Governo inaugura a iluminação de Natal do Circuito Liberdade celebrando os 302 anos de Minas Gerais

O Natal da Mineiridade foi oficialmente inaugurado nesta sexta-feira (2/12), às 19h, em solenidade no Palácio da Liberdade, celebrando 302 anos de Minas Gerais, com a presença do secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, do presidente da Fundação Clóvis Salgado, Sérgio Rodrigo Reis, além de outras autoridades, gestores culturais e convidados. 


AD6E23FE 06FF 4CD8 8A4B 94176A54DE7B

O evento teve início com o hasteamento de bandeiras, execução do hino nacional, seguidos dos cumprimentos oficiais até o aguardado momento do acionamentodas luzes do Circuito Liberdade. A ação foi ovacionada pelo público que estava presente na Praça da Liberdade.

 

Neste ano, a decoração natalina programação cultural são inspiradas nas tradições e costumes do povo mineiro. O secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, ressaltou a oportunidade para se fortalecer os laços por meio da escolha dessa temática. “Nós passamos por um momento de pandemia em que foi quase impossível celebrar a nossa mineiridade.Mas este ano foi um ano de resgate do pertencimentoà nossa terra, dosnossos valores que temos e são muito baseados na própria ideia de Minas Gerais desenhadas por Alceu Amoroso Lima, Carlos Drummond de Andrade, e, finalmente, no modernismo, com o nosso grande Guimarães Rosa”, pontuou.  

No Palácio da Liberdade, houve também apresentação do Coral Back to Black e do Trio Amos da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG)A chegada do Papai Noel pela escadaria interna do Palácio foi outra atração que marcou esse encontro.

 
FA9CFB37 0078 4798 927F 65848C60F332

O Natal da Mineiridade é realizado pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) e da Fundação Clóvis Salgado (FCS). A programação se estende de 2 de dezembro a 6 de janeiro de 2023, e integra o Circuito Liberdade, em Belo Horizonte, a cerca de 200 cidades do interior.

 

Nesta sexta-feira (2/12)foram inauguradas as decorações do Palácio da Liberdade e da Praça da Liberdade. Já a partir de segunda-feira (5/12), os demais equipamentos culturais do Circuito Liberdade apresentarão suas decorações de fim de ano.  

 
A4D23555 0114 4FBE 8316 8681D2A6BCE0

A iniciativatem patrocínio máster da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) e apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH), e da Copasa. A Fundação Clóvis Salgado, gestora do Circuito Liberdade, tem patrocínio máster da Cemig, ArcellorMittalAngloGodAshanti e Usiminas, por meio das leis estadual e federal de incentivo à cultura. A correalização é da Associação Pró Cultura e Promoção das Artes – APPA.  

 

Travessias culturais  

Neste ano, o Natal da Mineiridade vai conectar as diferentes manifestações culturais do estado por meio da arte digital e de tecnologias imersivas. A proposta é estimular o sentimento de pertencimento, unindo a linguagem contemporânea às tradições de Minas Gerais. Além disso, o evento propõe fomentar o turismo na cidade com uma programação variada. De acordo com o secretário de estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira, a programação cultural está conectada ao sentimento de orgulho que o povo mineiro tem de pertencer a essa terra.  

 

“Celebramos ao longo de 2022 sobre o que chamamos de ‘mineiridade’. Agora, teremos no Circuito Liberdade, em Belo Horizonte, e nas cidades do interior, uma iniciativa em conjunto para fortalecer não apenas o nosso sentimento de orgulho, mas o turismo em todo o estado, destinos turísticos para comemorar o natal nas cidades mineiras. Minas é o segundo destino do Brasil que mais. E é o estado que mais cresce no país, gerando, nos últimos 18 meses 120 mil empregos”, destaca. 

