CASA FIAT DE CULTURA HOMENAGEIA A MULHER E CELEBRA DIA NACIONAL DA MÚSICA CLÁSSICA EM APRESENTAÇÃO ESPECIAL DO “MÚSICA NA CAPELA”

Duo Insight, dupla de sopranos, interpreta duetos e árias em que se destacam personagens femininas

No dia 5 de março, às 11h, a Casa Fiat de Cultura abre a programação do Música na Capela em 2023, com o Duo Insight, dupla de sopranos que fará apresentação especial no mês em que é celebrado o Dia Internacional da Mulher. No recital “O palco é delas”, Liliane Maciel e Vania Nascimento convidam o público a conhecer os enredos e as personalidades femininas marcantes, por meio de árias e duetos de óperas. Além da homenagem às mulheres, a apresentação marcará o Dia Nacional da Música Clássica, evocando o nascimento de Villa-Lobos, que também fará parte do repertório apresentado. O espetáculo será realizado na Capela de Santana, nos jardins da Casa Fiat de Cultura, com entrada gratuita, sujeita a lotação do espaço.

O recital contará com a participação da pianista convidada Renata Cicarini, e da atriz Raissa Alves, que abordará o contexto histórico de cada obra, contando a história e o perfil de cada personagem. O objetivo é apresentar a música erudita de maneira leve e divertida, mas mantendo a riqueza e complexidade das obras a serem executadas, abordando a temática do poder feminino e sua influência através dos séculos.

A primeira obra que será apresentada pelo Duo Insight, As Bodas de Fígaro, de Mozart, satiriza os costumes da nobreza, e mostra como mulheres de perfis e classes diferentes acabam se unindo para tramar, com muita sagacidade, um plano inusitado para expor as más intenções do Conde e salvar o casamento de Fígaro e Susanna. O recital incluirá, ainda, obras como A flauta Mágica e Cosi fan tutte, de Mozart; Cavalleria Rusticana, de Mascagni; L'incoronazione di Poppea, de Monteverdi; La Serva Padrona, de Pergolesi; Gianni Schicchi, de Puccini. O aniversário de nascimento de Villa-Lobos será celebrado com as obras Melodia Sentimental, Canção de Amor e Trenzinho caipira.

Desde 2015, o Música na Capela busca ampliar a formação musical do público, ao oferecer apresentações de experientes corais e grupos de câmara, com repertório diversificado e acesso gratuito. O programa é uma realização da Casa Fiat de Cultura e do Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Conta com o patrocínio da Fiat e do Banco Safra, e co-patrocínio do Banco Fidis e da Brose do Brasil. O evento tem apoio institucional do Circuito Liberdade, além do apoio do Programa Amigos da Casa e do Governo de Minas.

Duo Insight

Formado pelas sopranos Vania Nascimento e Liliane Maciel, o Duo Insight busca divulgar a arte do canto erudito e proporcionar, ao público, maior identificação com os personagens e enredos. A dupla já recebeu diploma de reconhecimento público e a medalha Cassiano Ricardo, pelo trabalho desenvolvido em São José dos Campos – cidade onde integraram o Coro Sinfônico –, em prol da cultura.

Vania Nascimento (soprano)

Formada em música com especialização em Canto Lírico (EMA Mto. Fego Camargo) e em Computação (FATEC/SJC). Cursou Educação Musical (UFSCar) e Canto Urico (EMMSP Fund. Theatro Municipal). Integrou o Opera Estúdio (EMESP) sob orientação de Mauro Wrona, Coro Jovem do Estado, sob regência de Naomi Munakata e Nibaldo Araneda e é corista no Coro Sinfônico de São Jose dos Campos desde 2005, sob a regência do maestro Sergio Wernec, integrando o núcleo semiprofissional. Em 2016, foi a única brasileira selecionada para um dos mais tradicionais festivais da Europa "British Isles Music Festival" na Inglaterra. Foi bolsista em diversos festivais de música e agraciada com o prêmio "Amigo da 2! Divisão do Exército Brasileiro" pelos concertos realizados coma solista com a Banda Militar de Infantaria Leve de Caçapava e São Paulo. Venceu a fase regional do Mapa Cultural Paulista e a fase nacional do Concurso AMERIDE (Festival Internacional de Coros), juntamente com o Coro Sinfonico de SJC.

