Memorial Vale apresenta a mostra “Babélica” com renomados artistas contemporâneos

O Memorial Vale apresenta, a partir do dia 4 de fevereiro, a exposição Babélica, organizada a partir do Edital Novos Artistas 2021/2022, criado para dar visibilidade à vasta e diversificada produção artística contemporânea mineira, especialmente aos artistas em começo de carreira. O nome Babélica, inspirado na Torre de Babel, remete ao caos e aos fluxos desiguais das cidades, especialmente da cidade de Belo Horizonte, em que cada um dos artistas vive sua própria experiência, com multiplicidade de vozes, interrogando poeticamente questões que atravessam o espaço urbano e onde nele criam zonas de encontro, disputa e negociação de sentidos. “Babélica também se refere ao radicalismo dos atuais acirramentos sociais e políticos no Brasil”, comenta o curador da exposição, Júlio Martins. Os artistas escolhidos são Bárbara Macedo, Froiid, Lucas Skritor e Sara Lana. A exposição ficará aberta para visitação até 9 de abril nas galerias 1, 2 e na sala Espetáculo Mineiro no Memorial Vale. A entrada é gratuita.

barbara macedo

O diretor do Memorial Vale, Wagner Tameirão, ressalta a importância da continuidade desse edital, após interrupção causada pelo tempo da pandemia. “É muito bom podermos receber esses novos talentos mineiros no Memorial Vale, tanto para nós do museu, que nos encantamos com a exposição, quanto para o público, que pode conhecer o que de mais vanguarda está sendo produzido em Belo Horizonte”.

O Memorial Vale, um dos espaços culturais do Instituto Cultural Vale, fica na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, e tem entrada gratuita.

Babélica

Para esta edição foi organizada uma exposição coletiva que reconhece nas propostas apresentadas pelos artistas os mesmos trânsitos diversos e implicações políticas de tudo que envolve a convivência partilhada no espaço público e legislado da cidade (pólis). Babel significa "confusão", imagem do intento humano coletivo que é frustrado quando se firma o dissenso entre os homens por linguagens que trazem marcas de diferença e beligerância. O caos e os fluxos desiguais das cidades, especialmente uma cidade planejada como Belo Horizonte, ecoam o incidente ancestral da Torre de Babel.

Bárbara Macedo apresenta um ensaio fotográfico em que pessoas redescobrem seus corpos de uma maneira delicada, sem apelo erótico, tateando a fluidez de gênero. Os corpos frustram o exotismo e nos aproximam do elemento humano e sensível que a artista deseja enquadrar. O mapeamento que Sara Lana compõe também é afetivo; os registros sobre o bairro Santa Efigênia foram colhidos em contato com moradores locais, que desenharam trajetos em pequenos papéis. Ao recompor os fragmentos, a cidade revelada nesta cartografia exibe uma parcialidade singular. Já Froiid, cujas pesquisas artísticas dedicam-se especialmente às estéticas urbanas periféricas, compôs por meio de inteligência artificial um rap de múltiplas combinações de estrofes pré-programadas, que se sucedem infinitamente e de forma aleatória, sempre preservando o sentido dos versos. O trabalho é apresentado numa instalação sonora de impacto visual. Lucas Skritor se considera um artista de rua. Além de executar um graffitti na exposição, traz peças que resultam do encontro da cultura imagética urbana com tradições da história da arte. Em suas pinturas e assemblages ele organiza materiais que recolhe das ruas e os articula com economia de recursos, elegância formal e rigor compositivo.

 

Biografia dos artistas

Lucas “Skritor”

Lucas “Skritor” (lê-se Escritor) é mineiro nascido e criado em Belo Horizonte, artista visual e grafiteiro, estudante de Artes Plásticas pela Guignard/UEMG. Pesquisa e atua em diferentes linguagens, suportes e técnicas, transitando pela pintura figurativa ao abstracionismo e assemblages, carregando e expressando em suas obras o que vive, observa e aprende em seu cotidiano. O caos urbano, os tons de cinza e a agressividade do graffiti ordenados com classe são traços da poética e estética de seu trabalho.

Bárbara Macedo

Bárbara Macedo vive e trabalha em Belo Horizonte. Habilitada em Desenho pela Escola Guignard - UEMG, participou de exposições individuais e coletivas, nas quais se destacam: Museu Travesti da Neca (2021), Movências (2020), Trajetória Viva (2020), BRAsA (2019) e Coleção Grandes Mestres das Nudes (2018). Foi uma das artistas premiadas no edital Novos Artistas 2022, pelo Memorial Minas Gerais Vale. Atualmente, investiga as encruzilhadas entre arte, terreiro e travestilidade, uma vez que é uma artista visual, umbandista e travesti. Usa principalmente a pintura e a fotografia em seu trabalho. Utiliza a espiritualidade não somente como tema, mas como um campo de criação coletivo entre a artista e seus guias de umbanda.

Sara Lana

Sara Lana é uma artista e desenvolvedora brasileira de 34 anos. Nascida em Belo Horizonte, estudou matemática e engenharia elétrica na Universidade Federal de Minas Gerais. Seus projetos se situam na confluência da arte com a tecnologia. Recorrem a suportes variados, valendo-se principalmente do som, da eletrônica e do vídeo, tendo a ilustração e a cartografia presentes em todo o processo de criação. Contemplada pela Akademie Solitude Fellowship (Alemanha, 2024) e pelo Bolsa Pampulha (Belo Horizonte, 2019), Sara também apresentou seus trabalhos e foi artista residente em diversos espaços de fomento à arte e à tecnologia no Brasil, Chile, México, Romênia e Suíça. Seus projetos atuam como ferramentas de questionamento e reação ao alheamento de uma sociedade aprisionada ao monopólio do conhecimento tecnológico. Trabalha também em colaboração com espécies não humanas e confia na intermediação de aparatos digitais para tornar tais relações mais equilibradas.