 

Para o presidente da Fundação Clóvis Salgado, Sérgio Rodrigo Reis, a iluminação de Natal do Circuito Liberdade é um dos momentos mais esperados pela população de Belo Horizonte. “A Praça da Liberdade, e os demais equipamentos do Circuito, se enfeitam para receber os belo-horizontinos em um momento de celebração. A programação deste ano fomenta o turismo cultural em nossa cidade e celebra o que há de melhor em Minas Gerais”, destaca o presidente.  

 

O Natal da Mineiridade representará um verdadeiro encontro para as várias culturas de Minas Gerais. Na Praça da Liberdade, cartão postal de Belo Horizonte e início da Via Liberdade, maior rota turística do Brasil, um mapa vai mostrar as tradições natalinas nas diferentes regiões do estado. O local será dividido por quadrantes e, em cada um deles, uma região de Minas será representada. O público poderá conhecer mais do espírito natalino em locais como Vale do Jequitinhonha, Sul de Minas, Zona da Mata e muito mais.  

 

Guirlandas, estrelas, anjos, entre outros adornos que estarão distribuídos em toda a extensão da Praça da Liberdade, seguindo os padrões culturais de artesanato do estado vão revelar ainda mais sobre os fazeres artísticos de Minas Gerais. Todas as artes do Natal da Mineiridade em Belo Horizonte serão desenvolvidas com iluminação cênica e luzes de LED, integrando os projetos de luz ao contorno do Circuito Liberdade.  

 

No Palácio da Liberdade também haverá celebrações especiais durante o período natalino. Além da decoração já tradicional do espaço, será inaugurada uma com presépios produzidos por artesãos do Vale do Jequitinhonha. Já o Centro de Arte Popular (CAP) receberá uma mostra, também voltada às tradições de presépios, em que o público poderá conferir os diferentes presépios que já foram contemplados no concurso realizado pela Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop).  

 

A proposta deste ano é que as múltiplas linguagens artísticas, como a música, o teatro, a literatura, as performances interativas e as artes visuais, a cultura popular tradicional se reúnam na Praça da Liberdade proporcionando grandes encontros em torno dos festejos natalinos. Com essa iniciativa, o Circuito Liberdade se tona uma vitrine para as tradições mineiras, conectando o público, os turistas, a capital e as demais cidades do interior ao grande patrimônio de Minas Gerais: a mineiridade.  

A programação completa está disponível no site do Circuito Liberdade.

 

No interior

Cerca de 200 municípios integram o Natal da Mineiridade. Dentre esses, alguns destaques são Camanducaia, Guaxupé, Tiradentes, Ouro Preto, Couto de Magalhães, Santa Luzia, São Lourenço, Lagoa da Prata, Paracatu e Belo Horizonte.

Programação do interior:

Monte Verde/Camanducaia 

Natal nas Montanhas. Monte Verde se transforma nesta época do ano. Neste ano a programação está recheada de atrações.  “O Despertar das Luzes” aos sábados e domingos ao entardecer, desponta na Avenida e a ilumina com o trem com lamparinas mágicas conduzido pelo Maquinista da Luz, acendendo a chama da esperança nos corações de todos.

Espetáculo Contos e Encantos do Natal vai encantar em Camanducaia no dia 22 de dezembro e em Monte Verde no dia 25 de dezembro trazendo poemas e contos nacionais e estrangeiros de autores como Cecília Meireles, Anatole France, Jules Lemaitre, Charles Dickens, Jakob Streit, São Lucas, Fernando Pessoa e Ruth Salles, entrelaçados. Também com a presença de personagens presentes em “A Sagrada Família”, assim como Os Três Reis do Oriente, Anjo Gabriel, Herodes e sua filha Lilite.

 

Guaxupé

“O Natal de Luz chegou, Guaxupé iluminou!” Para os moradores da cidade, a cantiga de Natal já grudou na cabeça mais uma vez.

O evento ocorre desde 2013 e já se tornou tradição, crescendo a cada ano. Neste ano a programação vai de 26 de novembro a 6 de janeiro. É uma aventura em meio a exposição do concurso regional de presépios e as luzes espalhadas por toda cidade.

