Arraiá da Liberdade celebra as tradições juninas de Minas Gerais

Evento gratuito será realizado no Palácio da Liberdade, de 23 a 25 de junho

O Palácio da Liberdade, no Circuito Liberdade, será palco de um evento inédito que promete encantar os mineiros e visitantes. O “Arraiá da Liberdade”, realizado pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) e da Fundação Clóvis Salgado (FCS), contará com três dias de celebração da mineiridade e das tradições juninas, valorizando as raízes culturais do estado. O evento ocorrerá de 23 a 25 de junho, com entrada gratuita.

O Arraiá da Liberdade faz parte do programa Minas Junina, uma iniciativa da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo que visa promover e valorizar as festas juninas em todo o estado de Minas Gerais. O programa busca preservar as tradições culturais, fortalecer o turismo e proporcionar momentos de lazer e diversão para a população mineira.

O presidente da FCS, Sérgio Rodrigo Reis, destaca a importância desse evento. "O Arraiá da Liberdade representa uma iniciativa que valoriza as nossas tradições culturais, resgatando a essência do povo mineiro. O Palácio da Liberdade, um equipamento cultural versátil e aberto ao público, recebe essa festa com entusiasmo, proporcionando um ambiente único para vivenciar momentos de alegria e descontração”.

Mineiridade para celebrar as tradições juninas

A programação do Arraiá da Liberdade contará com uma variedade de atrações que prometem agitar o público durante a celebração da festa. A abertura oficial acontece na sexta-feira (23/6), a partir das 12h, com Feira da Agricultura Familiar, que será realizada ao longo dos três dias do evento, feira gastronômica e outras atividades. A partir das 18h, a DJ Palomita apresenta um set especial, embalado com canções típicas das festas juninas. O primeiro dia do evento conta, ainda, com o Cozinha Show, atração comandada pela chef Ana Motta, e uma apresentação da Quadrilha da Escola Estadual Paulo das Graças, de Belo Horizonte, e a banda Trem Chic.

No sábado (24/6), a festa continua, a partir das 10h, com as apresentações das quadrilhas das escolas estaduais Major Antônio Salvo, de Curvelo, Professor Domingos Ornelas, de Santa Luzia. O segundo dia de festa também conta com a participação da Quadrilha Fulô de Laranjeira levará a tradicional dança junina ao palco. Para encerrar a noite, o grupo Xote das Meninas promete um show contagiante.

Já no domingo (25/6), as atrações diversificadas prometem agitar o último dia do Arraiá da Liberdade. O grupo Quadrilheiros Dú Sagrado, de Ribeirão das Neves, integra a programação do evento, ao lado do Grupo de Choro do Cefart. Haverá, também, participação das DJ’s Isabella Figueira e Fernanda Polse. E a chef Fernanda Medina apresentará o Cozinha Show, enquanto o Manacá da Serra proporcionará uma experiência musical única. Para finalizar a festa, o Forró Du Katito promete colocar todos para dançar.

Cozinha Mineira é destaque no Arraiá da Liberdade

Uma das grandes atrações do Arraiá da Liberdade será o espaço Quermesse, localizado no Jardim do Palácio da Liberdade. Nesse ambiente festivo, todos poderão desfrutar das delícias típicas das festas juninas. A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater–MG) se junta como parceira na realização do evento e vai ofertar uma variedade de produtos típicos da Cozinha Mineira, com barraquinhas repletas de quitutes, quitandas e um empório com produtos locais.

Entre as opções para o público estão Caldos de feijão e mandioca, canjiquinha, caldo verde, torresmo, mandioca, canjica e canjicão, mingau de milho, pé de moleque, cocada, milho cozido e quentão, cachaça, cervejas artesanais e bebidas típicas. Além disso, a Emater-MG vai promover edição especial da Feira da Agricultura familiar, que contará com expositores de diversas cidades de Minas Gerais.

Cultura Mineira em destaque

Importantes valores de nossa cultura darão o tom ao Arraiá, e a cenografia é toda composta por trabalhos artesanais confeccionados por diversas comunidades, quilombos e cidades mineiras, valorizando a economia da criatividade em todas as áreas do evento.

O projeto cenográfico é assinado por Helena Macedo, e conta com contribuições das Bordadeiras de Itabira e Ipoema, dos Quilombos Família Souza, Mangueiras e Arturos, do grupo de pessoas em privação de liberdade da Unidade de Detenção de São Joaquim de Bicas, do grupo Gente Nossa de Piedade dos Gerais, além de Trabalhos em Chita de Piedade de Minas.

No Palácio da Liberdade também acontecerá o Quintal do Arraiá, momento de resgatar a memória com as brincadeiras mais tradicionais das festas juninas, como pescaria, corrida de saco, bola na argola entre outras.

O Arraiá da Liberdade é realizado com patrocínio da CEMIG, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, com apoio da Belotur, Fundação Clóvis Salgado e Emater-MG, e parceria do Memorial Minas Gerais Vale e Instituto Cultural Vale. A realização é da MPRO.

Programação completa:

Sexta-feira (23/6)

12h Abertura do Arraiá (Feira da Agricultura Familiar EMATER, Feira Gastronômica e atividades)

18h às 19h DJ PALOMITA – SET JUNINO

18h às 19h Cozinha Show Chef Ana Motta

19h Apresentação da Quadrilha da Escola Estadual Paulo das Graças (Belo Horizonte)

20h às 22h Trem chic

22h ENCERRAMENTO

Sábado (24/6)

10h Abertura do Arraiá (Feira da Agricultura Familiar EMATER, Feira Gastronômica e atividades)

12h às 12h30 Apresentação da Quadrilha da Escola Estadual Major Antônio Salvo (Curvelo)

13h às 13h30 Apresentação da Quadrilha da Escola Estadual Professor Domingos Ornelas (Santa Luzia)