Arte e loucura no Circuito Liberdade

bras produzidas por usuários dos Centros de Convivência de Belo Horizonte em exposição no Circuito Liberdade – De maio a julho

O Circuito Liberdade abre espaço para as obras e manifestações estéticas produzidas pelos usuários dos Centros de Convivência da Prefeitura de Belo Horizonte na 15ª Semana de Museus, que este ano traz o tema: “Museus e histórias controversas: dizer o indizível em museus”. A proposta é abrir um novo diálogo com a cidade, propondo um novo olhar sobre a loucura a partir da produção estética e artísticas dos portadores de sofrimento mental. De maio a julho, a população pode conhecer o trabalho desenvolvido por portadores de sofrimento mental nos espaços que integram o Circuito Liberdade e também na Praça da Liberdade. Toda a programação é gratuita. 

Em cada espaço serão realizadas intervenções diferentes, apresentado exposições de artes plásticas, exibição de vídeos artísticos, vídeos informativos, exposição de fotografias, lançamento de publicações, intervenções no espaço urbano da Praça da Liberdade, sarau musical, sarau poético, intervenções cênicas/ corporais, realização de oficinas, rodas de conversas e palestras.

As intervenções serão realizadas no Espaço do Conhecimento UFMG, MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal, Memorial Minas Gerais Vale, Centro Cultural Banco do Brasil, Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais, Museu Mineiro e Praça da Liberdade. O projeto é uma realização da Prefeitura de Belo Horizonte, com parceria do Circuito Liberdade, Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA/MG) e Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais. 

Centros de Convivência 

Belo Horizonte conta com nove Centros de Convivência, um de cada regional. Os Centros de Convivência são serviços de saúde mental que, segundo os princípios da reforma psiquiátrica antimanicomial, oferecem oficinas de arte e artesanato para portadores de sofrimento mental. Esses espaços promovem oficinas que privilegiam o contato dos participantes com sua potência criativa, propiciando laços, afetos, para que se empoderem, para que reconstruam sua vida, sua identidade- com e apesar do sofrimento mental.

Os Centros de Convivência espaços utilizam de recursos artísticos e culturais, trabalhando de forma diferenciada dos outros serviços a inserção do portador de sofrimento mental, possibilitando-os como cidadãos e como artistas circularem em grandes teatros, museus, feiras, cinemas, exposições, e demais espaços da arte e da cultura, o que traz para dentro dos serviços a demanda cada vez maior de aprimoramento na área artística, e a maior circulação de suas obras e por conseqüência o diálogo e a troca com a cidade. A participação dos Centros de Convivência no Circuito Liberdade se dedica a mostrar, para além do indizível do sofrimento, a obra e os sujeitos criadores dela, sujeitos e histórias que marcaram a reforma psiquiátrica.

Circuito Liberdade

O Circuito Liberdade foi inaugurado em 2010 e já é reconhecido como um importante corredor de cultura do País. Abrigado em uma área histórica de Belo Horizonte (MG), é composto por 15 instituições, dentre museus, centros de cultura e de formação, que mapeiam diferentes aspectos do universo cultural e artístico.
Sob a gestão do Instituto Estadual de Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha/MG), desde abril de 2015, e vinculado à Secretaria de Estado de Cultura, o projeto busca agora uma maior articulação com o espaço urbano e os diversos grupos artísticos e populares, consolidando-se como um braço forte da política pública de Cultura do governo estadual.

Programação “ARTE E LOUCURA NO CIRCUITO LIBERDADE”

Centro Cultural Banco do Brasil- CCBB

Exposição -“Empresta-me teus olhos?”
12 de abril a 29 de maio – Salas 2 e 3

Memorial Minas Gerais Vale

Mostra de Vídeo
02 de maio a 04 de junho - Espaço Cyber

Exposição de artes visuais “Linha da Palavra”
02 de maio a 04 de junho – Sala Trilhas

Mostra de Música “Viva a diferença”
20 de maio – Auditório

Intervenção musical “Canto da Palavra”
25 de maio – Casa da Ópera

Feira de Publicações e Sarau “Asa da Palavra”
25 de maio – Espaço Ler e Ver

Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais

Exposição de publicações “Contraponto: obras para além dos muros?”
08 a 31 de maio – Setor de Coleções Especiais

Exposição “De ter vivido por um fio ao redor do mundo”
12 de maio a 11 de junho – Passarela Cultural (prédio anexo à Biblioteca)

Exposição de pinturas e objetos “Contraponto : obras para além dos muros?”
24 de maio a 02 de julho – Setor Braille

