CENTRO DE ARTE POPULAR RECEBE EXPOSIÇÃO DE BORDADOS QUE HOMENAGEIA O PINTOR HENRY VITOR

No próximo sábado, 26 de agosto, o Centro de Arte Popular inaugura a exposição temporária Perspectivas – Bordando a obra de Henry Vitor. A mostra integra a programação do 3º Encontro Bordado, Educação, Sustentabilidade & História, promovido pelo Projeto Mãos que Bordam, que acontecerá no período de 27 a 31 de agosto de 2023.

A mostra Perspectivas - Bordando a obra de Henry Vitor apresenta 22 trabalhos de um grupo de bordadeiras, que iniciaram seus trabalhos em 2019 tendo como fonte de inspiração as pinturas do artista.

Segundo Fátima Coelho, coordenadora do Projeto Mãos que Bordam e responsável pela realização do 3º Encontro de Bordados, a escolha das obras de Henry Vitor para serem reproduzidas em bordado veio através do conhecimento e identificação com o trabalho e a beleza das obras do artista, além da simplicidade da arte naif que reproduz as paisagens e a vida no campo.

Sobre o artista

Henry Vitor nasceu em Guaxupé, MG, em 2 de abril de 1939. Pintor autodidata, teve seu primeiro contato com as tintas aos 17 anos. Formado em Jornalismo e Publicidade, atuou na área por 32 anos, exercendo paralelamente os ofícios de pintor e poeta. Destaque na arte naïf brasileira, sua técnica se caracteriza por uma pincelada delicada e sutil que busca a simplicidade, a alegria, a paisagem ideal. Participou de inúmeras exposições, entre elas: I Bienal Naïf “Universo da Alma Ingênua” - Vitória – ES | 2016; Exposição Coletiva Galeria Bric-A-Brac; Exposição Individual Centro Cultural Prof. Fernandina Tavares Paes - Guaranésia - MG | 2017 - I Bienal Internacional de Arte Naïf Totem Cor-Ação - Socorro - SP (Prêmio destaque); II Bienal Naïf “Universo da Alma Ingênua” - Vitória - ES; Bienal Naïf do Brasil Evidências - Sesc Belenzinho São Paulo - SP; Exposição Coletiva “O Solar do Rosário e seus Artistas” - Curitiba - PR; Exposição Individual Teatro Municipal Guaxupé - SP; Mostra dos Recusados - Arte Naïf Nacional - Mogi das Cruzes - SP | 2018; Exposição Congada - Socorro – SP | 2018; Festival Internacional de Arte Naïf - FIAN em Guarabira – PB.

Sobre o 3º Encontro Bordado, Educação, Sustentabilidade & História

O 3º Encontro de Bordado, Sustentabilidade & História acontece de 27 a 30 de agosto, na Casa Santíssima Trindade, em Belo Horizonte, e tem como objetivo unir as pessoas através do bordado, apresentando várias técnicas, que são compartilhadas com o grupo. O evento promove ao longo desses quatro dias diversas atividades, dentre elas: mesas redondas, palestras, oficinas, exposições, noite autógrafos.

Informações e inscrições para o Encontro pelos telefones: (31) 9 9992-6884 (Fátima Coelho) e (31) 9 9726-9167

CENTRO DE ARTE POPULAR

Localizado nas adjacências da Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, o Centro de Arte Popular foi inaugurado em 19 de março de 2012 e exibe ao público a riqueza da cultura produzida pelos artistas populares de Minas Gerais. A instituição tem por objetivo divulgar a pluralidade e a diversidade cultural mineira, dinamizando a produção, o consumo e a fruição artística, além de atuar como poderoso agente de inclusão social.

O acervo do CAP é composto por objetos confeccionados em madeira, cerâmica, tecido, fibras naturais, pedras, além de outros suportes e linguagens. A originalidade e a criatividade do artista popular mineiro estão ao alcance dos olhos dos visitantes, assim como o domínio do fazer artístico sobre as matérias-primas proporcionadas pela natureza.

Produzida de forma espontânea, sem determinação direta dos circuitos acadêmicos de transmissão de saberes e geralmente oriunda dos estratos populares da sociedade, a arte popular revela autonomia e capacidade de subversão em relação aos cânones ditados pelo saber erudito, a despeito do constante fluxo e das trocas que permeiam essas instâncias.

A instituição conta com um programa de ação educativa permanente e produz exposições temporárias, oficinas e eventos diversos relacionados às diversas expressões da arte criadas pelo homem ao longo dos tempos no território que corresponde ao Estado de Minas Gerais.

O Centro de Arte Popular é integrante do Circuito Liberdade, complexo cultural sob gestão da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) e que reúne diversos espaços com as mais variadas formas de manifestação de arte e cultura em transversalidade com o turismo. Trabalhando em rede, as atividades dos equipamentos parceiros ao Circuito buscam desenvolvimento humano, cultural, turístico, social e econômico, com foco na economia criativa como mecanismo de geração de emprego e renda, além da democratização e ampliação do acesso da população às atividades propostas.

Exposição Temporária “Perspectivas – Bordando a Obra de Henry Vitor”

Data de abertura: 26 de agosto de 2023, sábado

Período de Visitação: 26 de agosto a 24 de setembro de 2023

Local: Centro de Arte Popular

Endereço: Rua Gonçalves Dias, 1608 - Lourdes - BH/MG. CEP: 30140-092

Horário de Funcionamento: Terça a Sexta-Feira 12h às 19h| Sábados, Domingos e Feriados 11h às 17h.

Facebook: https://www.facebook.com/centrodeartepopular.mg/

Instagram: https://www.instagram.com/centrodeartepopular/