Liliane Maciel (soprano)

Habilitada em licenciatura em Música e Letras, pós-graduada em Ensino de Línguas, formada em Canto pelo Conservatório de Artes Municipal Maestro Fego Camargo, atua coma soprano há 15 anos em Coros Sinf6nicos se apresentando em locais coma Sala São Paulo e Sala Minas Gerais. Participou do 3º encontro Nacional de Corais de Conservatório de Tatuf, fez oficina de repertório com o maestro argentino Oscar Escalada e participou das oficinas de regência ministrada pela maestrina Erica Hindrikson e do Laboratório de fonética da língua alemã aplicado ao canto com a professora Andrea Kaiser no Ill Festival de Verão da Escola Municipal de São Paulo. Atualmente, integra o Coro Concentus Musicum de Belo Horizonte e faz parte do elenco de vários musicais em Belo Horizonte.

Renata Cicarini (pianista convidada)

Pianista, educadora musical e regente de coral infanto-juvenil, mestre em artes pela Universidade do Estado de Minas Gerais, especialista em educação musical e ensino de artes, e bacharel em piano pela Escola de Musica da UFMG. Desde o ano de 2002, atua como professora de Ensino Superior na Escola de Musica da Universidade do Estado de Minas Gerais. Em 2006, conquistou o primeiro lugar no concurso para pianista no Centro de Formação Artística da Fundação Clovis Salgado. Atua como regente de coros infantis e infanto-juvenis em projetos sociais, escolas e igrejas em Belo Horizonte. Atuou como pianista da Gerais Big Band, da UFMG, sob a regencia do prof. Paulo Lacerda, participando da gravação do CD Mission Possible. Apresenta-se em varios eventos artistico-culturais como solista, e também em duos, trios e grupos de câmara por Minas Gerais.

SERVIÇO

Música na Capela com o Duo Insight

5 de março, domingo, das 11h às 12h

Espaço sujeito a lotação

Entrada gratuita

Duo Insight

Vania Nascimento, soprano

Liliane Maciel, soprano

Renata Cicarini, pianista convidada

Raissa Cicarini, atriz

Programa:

MOZART As bodas de Fígaro

MOZART A Flauta Mágica

MASCAGNI Cavalleria Rusticana

MONTEVERDI L'incoronazione di Poppea

PERGOLESI La Serva Padrona

PUCCINI Gianni Schicchi

MOZART Casi fan tutte

VILLA-LOBOS Melodia Sentimental

VILLA-LOBOS Canção de Amor

VILLA-LOBOS Trenzinho caipira

Toda programação da Casa Fiat de Cultura é gratuita.

0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
  • Visite Minas Gerais

    Viaje por Minas e encante-se com as belezas do nosso estado. Natureza, cultura, patrimônio, hospitalidade, cozinha mineira e muito mais você encontra aqui. Acesse o Portal Minas Gerais, conheça nossos atrativos, escolha o destino que mais combina com você e programe sua próxima viagem.

    • Ações em rede: em busca de soluções compartilhadas

      Articular ações em rede é um dos desafios permanentes do Circuito Liberdade. Tendo como ponto de partida a política estadual de cultura, a equipe do Circuito realiza projetos coletivos, que envolvem os diversos equipamentos culturais do complexo.

      O objetivo deste trabalho é ampliar os resultados das atividades e envolver novos grupos no desenvolvimento dos eventos. Em rede, as ações múltiplas e diversificadas alcançam um público maior, potencializam recursos e habilidades e também propiciam o aprendizado e o compartilhamento de soluções.

      Esta concepção, a partir de uma ótica de cooperação, é inerente ao projeto do Circuito Liberdade, que, sob a gestão da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais, se articula com o espaço urbano e os grupos artísticos e populares da capital e do estado de Minas Gerais.

      As ações em rede do Circuito Liberdade são executadas incluindo, além de todos os espaços do projeto, diversos parceiros institucionais públicos e privados. Algumas ações em rede importantes realizadas pelo Circuito são a Primavera de Museu, Semana do Patrimônio, Luzes da Liberdade, entre outros.

      Leia mais

  • Rota Turística Cozinha Mineira

    Rota da cozinha mineira no Circuito Liberdade está localizada na região central da capital, abraçada pelos limites da Av do Contorno e abrigando alguns dos atrativos mais simbólicos do circuito cultural, como o Mercado Central e o Museu de Artes e Ofícios.

    Na rota, os pontos turísticos se unem a estabelecimentos privados que têm a cozinha mineira no seu DNA, criando caminhos e oportunidades de desfrutar nossos sabores aliados à cultura mineira a partir de diversos pontos distintos, mas conectados pela nossa paixão pela comida que é produzida em Minas. 

    Saiba mais aqui