Criação de um arquivo virtual da imigração Italiana em Minas Gerais é tema de seminário

Programação é gratuita e acontece na Casa Fiat de Cultura e no Hub Minas Digital, reunindo em Belo Horizonte especialistas de renome internacional  

 A oitava edição do Seminário da Imigração Italiana em Minas Gerais acontece em Belo Horizonte de 28 de maio a 02 de junho, coincidindo com a mais importante comemoração nacional italiana: a “Festa della Repubblica”, em 02 de junho. Além de divulgar novas pesquisas e trabalhos inéditos, o encontro tem o objetivo de lançar as premissas para a criação de um arquivo virtual da imigração italiana em Minas Gerais e de uma rede que possa integrar os diversos arquivos existentes, facilitando consultas e pesquisas e contribuindo para a preservação desta importante parcela do patrimônio histórico e cultural de Minas Gerais, do Brasil e da Itália. As inscrições podem ser feitas pelo email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. A realização do seminário, que acontece na Casa Fiat de Cultura e no Hub Minas Digital, tem a parceria do Iepha-MG/Circuito Liberdade, é aberto ao público em geral e toda a programação é gratuita.

Especialistas italianos e brasileiros de renome internacional estarão reunidos no seminário. São eles: Stefano Vitali, Coordenador do portal Antenati e Diretor do Istituto Centrale per gli Archivi Sistema Nazionale degli Archivi - Ministero dei Beni Culturali e delle Attivitá Culturali del Turismo MiBACT, na Italia (www.antenati.san.beniculturali.it/crediti); Vitor Manoel Marques da Fonseca, historiador e professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal Fluminense, ex-membro do Programa Memória do Mundo (UNESCO), atuou no Arquivo Nacional de 1981 a 2016; e Cilmar Cesconetto Franceschetto, diretor do Arquivo Público do Estado do Espírito Santo, idealizador e coordenador do Projeto Imigrantes e Diretor-Presidente da Casa d’Itália do Espírito Santo. http://imigrantes.es.gov.br

CASA FIAT 8castelo 24

A programação contará também com palestras de representantes do Museu da Imigração de São Paulo e do Arquivo Público Mineiro e a sessão de debates “Os italianos e o desenvolvimento socioeconômico e cultural de Minas Gerais”. Ainda na programação, a exposição de pôsteres "Busca pelas Origens: Memória Familiar e História Social", apresentando trabalhos inéditos que abrangem as principais regiões e cidades de imigração italiana em Minas Gerais como São João del-Rei, Juiz de Fora e Zona da Mata; Varginha, Andradas e Sul de Minas; Itueta e Santa Rita do Itueto, no Médio Vale do Rio Doce. 

Todas as palestras contarão com tradução simultânea e serão transmitidas ao vivo na internet.

Link com programação completa do seminario: https://goo.gl/QVn8De

 
Programação
 
MINICURSOS: 28, 29 e 30 de maio
Auditório Hub Minas Digital - Prédio Rainha da Sucata
 
Iniciação à Pesquisa Genealógica de famílias italianas
Prof. Stanley Savoretti de Souza
Horário: 17 às 19 horas
Confira o programa: https://goo.gl/xwnkSD
 
Introdução à Metodologia da História Oral
Profa. Dra Aparecida Shikida
Horário: 19 às 21 horas
Confira o programa: https://goo.gl/fXZfcQ
 
 
SEMINÁRIO: 01 e 02 de junho
Espaço Multiuso - Casa Fiat de Cultura
 
 
Inscrições gratuitas pelo email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 
Mais informações sobre o seminário e a programação:
www.facebook.com/SeminarioImigracaoItalianaMG
https://twitter.com/ImigracaoMG
www.instagram.com/imigracaomg

 

0
0
0
s2smodern
powered by social2s