Biblioteca Estadual promove a mostra "Magia & Bruxaria | Perspectiva Literária: entre o real e o imaginário"

A Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais recebe uma exposição com o tema Magia e Bruxaria, pela perspectiva da Literatura. É uma mostra que esclarece com a magia foi tratada pelas obras acadêmicas, literárias e por seus praticantes no decorrer da história, e que perpassa pelas principais publicações sobre esse universo, indo de "O Martelo das Feiticeiras", publicado originalmente em 1487, até chegar ao clássico contemporâneo Harry Potter

WhatsApp Image 2023 02 13 at 10.23.03

Com itinerância do Museu Brasileiro de Magia e Bruxaria (SP), símbolos e objetos representativos estarão expostos ao lado de livros contidos no acervo bibliográfico da Biblioteca Estadual, os quais estão disponíveis, também, para empréstimo ao público, além do acervo do Centro de Referência em Wicca e Paganismo (MG). Ao todo, serão aproximadamente 120 itens exibidos.

A magia é um tema recorrente na Literatura, nas Ciências Sociais, na Ciência da Religião, na cultura pop e no imaginário popular. Séries, filmes, músicas, feiras e festivais também abordam a temática, e serão incorporados ao longo da atividade.

Durante o período expositório, diversos espaços da Biblioteca serão ocupados e transformados, propondo um diálogo e integração entre as diversas ações executadas. Inicialmente, estarão integradas a Biblioteca Infantojuvenil com as bruxas da Disney, como em Branca de Neve e os 7 anões, Malévola, Bela Adormecida; e brasileiras, como a Bruxa Cuca, de Monteiro Lobato, e a Bruxa Keka, personagem de “Xuxa no Mundo da Imaginação”. O setor de Coleções Especiais e Obras Raras terá um recorte antropológico e de livros antigos, originais e únicos. Além disso, também haverá montagem de intervenções temáticas na Hemeroteca Histórica e no Prédio Anexo. A exposição contará com recursos de acessibilidade para pessoas cegas, e com atividades no setor braille.

O evento de abertura conta com a participação especial, apoio e divulgação da equipe da Feira Mostrô BH, que tem como coordenador-geral Bosco Ladeira.

INTERVENÇÕES ARTÍSTICAS E A LINGUAGEM

Os visitantes também poderão conferir intervenções artísticas e culturais. O artista e tatuador Gabriel Pereira dos Santos (@gabrielsantos_ink) é cristão evangélico e contribuiu voluntariamente para a pintura artística nas paredes da Biblioteca Estadual. A abordagem linguística proposta pelos curadores, por meio da pintura manual de alfabetos simbólicos para a magia, é um diálogo com os escritos literários. O alfabeto que utilizamos na língua portuguesa, etimologicamente e historicamente, remete à cultos religiosos e divindades. O alfabeto celta (ogham), dos nórdicos (runas) e o alfabeto(tebano) também foram representados pelo artista, além das figuras mágicas e simbólicas.

DIREITO À DIVERSIDADE RELIGIOSA

A Declaração Universal dos Direitos Humanos, de 1948, estabelece, em seu artigo 18, que “todo ser humano tem direito à liberdade de pensamento, consciência e religião”. O artigo 5º da Constituição Federal, de 1988, em seu inciso VI, diz que “é inviolável a liberdade de consciência e de crença”.

A diversidade e a tolerância religiosa é imprescindível em um país laico. A Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais, vinculada à Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, respeita e publiciza diversos enfoques religiosos. Até o último dia 03 de fevereiro, estava sendo apresentada a exposição “ Bax: poesia de fé”, a qual remetia à escritos pautados na religião católica apostólica romana. No dia 15 de março encerrará a exposição: “Lendo e escrevendo com Anne Frank”, a qual aborda a intolerância ao povo judeu e perseguição religiosa pela qual foram afetados durante a 2ª Grande Guerra. A exposição elucidada neste release faz parte desse contexto de respeito à diversidade religiosa e à vocação da Biblioteca pela a cultura e a literatura.

SERVIÇO

Abertura da Exposição: MAGIA & BRUXARIA | PERSPECTIVA LITERÁRIA: Entre o Real e o Imaginário

Data: 13/02/2023 (Segunda-feira)

Horário: 18h30

Visitação: Segunda à sexta, das 8h às 18h

Endereço: Biblioteca Pública de Minas Gerais - Praça da Liberdade, 21 - Belo Horizonte, Minas Gerais

Entrada Gratuita

Website: http://www.bibliotecapublica.mg.gov.br

CONTATO

Diretor da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais: Lucas Amorim | lEsta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo.

Produtora Executiva e Curadora da exposição: Viviane Pereira | Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo. | Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo.

Curador da exposição e Coordenador do Centro Referência em Wicca e Paganismo (MG): Wagner Quintão | Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo. | Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo.

Agendamento de visitas guiadas para esta exposição: Enviar e-mail para Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo.

0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
  • Visite Minas Gerais

    Viaje por Minas e encante-se com as belezas do nosso estado. Natureza, cultura, patrimônio, hospitalidade, cozinha mineira e muito mais você encontra aqui. Acesse o Portal Minas Gerais, conheça nossos atrativos, escolha o destino que mais combina com você e programe sua próxima viagem.

    • Ações em rede: em busca de soluções compartilhadas

      Articular ações em rede é um dos desafios permanentes do Circuito Liberdade. Tendo como ponto de partida a política estadual de cultura, a equipe do Circuito realiza projetos coletivos, que envolvem os diversos equipamentos culturais do complexo.

      O objetivo deste trabalho é ampliar os resultados das atividades e envolver novos grupos no desenvolvimento dos eventos. Em rede, as ações múltiplas e diversificadas alcançam um público maior, potencializam recursos e habilidades e também propiciam o aprendizado e o compartilhamento de soluções.

      Esta concepção, a partir de uma ótica de cooperação, é inerente ao projeto do Circuito Liberdade, que, sob a gestão da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais, se articula com o espaço urbano e os grupos artísticos e populares da capital e do estado de Minas Gerais.

      As ações em rede do Circuito Liberdade são executadas incluindo, além de todos os espaços do projeto, diversos parceiros institucionais públicos e privados. Algumas ações em rede importantes realizadas pelo Circuito são a Primavera de Museu, Semana do Patrimônio, Luzes da Liberdade, entre outros.

      Leia mais

  • Rota Turística Cozinha Mineira

    Rota da cozinha mineira no Circuito Liberdade está localizada na região central da capital, abraçada pelos limites da Av do Contorno e abrigando alguns dos atrativos mais simbólicos do circuito cultural, como o Mercado Central e o Museu de Artes e Ofícios.

    Na rota, os pontos turísticos se unem a estabelecimentos privados que têm a cozinha mineira no seu DNA, criando caminhos e oportunidades de desfrutar nossos sabores aliados à cultura mineira a partir de diversos pontos distintos, mas conectados pela nossa paixão pela comida que é produzida em Minas. 

    Saiba mais aqui