A alegria da criançada também é garantida em Guaxupé.! O Natal de Luz conta com a clássica casa do Papai Noel, onde os moradores e turistas podem visitar para fazer seu pedido, além da visita do Papai e da Mamãe Noel nos bairros da cidade. 

Para os amantes da arte, a programação conta com a presença de apresentações artísticas e culturais. Ocorrem diariamente no Teatro Municipal e no Palco Luz na Avenida Conde Ribeiro do Valle.A programação também conta com o Parque do Papai Noel, Trenzinho do Papai Noel e praça de alimentação nos dias dos eventos.

 

Ouro Preto

O Natal Luz de Ouro Preto 2022 abre as comemorações dos 200 anos de elevação de Vila Rica para Imperial Cidade, conferido. Em 1823, D. Pedro I do Brasil tornou oficialmente capital da então província das Minas Gerais e passando a ser designada como Imperial Cidade de Ouro Preto.  

A expectativa é de que 100 mil pessoas visitem a cidade até o encerramento do evento, em 08 de janeiro de 2023.

 

A Vila do Papai Noel, outro atrativo do festival, já recebeu a visita de mais de 1 mil pessoas. Neste sábado e domingo, 3 e 4 de dezembro, o Papai Noel recebe visitantes para fotos das 16 às 18 horas. A Vila ocupa espaço na Casa de Gonzaga, prédio centenário onde está instalada também a Vila do Artesanato, com exposição de trabalhos de artesãos do município.

 

O festival viraliza também nas redes sociais. Foram registrados mais de 1,2 milhão de impressões, 85 mil contas foram alcançadas e 190 mil visualizações de vídeos na página do Natal Luz no Instagram.

 

O Natal Luz de Ouro Preto é uma realização do Grupo Oliveira Costa e da Prefeitura de Ouro Preto, com produção da Holofote Comunicação e Cultura. O evento tem patrocínio da Cedro Mineração, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, do Governo Federal via Ministério do Turismo e Secretaria Especial de Cultura.

Além do patrocínio da Cedro Mineração, a exibição dos jogos do Brasil na Copa do Natal Luz tem um time de parceiros: Autoescola Sinal Verde, Bazar Faria, Cooperouro, Eva Benefícios, Ks Computadores e Valenet.

 

Além da estrutura iluminada, o Natal Luz recebeu apresentações teatrais, cortejos, bandas e orquestras locais e músicos covers. A grande diferença do festival de Ouro Preto de outros eventos do gênero é que toda a programação é de graça, desde a entrada na Vila do papai Noel até as apresentações de espetáculos no Teatro Municipal Casa da Ópera.

 

Couto de Magalhães

Dia 3/12, às 20h, abertura do Natal de luz com show Sonhos de Natal, na Praça Bom Jesus do Matozinhos.

Dia 8/12, às 20h, inauguração da iluminação da Praça Matriz de Nossa Senhora da Conceição.

 

Dia 11/12, às 20h, apresentações culturais e música ao vivo Praça Bom Jesus do Matozinhos.

Dia 17/12, às 20h, sabores de Quintais - especial de Natal na Praça Bom Jesus do Matozinhos 

Dia 18/12, às 16h, tarde Cultural shows e apresentações culturais Praça Bom Jesus do Matozinhos.

 

Santa Luzia

Dia 9/12, às 13h, Projeto Arte para a vida: “Aramis, no Palco do Teatro Municipal “ Antonio Roberto de Almeida”.

Dia: 10/12, às 18h30, apresentação musical- instrumental dos alunos da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, com o repertório eclético, dando ênfase em musicas erudita e popular, no Palco do Teatro Municipal AntonioRoberto de Almeida.

Dia 13/12, às 7h, Tradicional Festa da Padroeira da Cidade de Santa Luzia, na Rua Direita, s/n, Centro (Santuário de Santa Luzia).

