Comemoração ao patrimônio cultural marca as redes sociais do Iepha em agosto

A celebração contou com parceria da Rede Minas, APPA - Arte e Cultura e BH Airport. 

Em todo o período de agosto, em comemoração ao Mês do Patrimônio Cultural 2020, o Iepha-MG ofereceu diversas ações, dentre elas, a 1ª Rodada Virtual do Patrimônio Cultural, realizada no canal do Instituto no YouTube. Exibições especiais de filmes na Rede Minas, publicações, lives e homenagem ao nascimento do mineiro Rodrigo Melo Franco de Andrade, pioneiro na formulação e implementação da política pública de reconhecimento da diversidade da cultura nacional. 

 

Promovido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG) e da Rede Minas, em parceria com a APPA — Arte e Cultura, o público pôde conferir uma programação repleta de informações sobre os bens culturais protegidos pelo Estado. 

 

No site do Iepha-MG, encontra-se o material completo das publicações dos Cadernos do Patrimônio Imaterial. Os leitores podem baixar gratuitamente todas as edições publicadas pela Instituição, como a “Folias de Minas”, “Comunidade dos Arturos”, “Festa de Nossa Senhora dos Homens Pretos de Chapada do Norte”, “As Violas de Minas” e “O modo de fazer o queijo artesanal da região do Serro em Minas Gerais”. Para abordar os temas por meio do audiovisual, a Rede Minas preparou durante as comemorações uma programação especial no programa “Faixa de Cinema”, que exibiu todos os documentários produzidos pelo Iepha-MG ao longo do mês de agosto. 

 

Celebrando a data comemorativa, o Iepha-MG em parceria com a Nitro Histórias Visuais, lançou — na semana em que se comemora o Dia Mundial da Fotografia — a versão digital da terceira edição da Óculo - Revista do Patrimônio Cultural. Nesta edição, a revista retrata o tema “Fotografia e Patrimônio Cultural”, na qual convida o leitor para uma reflexão sobre os diferentes modos de interação entre a paisagem cultural, as vivências e os sentidos dos territórios de patrimônio, memória e documento.

 

Participaram também das atividades programadas das redes digitais para o Mês do Patrimônio Cultural 2020, os equipamentos que integram o Circuito Liberdade que contaram ao longo do mês um pouco mais sobre cada espaço cultural e a história da arquitetura dos prédios. 

 

Encerrando as comemorações, além de disponibilizar todos os documentários dos bens imateriais no nosso canal do YouTube, a diretora de Promoção do Iepha-MG, foi realizado primeiro encontro virtual com gestores municipais, para falar sobre o tema “Ações em tempo de pandemia e respectiva pontuação no Programa ICMS Patrimônio Cultural”. Para quem perdeu o evento online, a rodada completa está gravada e disponível no YouTube do Iepha-MG. 

 

Agora, a celebração do mês do patrimônio cultural 2020 dão lugar para as comemorações do aniversário do Iepha-MG. Em setembro, o Instituto completa 49 anos de atuação nas políticas públicas de preservação do patrimônio cultural do Estado. Mais detalhes as atividades programadas em comemoração ao aniversário do Iepha em breve no site e nas redes sociais. 

0
0
0
s2smodern
powered by social2s