    Na rota, os pontos turísticos se unem a estabelecimentos privados que têm a cozinha mineira no seu DNA, criando caminhos e oportunidades de desfrutar nossos sabores aliados à cultura mineira a partir de diversos pontos distintos, mas conectados pela nossa paixão pela comida que é produzida em Minas. 

    Saiba mais aqui