Exposição em homenagem aos 180 anos de Henri Gorceix é inaugurada no MM Gerdau

Exposição “Henri Gorceix 180 Anos: coração de ouro em peito de aço”, composta por esculturas em aço do artista Omar Franco, é inspirada na vida e história de Claude-Henri Gorceix, fundador da Escola de Minas de Ouro Preto.

O MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal inaugurou, no dia 14 de fevereiro, sua nova exposição temporária: “Henri Gorceix 180 Anos: coração de ouro em peito de aço”. Ela fica em cartaz até o dia 26/03 e poderá ser visitada, gratuitamente, durante o horário de funcionamento do MM Gerdau, de terça a domingo, das 10 às 17h e, nas quintas-feiras, das 10 às 22h. Com obras do artista mineiro Omar Franco, a exposição presta homenagem aos 180 anos de Claude-Henri Gorceix e faz referência a momentos, lugares e instituições que envolvem a história do cientista francês, fundador da Escola de Minas de Ouro Preto, na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). A mostra é composta por 18 esculturas em aço e o seu nome é inspirado nos discursos de Gorceix para justificar a escolha da cidade de Ouro Preto como sede da Escola de Minas, à época da sua criação, no ano de 1876, durante o Império do Brasil.

MMGerdau HenriGorceix180Anos LucasDAmbrosio 3

Henri Gorceix 180 Anos: coração de ouro em peito de aço

Idealizada a partir de uma demanda por ciência, em uma nação brasileira que acabava de nascer, a Escola de Minas, localizada em uma cidade com tradição mineradora, fundada e dirigida ao longo de quinze anos por Gorceix, moldou o futuro de incontáveis alunos que, mais tarde, se destacariam nos cenários científicos e políticos de Minas Gerais e do Brasil.

As obras da exposição “Henri Gorceix 180 Anos: coração de ouro em peito de aço” representam episódios da vida de Gorceix e homenageiam locais, personagens e instituições, que ainda carregam o peso e a leveza do mestre francês, com a disciplina e exemplo de vida que servem de inspiração para a arte. E é assim que Omar Franco, escrevendo em aço o que os historiadores fazem em papel, transcreve as ações e os sentimentos de Gorceix em poesia artística, ora dobrando grossas placas de metal de Minas Gerais, ora contrastando o cinza metálico, o branco e o ocre do aço oxidado.

20230213 Obras OmarFranco Gorceix Matheus Gramigna 3

A exposição possui quatro módulos temáticos, cada um representando um conjunto de referências e histórias envolvendo o artista Omar Franco e a trajetória de Henri Gorceix. O primeiro, nomeado de “Ciência e Tecnologia”, abrange os feitos e realizações de Gorceix em sua carreira científica e acadêmica; o segundo, “Claude-Henri Gorceix”, trata sobre as histórias e origens de Gorceix, um francês nascido em 1842 em uma tradicional família da região de Limoges.

“A Hora e o Lugar” é o terceiro módulo da exposição e possui como tema os motivos e justificativas científicas que levaram à instalação da Escola de Minas na cidade de Ouro Preto, dada a importância geológica da região e de Minas Gerais. Por fim, o quarto módulo é intitulado de “Escola de Minas e Fundação Gorceix” e representa a importância de ambas instituições para a preservação e manutenção do legado deixado por Gorceix.

Para Omar Franco, levar seu trabalho para o MM Gerdau, que tem como matéria-prima o minério de ferro de Minas Gerais, é um momento único para sua trajetória artística. “Tenho 48 anos de trajetória artística, sendo pelo menos 45 anos trabalhando com escultura. É magnífico ver este trabalho sendo exposto no Museu das Minas e do Metal, que homenageia os 180 anos de Henri Gorceix, a Escola de Minas e, sobretudo, a ciência. É um encontro que vai proporcionar para o público uma outra forma de abordar a temática e trabalhar com o ferro, o aço, os metais e a mineralogia, levando história e informação por meio da arte e da poesia, construídas ao longo de toda uma vida”, afirma.

