Mês da Cozinha Mineira e Semana do Patrimônio se destacam na programação de agosto do Circuito Liberdade

Duas grandes ações acontecem nesse mês de agosto no Circuito Liberdade. A Semana do Patrimônio, que será realizada entre os dias 17 e 22, e o Mês da Cozinha Mineira, que terá início no dia 13 de agosto e se estende até 19 de setembro.

A semana do Patrimônio, evento que ocorre anualmente sob coordenação do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha-MG), vai celebrar o Dia do Patrimônio com uma programação cultural diversificada. Com o apoio da Appa – Arte e Cultura e em parceria com os equipamentos culturais do Circuito Liberdade, o evento tem o tema "Caminhos do Patrimônio: contemporaneidade e novos horizontes", uma oportunidade para reflexão sobre os 50 anos das políticas de patrimônio cultural no Estado e construção de novos caminhos.

Já o Mês da Cozinha Mineira vai tratar do tema como expressão cultural do povo mineiro e identidade de Minas Gerais, com várias atividades nos espaços culturais do Circuito Liberdade, que vão desde mostra de cinema, passando por workshops, até os bate-papos e lives com conteúdos relevantes para quem deseja compreender a importância da cozinha mineira para a cultura e o turismo do estado. A programação completa dos eventos será divulgada em breve no site www.circuitoliberdade.mg.gov.br.

Neste mês de agosto, outro destaque é a nova exposição temporária do Museu Mineiro, que integra o Circuito Liberdade: intitulada “Amigas da Cultura”, a mostra celebra a doação de 44 peças do acervo da Associação Amigas da Cultura para a instituição. Os itens já podem ser vistos na Sala de Exposições Temporárias II. O acervo doado ao museu é formado principalmente por peças de arte sacra, como esculturas de santos, oratórios e imagens, além de objetos cerimoniais: ostensórios, patenas, resplendores, ornamentos de santos, altares e parte do teto de uma igreja de Rio Acima - MG.

Outra exposição que pode ser conferida no mês de agosto, presencialmente e em formato virtual, é a “E eu não sou uma mulher?”, do BDMG Cultural. As artistas Lucimélia Romão e Jessica Lemos apresentam uma série de fotoperfomances e instalações, pautando temas e questões caras às mulheres negras, como colorismo e impactos do racismo e de diversas opressões.

A Fundação Clóvis Salgado também estreia uma mostra virtual. Por meio da Escola de Tecnologia da Cena do Centro de Formação Artística e Tecnológica (CEFART), a Mostra Labirinto, composta por uma incursão virtual em instalações artísticas e pílulas performáticas tem como mote a mitologia do labirinto, divulgando os trabalhos realizados pelos alunos durante o curso. Ela pode ser vista no site da FCS e Canal da FCS no Youtube.

Após o decreto da Prefeitura de Belo Horizonte publicado no início de julho, autorizando o retorno das atividades presenciais dos espaços culturais, já reabriram as portas para visitas presenciais o Museu Mineiro, Centro de Arte Popular, Museu dos Militares Mineiros, Fundação Clóvis Salgado, BDMG Cultural, CCBB BH, Centro Cultural Unimed BH, Arquivo Público Mineiro, Biblioteca Pública de Minas Gerais e Museu das Minas e do Metal. Os outros espaços do Circuito Liberdade continuam fechados, porém seguem com ampla programação virtual.

Confira aqui a programação completa.

0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
  • Visite Minas Gerais

    Viaje por Minas e encante-se com as belezas do nosso estado. Natureza, cultura, patrimônio, hospitalidade, cozinha mineira e muito mais você encontra aqui. Acesse o Portal Minas Gerais, conheça nossos atrativos, escolha o destino que mais combina com você e programe sua próxima viagem.

    • Ações em rede: em busca de soluções compartilhadas

      Articular ações em rede é um dos desafios permanentes do Circuito Liberdade. Tendo como ponto de partida a política estadual de cultura, a equipe do Circuito realiza projetos coletivos, que envolvem os diversos equipamentos culturais do complexo.

      O objetivo deste trabalho é ampliar os resultados das atividades e envolver novos grupos no desenvolvimento dos eventos. Em rede, as ações múltiplas e diversificadas alcançam um público maior, potencializam recursos e habilidades e também propiciam o aprendizado e o compartilhamento de soluções.

      Esta concepção, a partir de uma ótica de cooperação, é inerente ao projeto do Circuito Liberdade, que, sob a gestão da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais, se articula com o espaço urbano e os grupos artísticos e populares da capital e do estado de Minas Gerais.

      As ações em rede do Circuito Liberdade são executadas incluindo, além de todos os espaços do projeto, diversos parceiros institucionais públicos e privados. Algumas ações em rede importantes realizadas pelo Circuito são a Primavera de Museu, Semana do Patrimônio, Luzes da Liberdade, entre outros.

      Leia mais

  • Rota Turística Cozinha Mineira

    Rota da cozinha mineira no Circuito Liberdade está localizada na região central da capital, abraçada pelos limites da Av do Contorno e abrigando alguns dos atrativos mais simbólicos do circuito cultural, como o Mercado Central e o Museu de Artes e Ofícios.

    Na rota, os pontos turísticos se unem a estabelecimentos privados que têm a cozinha mineira no seu DNA, criando caminhos e oportunidades de desfrutar nossos sabores aliados à cultura mineira a partir de diversos pontos distintos, mas conectados pela nossa paixão pela comida que é produzida em Minas. 

    Saiba mais aqui