Programação do Natal da Mineiridade reúne Coral Lírico de Minas Gerais em concerto natalino nas janelas do Iepha-MG nos dias 17 e 18 de dezembro

Para presentear os frequentadores da Praça da Liberdade com uma cantata de Natal cheia de emoção, o Coral Lírico de Minas Gerais (CLMG) realiza a última apresentação deste ano com um concerto especial. Parte integrante da programação do Natal da Mineiridade, o corpo artístico da Fundação Clóvis Salgado (FCS) leva ao público dez peças com temas natalinos. O evento, que conta com patrocínio do O Boticário, ocorre na fachada e janelas do Instituto do Patrimônio Histórico de Minas Gerais (Iepha-MG), equipamento integrante do Circuito Liberdade, nos dias 17 e 18 de dezembro, às 18h.

CLMG

São dez peças com temas de Natal, entre elas "O primeiro Natal”, do músico Jessé, “Ó noite Santa”, Adolphe Adam, com arranjo de Roberto Tibiriçá, a clássica “Hallelujiah˜, de Handel. O público também vai conhecer, e apreciar, os arranjos de Fred Natalino para os trabalhos “Suíte Natalina”, e "Mr. Santa”. O programa ainda contempla "Swingin' whith the saints”, com arranjo de Mark Hayes.

 CLMG 3

Quem passar pela região do Circuito Liberdade vai se encantar com as músicas natalinas que serão interpretadas sob regência da maestrina Lara Tanaka, regente associada ao Coral Lírico de Minas Gerais. “Queremos aproveitar os visitantes do Circuito Liberdade e as famílias que têm a tradição de visitar as belas luzes de Natal da Praça da Liberdade. Vamos celebrar o Natal com uma variedade de obras que fazem jus a tradição natalina”, explica Lara.

PROGRAMA

  • Eis os anjos (Felix Mendelssohn)
  • Adeste Fidelis (John Francis Wade)
  • O primeiro natal (Jessé)
  • Ó Noite Santa (A. Adam, arranjo Roberto Tibiriçá)
  • And the Glory (G.F. Handel)
  • For unto us a child is born (G.F. Hnadel)
  • Hallelujiah (G. F. Handel)
  • Suíte Natalina (arranjo Fred Natalino)
  • Mr Santa (de P. Ballard com arranjo de Fred Natalino)
  • Swingin' whith the saints (tradicional Norte Americano com arranjo de Mark Hayes)

--

SERVIÇO

CORAL LÍRICO DE MINAS GERAIS APRESENTA CONCERTO DE NATAL

Local: Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA-MG)

Data: 17 e 18 de dezembro de 2022

Horário: 18h

Programação gratuita

 

--

CORAL LÍRICO DE MINAS GERAIS – O Coral Lírico de Minas Gerais é um dos raros grupos corais que possui programação artística permanente e interpreta repertório diversificado, incluindo motetos, óperas, oratórios e concertos sinfônico-corais. Participa da política de difusão do canto lírico promovida pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Fundação Clóvis Salgado (FCS), a partir da realização dos projetos Concertos no Parque, Lírico Sacro, Sarau ao Meio-dia e Lírico em Concerto, além de concertos em cidades do interior de Minas e capitais brasileiras, com entrada gratuita ou preços populares. Participa também das temporadas de óperas realizadas pela FCS. Já estiveram à frente do Coral os maestros Luiz Aguiar, Marcos Thadeu, Carlos Alberto Pinto Fonseca, Ângela Pinto Coelho, Eliane Fajioli, Sílvio Viegas, Charles Roussin, Afrânio Lacerda, Márcio Miranda Pontes, Lincoln Andrade e Lara Tanaka. Criado em 1979, o Coral Lírico de Minas Gerais tornou-se Patrimônio do Estado em 2018 e comemorou quarenta anos em 2019.

LARA TANAKA – Nascida em Belo Horizonte, Lara Tanaka estudou piano no Conservatório Mineiro de Música e Regência na Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estudou com Sérgio Magnani, Roberto Tibiriçá, Cláudio Ribeiro, Per Brevig (EUA), Mogens Dahl (Dinamarca) e Nelson Niremberg (EUA). Ministrou aulas de Regência no 33º Festival de Inverno da UFMG e, em 2001, dirigiu a oficina de coral infantil no Festival Nacional de Música de Câmara na Paraíba. Atua como cravista continuísta em diversos grupos de música antiga e orquestras. De 2008 a 2012 atuou como cravista na Oficina de Música de Curitiba. Dirigiu o Coral Infanto-juvenil Palácio das Artes de 2001 a 2015. É regente associada do Coral Lírico de Minas Gerais desde 2016.

0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
  • Visite Minas Gerais

    Viaje por Minas e encante-se com as belezas do nosso estado. Natureza, cultura, patrimônio, hospitalidade, cozinha mineira e muito mais você encontra aqui. Acesse o Portal Minas Gerais, conheça nossos atrativos, escolha o destino que mais combina com você e programe sua próxima viagem.

    • Ações em rede: em busca de soluções compartilhadas

      Articular ações em rede é um dos desafios permanentes do Circuito Liberdade. Tendo como ponto de partida a política estadual de cultura, a equipe do Circuito realiza projetos coletivos, que envolvem os diversos equipamentos culturais do complexo.

      O objetivo deste trabalho é ampliar os resultados das atividades e envolver novos grupos no desenvolvimento dos eventos. Em rede, as ações múltiplas e diversificadas alcançam um público maior, potencializam recursos e habilidades e também propiciam o aprendizado e o compartilhamento de soluções.

      Esta concepção, a partir de uma ótica de cooperação, é inerente ao projeto do Circuito Liberdade, que, sob a gestão da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais, se articula com o espaço urbano e os grupos artísticos e populares da capital e do estado de Minas Gerais.

      As ações em rede do Circuito Liberdade são executadas incluindo, além de todos os espaços do projeto, diversos parceiros institucionais públicos e privados. Algumas ações em rede importantes realizadas pelo Circuito são a Primavera de Museu, Semana do Patrimônio, Luzes da Liberdade, entre outros.

      Leia mais

  • Rota Turística Cozinha Mineira

    Rota da cozinha mineira no Circuito Liberdade está localizada na região central da capital, abraçada pelos limites da Av do Contorno e abrigando alguns dos atrativos mais simbólicos do circuito cultural, como o Mercado Central e o Museu de Artes e Ofícios.

    Na rota, os pontos turísticos se unem a estabelecimentos privados que têm a cozinha mineira no seu DNA, criando caminhos e oportunidades de desfrutar nossos sabores aliados à cultura mineira a partir de diversos pontos distintos, mas conectados pela nossa paixão pela comida que é produzida em Minas. 

    Saiba mais aqui