20230213 Obras OmarFranco Gorceix Matheus Gramigna 2

Omar Franco

Escultor, nascido em Santa Rita de Caldas, Minas Gerais, Omar Franco, 66 anos, reside em Brasília desde janeiro de 1969. Formado em artes plásticas pela UnB, vive exclusivamente da produção de suas obras. Tem esculturas em acervos particulares, públicos, museus, praças, palácios e edifícios. Utiliza o aço mineiro para fazer suas peças.

Foto Telmo Ximenes 2 2

MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal

Aberto ao público desde 22 de junho de 2010, o MM Gerdau se consolidou como uma instituição reconhecida no setor cultural do país. Já são mais de 1 milhão e 325 mil pessoas que visitaram o Museu neste período, com acesso gratuito e informações acessíveis sobre os patrimônios cultural e geológico de Minas Gerais e do Brasil. É um museu de ciência e tecnologia que conta a história da mineração e da metalurgia por meio de personagens históricos e fictícios, de maneira lúdica e interativa.

Ele abriga importante patrimônio geológico do país, oriundo do extinto museu municipal “Museu de Mineralogia Professor Djalma Guimarães”, com cerca de 4 mil amostras minerais, além de duas coleções particulares, de dois renomados e já falecidos colecionadores, Manfredo Kayser e Luiz Menezes, com cerca de 1,5 mil amostras minerais brasileiras.

O MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal integra o Circuito Liberdade, principal complexo de equipamentos culturais de Belo Horizonte e possui patrocínio direto da Gerdau, maior empresa brasileira produtora de aço e uma das principais fornecedoras de aços longos nas Américas e de aços especiais no mundo. O Museu está localizado no Prédio Rosa, na Praça da Liberdade que, em 2022, completou 125 anos de sua construção.

SERVIÇO: Exposição: “Henri Gorceix 180 Anos: coração de ouro em peito de aço” Omar Franco

Data: 14/02 a 26/03/2023

Horário: terça a domingo, das 10 às 17h e, nas quintas-feiras, das 10 às 22h

Local: MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal (Praça de Convivência)

Endereço: Prédio Rosa na Praça da Liberdade, nº 680, Funcionários - BH Entrada gratuita!

Assessoria de Imprensa: Lucas D’Ambrosio - 31-99701-8860 / Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo.

0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
  • Visite Minas Gerais

    Viaje por Minas e encante-se com as belezas do nosso estado. Natureza, cultura, patrimônio, hospitalidade, cozinha mineira e muito mais você encontra aqui. Acesse o Portal Minas Gerais, conheça nossos atrativos, escolha o destino que mais combina com você e programe sua próxima viagem.

    • Ações em rede: em busca de soluções compartilhadas

      Articular ações em rede é um dos desafios permanentes do Circuito Liberdade. Tendo como ponto de partida a política estadual de cultura, a equipe do Circuito realiza projetos coletivos, que envolvem os diversos equipamentos culturais do complexo.

      O objetivo deste trabalho é ampliar os resultados das atividades e envolver novos grupos no desenvolvimento dos eventos. Em rede, as ações múltiplas e diversificadas alcançam um público maior, potencializam recursos e habilidades e também propiciam o aprendizado e o compartilhamento de soluções.

      Esta concepção, a partir de uma ótica de cooperação, é inerente ao projeto do Circuito Liberdade, que, sob a gestão da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais, se articula com o espaço urbano e os grupos artísticos e populares da capital e do estado de Minas Gerais.

      As ações em rede do Circuito Liberdade são executadas incluindo, além de todos os espaços do projeto, diversos parceiros institucionais públicos e privados. Algumas ações em rede importantes realizadas pelo Circuito são a Primavera de Museu, Semana do Patrimônio, Luzes da Liberdade, entre outros.

      Leia mais

  • Rota Turística Cozinha Mineira

    Rota da cozinha mineira no Circuito Liberdade está localizada na região central da capital, abraçada pelos limites da Av do Contorno e abrigando alguns dos atrativos mais simbólicos do circuito cultural, como o Mercado Central e o Museu de Artes e Ofícios.

    Na rota, os pontos turísticos se unem a estabelecimentos privados que têm a cozinha mineira no seu DNA, criando caminhos e oportunidades de desfrutar nossos sabores aliados à cultura mineira a partir de diversos pontos distintos, mas conectados pela nossa paixão pela comida que é produzida em Minas. 

    Saiba mais aqui