 

De 13 a 31/12 – Natal Iluminado com três grandes tendas: cultural, solidária e luz de Natal, além de barracas de gastronomia. De Segunda a quinta, das 18 h às 22 h; Sexta, das 18h às 24h; Sábado, das 14h às 24h; Domingo, das 12 às 22h, na Praça da Juventude. 

 

Dia 14/12, às 19h, exibição do documentário “Santa Luzia: Uma visão histórica de Minas Gerais”, no Palco do Teatro Municipal Antônio Roberto de Almeida – Rua Direita, 373 – Centro – Santa Luzia.

Dia 15/12, às 15h30 e às 19h, exibição do documentário “Santa Luzia: Uma visão histórica de Minas Gerais”,no Auditório IFMG.

Dia 16/12, às 20h, exibição do documentário “Santa Luzia: Uma visão histórica de Minas Gerais”, na Tenda Cultural, praça da Juventude.

Dia 18/12, às 17h, Serenata de Natal, realizado pela primeira vez pelo Santuário Arquidiocesano de Santa Luzia, irá percorrer toda Rua Direita do Centro histórico do município.Saída da Igreja do Nosso Senhor do Bonfim até o Santuário de Santa Luzia.

 

Dia 23/12, às 19h, Coral da Apac, no Palco do Teatro Municipal Antonio Roberto de Almeida; às 20h30, Coral da Secult, Palco do Teatro Municipal Antonio Roberto de Almeida.

 

Tiradentes

Em Tiradentes, nos dias 2,9, 16 e 23 de dezembro, vai acontecer Show do Papai Noel no Largo das Forras, às 20h. Até o dia 25/12, às sextas, das 19h às 22h; aos sábados das 12h às 15h e das 19h às 22h; e domingo, das 12h às 15h e das 19h às 22h, vão ser realizadas sessões de fotos com o Papai Noel. A Igreja do Bom Jesus da Pobreza, também no Largo das Forras, vai receber às sextas, sábados e domingos projeções natalinas, das 19h às 22h.

 

São Lourenço

No dia 3/12, às 18h30, cortejo de abertura com apresentação da banda Marcial Irmão Paulo de Campanha, Fanfarra Municipal e Escolas de Dança, saindo da praça de Estação e seguindo para praça Brasil. Às 20h, Inauguração da Casa do Papai Noel na praça Brasil.

 

4/12, às 9h e às 14h, Caravana Papai Noel.

10/12, às 8h Passeio Ciclístico com Papai Noel pela cidade; às 16h, apresentação: Mamãe Noel Atrapalhada, na Praça Brasil; às 18h30, Chegada do Papai Noel, na Praça Brasil; às 21h, Circo do Bonar, no Estacionamento do Parque das Águas.

 

11/12, às 9h e às 14h, Caravana Papai Noel nos bairros;às 15h; Dança Circular Especial de Natal (Movimento Dedico), na Praça Brasil; às 16h, Leitura de histórias com Nosso Quintal na Casa do Papai Noel, na Praça Brasil17h30 - Orquestra de Violeiros,no Estacionamento do Parque das Águas.

 

15/12, às 19h30, apresentação Espaço de dança AuyraFerrer, no Estacionamento do Parque das Águas.

 

16/12 às 17h, Carlos do Sax,no Estacionamento do Parque das Águas; às 19h30Companhia de Dança New Star e Denise Fonseca, no Estacionamento do Parque das Águas; às 21h30, Orquestra Caxambu, no Estacionamento do Parque das Águas.

 

17/12 às 9h30 e às 14h, Folia de Rei, na Praça da Estação/Casa da Cultura; às 13h, Carlos do Sax, noEstacionamento do Parque das Águas; às 16h, apresentação: Mamãe Noel atrapalhada, noEstacionamento do Parque das Águas; às 17h, Cânticos de Natal com o Grupo Toda Voz, no Estacionamento do Parque das Águas;  às 19h30, Apresentação Espaço de dança Auyra Ferrer e Deise Dutra no Estacionamento do Parque das Águas; às 21h30, Orquestra de Sopros Terras Altas, no Estacionamento do Parque das Águas.

