Feira do Doce Mineiro: o melhor da doçaria mineira nos jardins do Palácio da Liberdade de 12 a 18 de dezembro

Feira do Doce Mineiro chega a sua quarta edição com uma programação especial para celebrar o “Natal da Mineiridade". A abertura do evento acontece no dia 12 de dezembro, às 14h. A entrada é gratuita

 EB11A5AA A34B 4306 A9B1 6A0C4A152057

A programação de Natal do Estado vai trazer o sabor mais afetivo da cozinha regional, com a Feira do Doce Mineiro, que acontece entre os dias 12 e 18 de dezembro, nos jardins do Palácio da Liberdade, na região Centro-Sul da cidade. Com entrada gratuita e funcionamento a partir das 14 horas, de segunda a sexta-feira e a partir das 10 horas, no sábado e domingo, o evento que chega à sua quarta edição,vai reunir cerca de 20 produtores que apresentarãoa variedade de sabores, texturas e delícias que marcam a doçaria regional.

Segundo um dos coordenadores do evento, João Michel Ferrabbiamo, o evento integra a programação do “Natal da Mineiridade” que, na capital, acontece noCircuito Liberdade. “Não há como falar em mineiridade sem a mesa farta e saborosa que caracteriza a culinária do EstadoE, principalmente no Natal, os doces são uma parte importante da memória afetiva das pessoas”, enfatiza. 

EB478215 DDB6 45D6 AA9F E915F377B0E8

Assim, estarão presentes: Bananada de Itabira, Pé de Moleque de Piranguinho,

Doces de Jabuticaba de SabaráMangada de UrucâniaDoce de Leite em Barra de IpatingaDoce de Pequi de CurveloDoces do Cerrado Mineiro de JanuáriaGeleias Artesanais de Belo HorizonteBrigadeiro Gourmet de Belo Horizonte, Doce de Leite de CristinaDoces do Cerrado Mineiro de São Francisco, Quecas e Lamparinas de Nova Lima e Doce de Leite com Geleia de Maracujá de Cambuí.

Um dos destaques da edição são os doces feitos no tacho de cobre. Desfeita a polêmica sobre o uso desse utensílio famoso em maio deste ano, quando a Vigilância Sanitária do Estado (VISA) liberou esse material após quase dois anos de proibição, a produção retomou a tradição que confere cor destacada para os produtos.

“Independentemente da região do Estado e do tipo de doce, o tacho de cobre é uma tradição da gastronomia mineira e traduz toda a afetividade e a criatividade da cultura da doçaria local e, como tal, seu uso deve ser preservado. Ainda aguardamos o início de reconhecimento e registro da Cozinha Mineira como patrimônio cultural, o que trará maior reconhecimento para o setor”, ressalta.

Além dos doces feitos no tacho de cobre, há outras iguarias que reafirmam a variedade e a versatilidade da produção do Estado, com ingredientes de alta qualidade e frutas típicas das diversas regiões.

Programação

Os visitantes também poderão conferir atrações artísticas, praça de alimentação e apresentações de cozinha show, uma ação que oferece a oportunidade para o público aprender mais sobre a “Doçaria Mineira”, suas histórias e a sua inter-relação com a cozinha mineira e gastronomia contemporânea.

12 de dezembro (segunda-feira)

14h: início da Feira aberta ao público

18h: Folia de Reis de D. Guidinha do Bairro Caiçara

19h: Wilson Dias

               

13 de dezembro (terça-feira)                                                    

14h: início da Feira aberta ao público

18h: Wallace Gomes e Pablo Malta         

20h: “Beatles jazz"

14 de dezembro (quarta-feira)                                                 

14h: início da Feira aberta ao público

19h: Cinema - Sessão Especial de Natal

21h: Rafael Canielo Jazz Trio       

                                                              

15 de dezembro (quinta-feira)

14h: início da Feira aberta ao público

18h: Cozinha ao Vivo - Chefs WesseryZago, Luciana Barreto e Davi Duarte.