Mostra da produção das oficinas realizadas na Biblioteca
29 de maio – Auditório

Contação de história “Contarolando despropósitos”
10 de maio – Setor infanto-juvenil

Oficina de origami - Poesia com passarinho
10 de maio

Oficina “Falar com as mãos e ouvir com os olhos”
12 de maio – Sala de cursos (prédio anexo à Biblioteca)

Contação de história “A Tecelã”
22 de maio – Setor infanto-juvenil

Oficina de Bordado “A trama e o ponto”
22 de maio

Oficina “Palavras Aladas”
24 de maio – Sala de cursos (prédio anexo à Biblioteca)

Oficina “A linha que leva o ponto para passear”
26 de maio – Sala de cursos (prédio anexo à Biblioteca)

Espaço do Conhecimento UFMG

Projeção do vídeo “De tempo e luta”
18 de maio – Fachada digital

Exposição “Em tempos de luta”
13 a 30 de maio – Cafeteria

Apresentação musical com o grupo “São Doidão”
13 de maio – Cafeteria

Café controverso “A produção do cidadão em sofrimento mental nos serviços de saúde”
20 de maio – Cafeteria

MM Gerdau- Museu das Minas e do Metal

Apresentação musical com o grupo “Trem Tan Tan”
18 de maio – Praça de Convivência

Instalação audiovisual “A dois palmos do chão”
18 de maio a 04 de junho – Sala Matéria-Prima

Exposição de fotografia
18 de maio a 04 de junho – Praça de Convivência

Museu Mineiro

Exposição “De ter vivido por um fio ao redor do mundo”
12 de maio a 9 de julho – Galeria de exposições temporárias

Alameda Travessia – Praça da Liberdade
Desfile/Manifestação com comemoração do Dia Nacional da Luta Antimanicominal. Tema: Faz escuro mas eu canto. Liberdade em todo o canto
18 de maio – Alameda Travessia

Exposição “O muro que nos prendia é agora o muro que nos liberta”
18 a 23 de maio – Alameda Travessia

Apresentação do grupo “Block Loki”
28 de maio – Próximo ao Coreto da Praça da Liberdade

A programação completa, com horários e informações adicionais está disponível no portal: www.pbh.gov.br e também no site Circuito: www.circuitoculturalliberdade.com.br

Informações

Serviço: ARTE E LOUCURA NO CIRCUITO LIBERDADE
De maio a julho

Informações para a imprensa: Gerência de Comunicação da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 3277-7756/3277-9543
Secretaria de Estado de Cultura: (31) 3915-2655 / 99619-7901 / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
  • Visite Minas Gerais

    Viaje por Minas e encante-se com as belezas do nosso estado. Natureza, cultura, patrimônio, hospitalidade, cozinha mineira e muito mais você encontra aqui. Acesse o Portal Minas Gerais, conheça nossos atrativos, escolha o destino que mais combina com você e programe sua próxima viagem.

    • Ações em rede: em busca de soluções compartilhadas

      Articular ações em rede é um dos desafios permanentes do Circuito Liberdade. Tendo como ponto de partida a política estadual de cultura, a equipe do Circuito realiza projetos coletivos, que envolvem os diversos equipamentos culturais do complexo.

      O objetivo deste trabalho é ampliar os resultados das atividades e envolver novos grupos no desenvolvimento dos eventos. Em rede, as ações múltiplas e diversificadas alcançam um público maior, potencializam recursos e habilidades e também propiciam o aprendizado e o compartilhamento de soluções.

      Esta concepção, a partir de uma ótica de cooperação, é inerente ao projeto do Circuito Liberdade, que, sob a gestão da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais, se articula com o espaço urbano e os grupos artísticos e populares da capital e do estado de Minas Gerais.

      As ações em rede do Circuito Liberdade são executadas incluindo, além de todos os espaços do projeto, diversos parceiros institucionais públicos e privados. Algumas ações em rede importantes realizadas pelo Circuito são a Primavera de Museu, Semana do Patrimônio, Luzes da Liberdade, entre outros.

      Leia mais

  • Rota Turística Cozinha Mineira

    Rota da cozinha mineira no Circuito Liberdade está localizada na região central da capital, abraçada pelos limites da Av do Contorno e abrigando alguns dos atrativos mais simbólicos do circuito cultural, como o Mercado Central e o Museu de Artes e Ofícios.

    Na rota, os pontos turísticos se unem a estabelecimentos privados que têm a cozinha mineira no seu DNA, criando caminhos e oportunidades de desfrutar nossos sabores aliados à cultura mineira a partir de diversos pontos distintos, mas conectados pela nossa paixão pela comida que é produzida em Minas. 

    Saiba mais aqui