Froiid

Froiid nasceu em Belo Horizonte, Minas Gerais, em 1986. Mestre em Artes Visuais pelo Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGARTES/ UEMG), graduado em Artes Plásticas pela Escola Guignard (UEMG). Artista multidisciplinar e curador, foi membro e fundador de coletivos relacionados à cidade, ocupação urbana e território. Desde 2012, participa de exposições coletivas e individuais, trabalhando nas relações entre arte, jogo e malandragem, criando instalações, pinturas e jogos em diversos suportes e interfaces.

Curador Julio Martins

Curador, editor e escritor. Mestre em Artes Plásticas pela Escola de Belas Artes - UFMG. Formou-se em Artes pela Escola Guignard - UEMG e História pela UFMG. De 2014 a 2019 foi Curador Residente do MAES - Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio Del Santo (Vitória). Participou em 2009 do ProgrammeCourantsdu Monde, na Maison desCulturesdu Monde (Paris). De 2008 a 2011 foi Curador Geral do Museu Inimá de Paula (Belo Horizonte). Foi Curador Viajante do Rumos Artes Visuais 2011-2013, Instituto Itaú Cultural (São Paulo). Em 2012 realizou a exposição "throughthesurfaceofthepages ..." no DRCLAS, Harvard University (Cambridge).

Serviço: Memorial Minas Gerais Vale

Endereço: Praça da Liberdade, nº 640, esquina com Rua Gonçalves Dias, Savassi

Horário de funcionamento: Terça, quarta, sexta e sábado: das 10h às 17h30, com permanência até as 18h. Quinta, das 10h às 21h30, com permanência até as 22h. Domingo, das 10h às 15h30, com permanência até as 16h.

Entrada Gratuita

Memorial Minas Gerais Vale

O Memorial Minas Gerais Vale, um dos espaços culturais do Instituto Cultural Vale, já recebeu mais de 1,1 milhão de pessoas, de todos os lugares do Brasil e de outros continentes. São mais de 1.600 eventos realizados e cerca de 200 mil pessoas em visitas mediadas. Integra o Circuito Liberdade, em Belo Horizonte, um dos maiores complexos de cultura do Brasil. Caracterizado como um museu de experiência, com exposições que utilizam arte e tecnologia de forma intensa e criativa, é um dos vencedores do Travellers’ Choice Awards do TripAdvisor. Na curadoria e museografia de Gringo Cardia, cenários reais e virtuais se misturam para criar experiências e sensações que levam os visitantes do século XVIII ao século XXI. Mais que um espaço dedicado às tradições, origens e construções da cultura mineira, o Memorial é um lugar de trânsito e cruzamento entre a potência da história e as pulsações contemporâneas da arte e da cultura, onde o presente e o passado estão em contato direto, em permanente renovação. É vivo, dinâmico, transformador e criador de confluências com artistas independentes e com diversos segmentos da cultura mineira.

ASSESSORIA DE IMPRENSA

Luz Comunicação - www.luzcomunicacao.com.br

Jozane Faleiro – 31| 9.9204-6367 Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo.

Janine Horta – 31 9.7144-8232 Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo.

RELACIONAMENTO COM A IMPRENSA – VALE

Naíssa Viana 11 4871-2834|

Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo.

0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
  • Visite Minas Gerais

    Viaje por Minas e encante-se com as belezas do nosso estado. Natureza, cultura, patrimônio, hospitalidade, cozinha mineira e muito mais você encontra aqui. Acesse o Portal Minas Gerais, conheça nossos atrativos, escolha o destino que mais combina com você e programe sua próxima viagem.

    • Ações em rede: em busca de soluções compartilhadas

      Articular ações em rede é um dos desafios permanentes do Circuito Liberdade. Tendo como ponto de partida a política estadual de cultura, a equipe do Circuito realiza projetos coletivos, que envolvem os diversos equipamentos culturais do complexo.

      O objetivo deste trabalho é ampliar os resultados das atividades e envolver novos grupos no desenvolvimento dos eventos. Em rede, as ações múltiplas e diversificadas alcançam um público maior, potencializam recursos e habilidades e também propiciam o aprendizado e o compartilhamento de soluções.

      Esta concepção, a partir de uma ótica de cooperação, é inerente ao projeto do Circuito Liberdade, que, sob a gestão da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais, se articula com o espaço urbano e os grupos artísticos e populares da capital e do estado de Minas Gerais.

      As ações em rede do Circuito Liberdade são executadas incluindo, além de todos os espaços do projeto, diversos parceiros institucionais públicos e privados. Algumas ações em rede importantes realizadas pelo Circuito são a Primavera de Museu, Semana do Patrimônio, Luzes da Liberdade, entre outros.

      Leia mais

  • Rota Turística Cozinha Mineira

    Rota da cozinha mineira no Circuito Liberdade está localizada na região central da capital, abraçada pelos limites da Av do Contorno e abrigando alguns dos atrativos mais simbólicos do circuito cultural, como o Mercado Central e o Museu de Artes e Ofícios.

    Na rota, os pontos turísticos se unem a estabelecimentos privados que têm a cozinha mineira no seu DNA, criando caminhos e oportunidades de desfrutar nossos sabores aliados à cultura mineira a partir de diversos pontos distintos, mas conectados pela nossa paixão pela comida que é produzida em Minas. 

    Saiba mais aqui