19h: Isaddora

                                                              

16 de dezembro (sexta-feira)                                            14h: início da Feira aberta ao público

18h: Cozinha ao Vivo – Chefs Bernadete Guimarães e Alana Senna

19h: Tau Brasil 

                                                              

17 de dezembro, sábado                                            

10h: início da Feira aberta ao público

14h: Conecto

16h: Livia Itaborahy        

17h: Cozinha ao vivo: Chefs Fernanda Fonseca e Chef Carol Silva

18h: Caretada de Paracatu

19h: Orquestra Sinfônica da Polícia Militar de Minas Gerais

20h: Chico Lobo               

                                                              

18 de dezembro, domingo                          

10h: início da Feira aberta ao público

14h: Alexandre da Mata & The Black Dogs            

16h: Cozinha ao Vivo: Chefs Mariana Gontijo e Mariana Penna

17h: Tino Gomes             

19h: Cozinha ao Vivo: Chefs Lino Ramos e Valdelícia Coimbra

20h: Telo Borges

O projeto Natal da Mineiridade, evento do governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) e da Fundação Clóvis salgado (FCS), vai promover um evento que vai integrar Belo Horizonte e mais 200 cidades do interior.

Feira do Doce Mineiro 2022 - Projeto incentivado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, com o patrocínio da CEMIG, - e contemplado no edital de eventos com potencial turístico Belo Horizonte 4 Estações, com patrocínio da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte por meio da Belotur. Outros parceiros são a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-MG), a Frente da Gastronomia Mineira (FGM) e a Associação de Criadores e Estilistas de Minas Gerais (A.CRIEM), por meio das criações de Antonio Diniz na concepção de uma coleção cápsula de ecobags, dólmãs e aventais.

Serviço:

FEIRA DO DOCE MINEIRO

Data: 12 a 18 de dezembro 

Horário: Segunda a sexta-feira de 14h a 22h e sábado e domingo de 10h a 22h

Local: Jardins do Palácio da Liberdade, Praça da Liberdade

ENTRADA GRATUITA

0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
  • Visite Minas Gerais

    Viaje por Minas e encante-se com as belezas do nosso estado. Natureza, cultura, patrimônio, hospitalidade, cozinha mineira e muito mais você encontra aqui. Acesse o Portal Minas Gerais, conheça nossos atrativos, escolha o destino que mais combina com você e programe sua próxima viagem.

    • Ações em rede: em busca de soluções compartilhadas

      Articular ações em rede é um dos desafios permanentes do Circuito Liberdade. Tendo como ponto de partida a política estadual de cultura, a equipe do Circuito realiza projetos coletivos, que envolvem os diversos equipamentos culturais do complexo.

      O objetivo deste trabalho é ampliar os resultados das atividades e envolver novos grupos no desenvolvimento dos eventos. Em rede, as ações múltiplas e diversificadas alcançam um público maior, potencializam recursos e habilidades e também propiciam o aprendizado e o compartilhamento de soluções.

      Esta concepção, a partir de uma ótica de cooperação, é inerente ao projeto do Circuito Liberdade, que, sob a gestão da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais, se articula com o espaço urbano e os grupos artísticos e populares da capital e do estado de Minas Gerais.

      As ações em rede do Circuito Liberdade são executadas incluindo, além de todos os espaços do projeto, diversos parceiros institucionais públicos e privados. Algumas ações em rede importantes realizadas pelo Circuito são a Primavera de Museu, Semana do Patrimônio, Luzes da Liberdade, entre outros.

      Leia mais

  • Rota Turística Cozinha Mineira

    Rota da cozinha mineira no Circuito Liberdade está localizada na região central da capital, abraçada pelos limites da Av do Contorno e abrigando alguns dos atrativos mais simbólicos do circuito cultural, como o Mercado Central e o Museu de Artes e Ofícios.

    Na rota, os pontos turísticos se unem a estabelecimentos privados que têm a cozinha mineira no seu DNA, criando caminhos e oportunidades de desfrutar nossos sabores aliados à cultura mineira a partir de diversos pontos distintos, mas conectados pela nossa paixão pela comida que é produzida em Minas. 

    Saiba mais aqui