 

Dia 18/12,às 13h,no Estacionamento do Parque das Águas; às 16h, Leitura de história com Nosso Quintal na casa do Papai Noel, na Praça Brasil; às 17h30, Clássicos de Natal com Jesse Pessoa, no Estacionamento do Parque das Águas.

 

Dia 21/12, às 17h Coral, no Estacionamento do Parque das Águas; às 18h, Banda Antonio de Lorenzo, na Praça da Estação/Casa da Cultura.

 

Dia 22/12, às 17h Coral,no Estacionamento do Parque das Águas.

 

Dia 23/12, às 19h, Parada natalina (Pelo centro da cidade); às 21h30, Orquestra Caxambu,no Estacionamento do Parque das Águas.

 

Lagoa da Prata

Apresentações:

No dia 11/12 , do  Grupo Musical Acadelp em Seresta; 15/12 - Coral Cânticos de Sião;  22/12 – Grupo de Danças Impactus; 27/12 - Especial Aniversário da Cidade (apresentações durante todo o dia na Praça), e a partir das 16h, na Praça da Matriz, Fanfarra Monsenhor Alfredo Dohr e Lira São Carlos. Já na Igreja São Carlos Borromeu, Coral da Alvoar

 

Paracatu

Apresentações:

No dia 6/12 – A partir das 19h, Academia Corpus; às 19h40, Família Encantada com a chegada do Papai Noel, na av. Olegário Maciel. 

Dias 13 e 15/12, “Estrela de Natal”, do Grupo Cênikas, no Céu das Artes, às 19h.

Dia 16/12 – às 19h, Coral Stella Maris; e às 19h40, Cantata de Natal na Igreja do Rosário.

Dia 19/12 – às 19h, Especial de Natal + Mágico de Oz, na Igreja do Rosário.

0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
  • Visite Minas Gerais

    Viaje por Minas e encante-se com as belezas do nosso estado. Natureza, cultura, patrimônio, hospitalidade, cozinha mineira e muito mais você encontra aqui. Acesse o Portal Minas Gerais, conheça nossos atrativos, escolha o destino que mais combina com você e programe sua próxima viagem.

    • Ações em rede: em busca de soluções compartilhadas

      Articular ações em rede é um dos desafios permanentes do Circuito Liberdade. Tendo como ponto de partida a política estadual de cultura, a equipe do Circuito realiza projetos coletivos, que envolvem os diversos equipamentos culturais do complexo.

      O objetivo deste trabalho é ampliar os resultados das atividades e envolver novos grupos no desenvolvimento dos eventos. Em rede, as ações múltiplas e diversificadas alcançam um público maior, potencializam recursos e habilidades e também propiciam o aprendizado e o compartilhamento de soluções.

      Esta concepção, a partir de uma ótica de cooperação, é inerente ao projeto do Circuito Liberdade, que, sob a gestão da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais, se articula com o espaço urbano e os grupos artísticos e populares da capital e do estado de Minas Gerais.

      As ações em rede do Circuito Liberdade são executadas incluindo, além de todos os espaços do projeto, diversos parceiros institucionais públicos e privados. Algumas ações em rede importantes realizadas pelo Circuito são a Primavera de Museu, Semana do Patrimônio, Luzes da Liberdade, entre outros.

      Leia mais

  • Rota Turística Cozinha Mineira

    Rota da cozinha mineira no Circuito Liberdade está localizada na região central da capital, abraçada pelos limites da Av do Contorno e abrigando alguns dos atrativos mais simbólicos do circuito cultural, como o Mercado Central e o Museu de Artes e Ofícios.

    Na rota, os pontos turísticos se unem a estabelecimentos privados que têm a cozinha mineira no seu DNA, criando caminhos e oportunidades de desfrutar nossos sabores aliados à cultura mineira a partir de diversos pontos distintos, mas conectados pela nossa paixão pela comida que é produzida em Minas. 

    Saiba mais aqui