14º Primavera dos Museus no Circuito Liberdade

Equipamentos que integram o Circuito Liberdade participam da edição de 2020 com uma programação virtual.

A 14º edição da Primavera dos Museus, que acontece entre os dias 21 a 27 de setembro, diante da pandemia do Covid-19, apresenta esse ano uma programação virtual. Com atividades online promovidas por diversas instituições em todo o Brasil, o evento é uma ação realizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e tem como tema “Mundo Digital: Museus em transformação”.

A programação desta temporada somará mais de 2.650 eventos como seminários, exposições, oficinas, visitas mediadas, exibições de filmes, palestras, e outras atividades. Entre os equipamentos do Circuito Liberdade, o MM Gerdau lança mais duas exposições on-line na plataforma Google Arts&Culture, democratizando o acesso ao nosso acervo. Desta vez, o público poderá fazer uma viagem pelo “Prédio Rosa”, edifício de 1897 que abriga o Museu, embarcando numa viagem que explora a imponente arquitetura do prédio e seus detalhes revelados na restauração. Não perca, as exposições estarão disponíveis a partir do dia 21 de setembro no site do museu (www.mmgerdau.org.br).

O Centro de Arte Popular e o Museu Mineiro, durante esta semana participam da ação proposta com o tema: “Eu, Museu – nos bastidores dos museus da Secult”. A ação tem como referência a obra “Eu, robô” do escritor russo Isaac Assimov (1920-1992), publicada em 1939. A obra de ficção-científica se passa em um futuro distópico, em que a Terra é dominada por máquinas e por sistemas de inteligência artificial. Esse contexto, não muito diferente do tempo presente, se relaciona com a temática proposta pelo Ibram para a 14ª Primavera de Museus.

O Centro de Memória do Centro Cultural Minas Tênis Clube (CCMTC) participará da ação disponibilizando o vídeo de visita mediada na exposição de longa duração “Minas Tênis Clube: várias histórias”, que conta a história do esporte em Belo Horizonte e o papel do Minas Tênis Clube na trajetória esportiva, arquitetônica e cultural da capital. O vídeo pode ser assistido a partir do dia 21 de setembro, nos canais digitais do Clube, pelo Instagram @mtccultura e Facebook @mtccultura, e no canal oficial do Minas Tênis Cube no Youtube (youtube.com.br/minastcoficial).

O Espaço do Conhecimento UFMG, realiza as suas ações com novos projetos e conteúdos voltados para o ambiente digital a partir de cinco atividades. Dentre elas, a partir do dia 21, às 19h, no canal do YouTube do museu, a Visita Virtual à Exposição Mundos Indígenas estará disponível para o público com acesso gratuito. A mostra apresenta os modos de viver, de saber e de se cuidar dos povos Maxakali, Pataxoop, Xakriabá, Yanomami e Ye’kwana. O museu realiza no site o projeto “Espaço Aberto a Educadores: relato de visita”, espaço de escuta que nos aproxima das professoras(es) que já nos visitaram com suas turmas. No dia 24, às 17h, no canal do YouTube do equipamento acontece a live “Descobrindo o Céu: Noite Internacional de Observação da Lua”, durante a transmissão, o Espaço do Conhecimento fará uma sessão especial sobre o nosso satélite natural.

Ao longo da semana serão publicados nas redes sociais, vídeos exibindo os bastidores dos museus, com ênfase em quem está por detrás da programação ofertada aos visitantes da instituição: seus funcionários. A ação tem em vista a valorização dos profissionais que atuam nos museus. Em um mundo eminentemente digital, dominado por redes sociais, algoritmos, sistemas de inteligência artificial e um enorme arsenal de aparelhos eletrônicos que visam facilitar a vida, se faz necessário valorizar o elemento humano.

Acompanhe a programação da 14ª Primavera de Museus nas redes sociais do Circuito Liberdade e dos espaços culturais que participam da edição virtual de 2020. Acesse o site www.circuitoliberdade.mg.gov.br.

0
0
0
s2smodern
powered by social2s